Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Agora lascou: espalham no MA que Lobão Filho já empatou com Flávio Dino

Política
 

o Tribunal Regional Eleitoral deve ficar mais atento para algumas estratégias de pré-candidatos que se utilizam das redes sociais para divulgar pesquisas falsas.

Uma informação sem pé e nem cabeça que saiu na coluna do jornalista Cláudio Humberto indicando que já existe quase um empate técnico entre Flávio Dino e Lobão Filho, vem sendo espalhada nos quatro cantos do Maranhão, através de impressos, blogs e emissoras de rádios.

Primeiro que os números divulgados por Humberto não traduzem a realidade do cenário atual da disputa. Segundo, ele conta que os índices são resultados de uma pesquisa interna do PMDB. Pode ser. Só se a pesquisa foi feita só entre os peemedebistas.

Como não existe nenhum registro no TRE da referida pesquisa, a sua divulgação é passiva de multas ao colunista, blogs e rádios.

Mas o que espanta mesmo são os números. Uma guinada fenomenal. Como se na corrida Lobão Filho incorporasse um queniano e ameaçasse em menos de duas semana a posição de liderança de Flávio Dino na corrida sucessória.

A disputa, de fato, ainda não começou e é até provável que o senador melhore sua performance nos próximos dias ou meses. Mas se for pra ganhar no gogó, não demora muito vão espalhar que Dino desistiu diante dos 110% que Lobão adquiriu nas pesquisas.

Em propaganda partidária, Flávio Dino defende criação do Mais Médicos Estadual

Política
 

Ontem,  quinta-feira (17), Flávio Dino voltou a ser destaque nas inserções nacionais do PCdoB. Desta vez, os conteúdos de rádio e televisão tratam da situação da saúde no Maranhão, estado que registra o menor número de médicos por habitantes do Brasil.
Em mais uma da série de inserções em que discute a realidade dos municípios maranhenses, Dino aparece nas inserções conversando com um morador de Itapecuru. Quando sofreu um acidente, ele precisou ser transferido para outra cidade por falta de médicos e recursos para resolver o problema de saúde do paciente. No mês passado, as propagandas trataram de Educação e Segurança Pública.
“Nós já temos o Mais Médicos Federal, agora é preciso criar o Mais Médicos Estadual. Garantir aos médicos uma carreira bem remunerada, qualificar os cursos de Medicina e abrir mais vagas”, analisa Flávio Dino.

Roseana paga fornecedores e prestadores de serviços que irão bancar Flávio Dino

Política
 

Nada mais natural em um regime democrático o pagamento aos fornecedores e prestadores de serviços ao Governo do Estado do Maranhão que irão gastar dinheiro na campanha de Flávio Dino.

Em outros tempos era diferente. O governo criava todas as dificuldades para impedir a participação das empresas nos processos licitatórios e quando não deixava de pagar.

Mas hoje são novos tempos. Boa parte das empresas que  trabalha nas vias Quarto Centenário ou Expressa estão recebendo normalmente e seus proprietários já declararam apoio abertamente para o comunista Flávio Dino.

Ou seja: recebem democraticamente e vão despejar parte da grana na campanha adversária do governo. Uma questão de escolha e opção de cada um, a exemplo de ex-prefeitos que alugam máquinas para a construção das duas vias e já acertaram quando vão torrar na campanha comunista.

 

PF do Rio começa a investigar Eike por crimes financeiros

Política
 

Agentes vão apurar manipulação de mercado e lavagem de dinheiro.
Inquérito seguirá sob sigilo, segundo a Polícia Federal.

Do G1, no Rio

A Polícia Federal no Rio de Janeiro instaurou nesta quinta-feira (17) um inquérito policial para apurar supostos crimes financeiros cometidos por Eike Batista quando estava à frente da petrolífera OGX.

Em nota divulgada durante a tarde, a PF diz que a investigação correrá sob sigilo, e não cita o nome do empresário, dizendo apenas que vai apurar a prática de crimes por parte do “acionista controlador de uma empresa que atuou na área de petróleo envolvendo negociações de ações, em tese, irregulares, realizadas em 2013.”

Na última terça-feira (15), quando questionada pelo G1 se a investigação que seria aberta era relacionada a Eike, a polícia confirmou que iria instaurar inquérito para apurar possíveis crimes financeiros atribuídos “ao empresário citado”.

“O procedimento tramitará sob sigilo das investigações, razão pela qual não é possível prestar outras informações à imprensa”, afirma a PF na nota desta quinta.

Foi a Procuradoria Geral da República no Rio quem acionou a PF, na última segunda (14), após receber documentos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que investiga o caso, e encontrar indícios de crime financeiro.

A investigação policial também contará com a cooperação da CVM, por apurar operações praticadas no âmbito do mercado de capitais.

Sob suspeita
Serão investigados pela PF os crimes previstos nos artigos 27-C (manipulação de mercado – pena de 1 a 8 anos) e 27-D (insider trading – pena de 1 a 5 anos ), da Lei 6.385/76, bem como no artigo 1º da Lei 9.613/98 (lavagem de dinheiro – pena de 3 a 10 anos).

Segundo reportagem de sexta-feira (11) do jornal “Valor Econômico”, Eike e os administradores da OGX sabiam da inviabilidade comercial de campos da empresa pelo menos dez meses antes de a companhia declarar a condição, em 1º de julho de 2013, de acordo com investigação da  CVM.

Conforme o processo obtido pelo jornal, a CVM informa que os administradores da OGX falharam ao não divulgar ao mercado informações relevantes.

Ainda segundo o processo, o empresário negociou ações da OGX e da OSX, empresa de estaleiros, com informações não públicas e potencialmente negativas para ambas, sendo que, ao mesmo tempo, dava declarações otimistas pelo Twitter.

A reportagem diz que o ponto central da investigação da CVM foi a declaração de inviabilidade econômica dos campos de Tubarão Azul, Tubarão Tigre, Tubarão Gato e Tubarão Areia, em 1º de julho de 2013.

Na ocasião, a CVM não comentou a reportagem. Questionada pelo G1, a autarquia apenas informou que está em curso um processo aberto neste ano que “busca apurar eventual responsabilidade de Eike” pelo descumprimento das regras que regulam as companhias de capital aberto, “por prática de manipulação de preços”  e uso de informação privilegiada.

A comissão informou também que estão em andamento outros 8 processos administrativos sancionadores que têm relação com o grupo de Eike Batista, além de outros 14 processos que apuram outras infrações. A autarquia não divulgou mais detalhes destes processos.

O grupo EBX disse em comunicado que em nenhum momento houve má-fé ou uso de informação privilegiada pelo controlador da OGX.  “Se tivesse acesso a informação privilegiada na época questionada e intenção de se valer disso, Eike Batista poderia ter vendido toda sua participação na OGX”, diz a nota.

Turbulências na OGX
A empresa entrou com pedido de recuperação judicial em 30  outubro de 2013. As turbulências, contudo, tiveram início bem antes, em 2012, quando a companhia divulgou que a vazão de óleo nos primeiros poços perfurados em um campo na bacia de Campos era de apenas um terço do que o mercado esperava. No dia seguinte, as ações da companhia fecharam em queda de 26,04%.

Esse fato foi sucedido por novas frustrações com o nível de produção da OGX. Em julho de 2013, a OGX informou que os poços em operação no campo de Tubarão Azul não teriam sua produção aumentada e poderiam parar de produzir ao longo de 2014.

As ações da petroleira atingiram novas mínimas, acumulando uma queda de mais de 95% desde a cotação máxima registrada pelos papéis da companhia, em outubro de 2010, segundo levantamento da consultoria Economatica.

Após o anúncio, as principais agências de classificação de risco passaram a rebaixar a nota de crédito da petrolífera de Eike Batista.

No início de outubro de 2013, a OGX comunicou ao mercado que não pagaria cerca de US$ 45 milhões das parcelas referentes a juros de dívidas emitidas no exterior, vencidas no dia 1º deste mês. No final daquele mês, entrou com pedido de recuperação judicial.

Revoltado, Weverton Rocha pede votos para Hilton Gonçalo

Política
 

Depois que o comunista Flavio Dino deu indicações de que seu companheiro de chapa será mesmo alguém do PSDB (provavelmente o deputado Carlos Brandão), o PDT começou a espernear e cobrar um acordo de que a vaga pertence ao partido.

Desde quarta-feira que o deputado federal Weverton Rocha passou a fazer ligações aos seus partidários informando que o candidato a governador pelo partido será o ex-prefeito de Santa Rita, médico Hilton Gonçalo, uma barca furada que não chega até a praia.

Rocha quer, na verdade, garantir sua reeleição, que não  é nada fácil. Ele tentou emplacar o empresário Honaiser como vice de Flávio Dino e dele obter o apoio financeiro na região Sul do Maranhão. Não conseguiu.

Agora o parlamentar joga duro pra tentar viabilizar uma candidatura do PDT que leve a eleição ao segundo  turno e o PDT fique com o passe mais caro.

Mas o que motiva Rocha a fazer o jogo contrário ao que foi delineado pelos partidos de oposição é obter de Flávio Dino o mesmo que o ex-governador José Reinaldo conquistou: o suporte para a Câmara Federal sem meter a mão no bolso.

Aposentadoria de militares vai trazer mais prejuízos para a PM

Política
 

O secretário de Segurança Pública, Ricardo Murad, jactou-se com o anúncio de uma medida provisória da sua cunhada governadora Roseana Sarney em que informa que o maior problema da Polícia Militar foi resolvido com as mudanças nos tempos da reserva e a imediata promoção do PM,

Para ele, a questão ficou resolvida porque as promoções serão mais dinâmicas. Um coronel, por exemplo, pode ficar no posto por até oito anos. Pela medida anunciada por Murad, o tempo reduz para cinco anos e o oficial vai para a reserva abrindo a vaga para quem esteja na fila para ser coronel.

Ora, com a abertura de novas vagas as despesas com os soldos irão aumentar. Na medida em que coronéis completarem cinco anos no postos, outros na filão terão os mesmo direitos dos que irão para a reserva. Uma solução encontrada para criar problemas futuros.

Como o governo ama os militares como quem é obrigado a aceitar aquilo que mais detesta, o correto seria uma plano de reajuste ou aumento salarial para que os militares fossem honrados dignamente com soldos decentes.

Para que se tenha ideia, o salário de vergonha de um militar do Maranhão, se comparado aos de outros estados, seria motivo de piada. Ganha menos quem um policial civil, que deveria também estar ganhando melhor.

O blog foi contra a greve dos militares pela forma como foi conduzida politicamente por influências partidárias, mas sempre achou o movimento justo no tocante ao que deseja a categoria.

]

Mata Roma: construtora beneficiada com licitação direcionada é do sogro da prefeita

Política
 

Do Atual7

A Construtora São Lourenço Ltda, de CNPJ 10.402.298/0001-10, que faturou R$ 431.392,40 da verba federal depositada nas contas da Prefeitura de Mata Roma para construir uma quadra poliesportiva no município, é de propriedade de João Bernardo Neto, o ‘João Lúcio’, pai do ex-deputado Paulo Neto, esposo da prefeita da cidade, a peemedebista Carmem Silva Lira Neto.

Ex-prefeito do município, o sogro da prefeita de Mata Roma é conhecido da Justiça por participar de outras ações que envolvem o desvio de dinheiro público – chegando a ter pedido de prisão decretado, sempre em parceria com o filho.

Pai do esposo de Carmem Neto não é mais prefeito de Mata Roma, mas ainda mantém fortes relações com os cofres do município. Foto: Reprodução

Pai do esposo de Carmem Neto não é mais prefeito de Mata Roma, mas ainda mantém fortes relações com os cofres do município. Foto: Reprodução

Nessa quarta-feira (16), o Atual7 revelou que um relatório da CGU, de um levantamento feito entre os dias 18 e 22 de março de 2013, aponta que a Prefeitura de Mata Roma, comandada pelo casal Neto, beneficiou empresas com recursos federais no âmbito de programas de governo ligados à Saúde e Educação do município. A São Lourenço foi uma delas.

De propriedade do sogro da prefeita de Mata Roma, Construtora São Lourenço fatura alto no município. Foto: Atual7

De propriedade do sogro da prefeita de Mata Roma, Construtora São Lourenço fatura alto no município. Foto: Atual7

De acordo com a Controladoria-Geral da União, o esquema funcionava por meio de licitações direcionadas, onde as contratadas recebiam a verba pública apesar de não executar ou executar irregularmente obras e serviços.

No caso da obra que gerou quase meio milhão de reais para a construtora do sogro da prefeita, registros feitos em Mata Roma, no último dia 4, mostram que, além da falha estrutural, o serviço não foi concluído.

Um das imagens obtidas pelo Atual7 mostra como é a obra que custou 431.392,40 dos cofres públicos. Foto: Atual7

Um das imagens obtidas pelo Atual7 mostra como é a obra que custou 431.392,40 dos cofres públicos. Foto: Atual7

Sobre a sócia de João Bernardo Neto na São Lourenço, o Atual7 apurou que Katyane dos Santos Almeida teve seu nome cadastrado no programa Bolsa Família, de onde recebeu um bom dinheiro, agora em 2013. Apesar de ter declarado possuir baixa renda, ela chegou a fazer uma doação para a campanha de Carmem Neto.

Enfermeira presa é nora do ex-comandante da PM Cel Franklin Pacheco

Polícia
 

TopC

Gisele Pacheco/Foto:Reprodução Internet

Gisele Pacheco/Foto:Reprodução Internet

A enfermeira identificada como Gisele da Silva Pacheco, que trabalhava no Complexo Penitenciário de Pedrinhas e foi presa na manhã desta quinta-feira, (17), é nora do ex-comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco.

Ela foi presa no momento em que tentava entrar com quatro celulares, chips e carregadores no Presídio Feminino.

A suspeita foi conduzida para a Delegacia da Vila Embratel, onde prestou depoimento. O secretário de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchôa, determinou a demissão da enfermeira e que o caso seja investigado.

Na delegacia a enfermeira se defendeu, alegando perseguição dentro da unidade. Ela foi autuada por corrupção passiva, que prevê detenção entre 2 e 12 anos de reclusão.

Ex-comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco

Ex-comandante da Polícia Militar, coronel Franklin Pacheco

Pesquisa Vox Populi confirma: Dilma venceria no 1º turno, com 40%

Política
 

Levantamento realizado pelo Instituto Vox Populi e divulgado pela revista CartaCapital na tarde desta quarta-feira 16 aponta, mais uma vez, a vitória da presidente Dilma Rousseff já em primeiro turno, com 40% das intenções de voto.

Em relação à pesquisa Vox Populi divulgada em fevereiro, Dilma caiu 1 ponto percentual, o que demonstra estabilidade. Os dois adversários praticamente não avançaram sobre os índices da presidente. Aécio Neves, do PSDB, registrou 16%, e Eduardo Campos, do PSB, 8%.

Juntos, os opositores têm 14 pontos a menos do que a presidente, a menos de três meses do início da campanha. O senador Aécio Neves também oscilou um ponto para baixo, comparado com a mostra de dois meses atrás.

Já Eduardo Campos, que nesta semana lançou oficialmente sua pré-candidatura com a vice Marina Silva na chapa, ganhou dois pontos. O candidato do PSC, Pastor Everaldo Pereira, foi lembrado por 2% dos eleitores.

Os pré-candidatos Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não registraram nenhum ponto. Votos brancos ou nulos representam 15% dos entrevistados e percentual que não sabe em quem votar ou não respondeu é de 18%.

O instituto ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios para realizar a pesquisa, entre os dias 6 e 8 de abril. Os detalhes da mostra serão divulgados nesta quinta-feira 17.

Do  Brasil 247

Big Chef Gourmet, a nova opção da gastronomia na Cohama

Política
 

Rua Boa Esperança, Lote 1 – Residencial Pinheiro – COHAMA

Ponto de referência: você entra na primeira rua ao lado do 

Supermercado Mateus da Cohma. No final da rua, entre 

a direita e logo depois de 200 metros você estará no Big Chef

ACEITAMOS PEDIDOS DE EMPRESAS PARA ENTREGA DA QUENTINHAS.

VENHA ASSISTIR NO TELÃO A VITÓRIA DO SEU TIME

Aceitamos todos os cartões de crédito

Tiroteio termina em morte no São Raimundo

Maranhão
 

Tentativa de homicídio no Pirapora: homem é atingido por dois tiros

Tentativa de homicídio no Pirapora: homem é atingido por dois tiros

TopC

No início da tarde desta quinta-feira (17) moradores do bairro São Raimundo ficaram assutados com um tiroteio entre as ruas 31 e 32 do bairro.

Um homem, até o momento não identificado, foi atingido por vários tiros. A vítima foi conduzida com vida para o hospital municipal Clementino Moura, Socorrão II, na Cidade Operária. Mas ele não resistiu aos ferimentos e foi à óbito.

O Instituto Médico Legal já foi acionado para o hospital para remover o corpo.

Outro caso

Ainda durante a manhã, por volta de 09h24min, uma tentativa de homicídio foi registrada no bairro Pirapora próximo ao bairro do Anil. Um homem identificado apenas como ‘Domingos’ foi atingido por dois tiros na cabeça e na costa. Ele foi conduzido para o Socorrão II.

Revolta: contratados reclamam dos salários atrasados da Prefeitura de Apicum-Açu

Política
 

do Blog Luis Pablo

Prefeito Claudio Cunha

Prefeito Claudio Cunha

Blog do Luis Pablo recebeu a informação da reclamação dos funcionários contratados da prefeitura de Apicum-Açu do Maranhão, atualmente comandada pelo prefeito Claudio Cunha.

Os contratados reclamam dos salários atrasados. Eles estariam com mais de três meses sem receber da prefeitura.

Segundo informações, o prefeito estaria fazendo o pagamento de alguns desses contratados de forma irregular. Eles estariam recebendo apenas “vale” da prefeitura.

Os funcionários aguardam um posicionamento do prefeito Claudio Cunha para que os salários sejam regularizados e pagos de forma integral. Do contrário, farão uma manifestação reivindicando seus atrasados.

Publicidade NTC | Congresso Nacional de Normas Procedimentais de Licitações e Contratações Públicas title=

Contatos

E-mail: assessoriaavancada@live.com
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094
Publicidade

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.
Publicidade