Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Susto: Humberto Coutinho passal mal durante carreata em Tuntum

Política
 

Durante andanças pelo interior do Maranhão neste fim de semana, o candidato a deputado estadual Humberto Coutinho (PDT) acabou passando mal durante uma carreata de Flávio Dino (PCdoB).

O ex-prefeito de Caxias se sentiu mal quando estava em cima de um dos veículos no município de Tuntum.

Mas tudo não passou de um susto e o candidato nem chegou a ser atendido numa unidade de saúde.

Em janeiro deste ano,  Humberto passou por uma cirurgia em São Paulo para retirada de um tumor maligno no intestino. Desde então vem lutando contra o câncer e passando por tratamentos periódicos no Hospital Sírio-Libanês.

Lobão Filho prestigia reunião de Glalbert Cutrim em Bacabeira

Política
 

O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo do Estado pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, fez questão de prestigiar uma reunião política do candidato a deputado estadual Glalbert Cutrim (PRB), em Bacabeira. O encontro, que aconteceu na última sexta-feira, dia 25, na residência do prefeito do município, Alan Linhares, marcou o início da campanha do republicano na cidade, localizada a 61 quilômetros de São Luís.

“Fiz questão de vir prestigiar o lançamento da campanha do Glalbert Cutrim porque esse jovem tem o sangue da garra, da luta e determinação política. Seu pai, Edmar Cutrim, tem dedicado sua vida ao Maranhão. Ele tem o meu respeito e o respeito de todos os maranhenses. Glalbert representa a garra e juventude que o Maranhão precisa para continuar crescendo”, pontuou o peemedebista.

No encontro que reuniu centenas de lideranças políticas de Bacabeira, do grupo vitorioso do município, Glalbert agradeceu pela presença do candidato ao governo do Estado no evento e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento do Maranhão a partir dos municípios.

Glalbert fala com lideranças políticas no encontro

Glalbert fala com lideranças políticas no encontro

“Meu compromisso é com cada cidadão que quer ver Bacabeira avançando cada vez mais. Com minha força de vontade, determinação e juventude vou trabalhar intensamente para continuar melhorando a educação, infraestrutura e pela promoção de políticas públicas de geração de emprego e renda para esse município que tem sido muito bem cuidado pelo nosso prefeito”, declarou Glalbert Cutrim.

Demonstrando muita satisfação com o evento ocorrido em sua residência, o prefeito Alan Linhares disse que Bacabeira saberá reconhecer a força que Glalbert Cutrim representará para o município na Assembleia Legislativa do Maranhão. “Fico muito feliz em saber que cada pessoa que está aqui veio para reafirmar o apoio ao nosso deputado estadual. Convidei um a um e vejo o quanto o município está empenhado em eleger o amigo de Bacabeira, Glalbert Cutrim”, destacou.

Para outra liderança do município, o ex-prefeito Venancinho, a união do grupo político em torno do nome de Glalbert vai fazer a diferença. “O nosso grupo vai votar no candidato que demonstra honrar compromisso. E esse nome é o do Glalbert, que estará na Assembleia vendo as necessidades de nossas cidades e trazendo as soluções de políticas públicas para nosso município continuar crescendo”, sentenciou o ex-prefeito.

Pesquisa revela a preferência do eleitorado por novos nomes à Câmara Federal pelo Maranhão

Política
 

A mais recente pesquisa feita pelo Instituto Exata, contratado pela TV Guará, aponta que o eleitor maranhense tem preferência por novos nomes para compor a futura bancada federal do Maranhão.

A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de julho e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) com o número de protocolo MA 00022/2014.

Júnior Marreca aparece na 4ª colocação

Júnior Marreca aparece na 4ª colocação

Pela amostragem do Exata, nomes como o de Júnior Marreca e Dr. Mário Braga engrossam a lista dos que estão disputando pela primeira vez um cargo ao legislativo. Na relação dos 25 melhores posicionados, dezesseis são novatos.

Júnior Marreca não é inexperiente na política. Já foi prefeito da cidade de Itapecuru-Mirim  por duas vezes consecutivas. Exerceu também o cargo de presidente da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM), assim como o de secretário de estado.

Considerado como um bom articulador político, Marreca traz consigo habilidade de ser agregador. Ele aprece na 4ª colocação da pesquisa da TV Guará, e hoje conta com o apoio de dezenas de lideranças, entre prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Sua eleição é segura nas listas de analistas e articulistas políticos.

Dr. Mário Braga aparece na 19ª colocação

Dr. Mário Braga aparece na 19ª colocação

Dr. Mário Braga, é médico ativo na região dos Cocais. Nascido na cidade de Codó, ingressou pela primeira vez na política como candidato a vereador em 2012.

Atualmente é filiado ao PRTB por onde vai disputar um mandato de deputado federal. Ele aparece na pesquisa TV Guará em 19º lugar, e pelos números estaria hoje eleito pela coligação da qual faz parte.

Morre o presidente da Unidos de Fátima

Maranhão
 

Vítima de infarto agudo do miocárdio, morreu na tarde deste domingo, em Imperatriz, o auditor fiscal do Estado, Arnaldo Miranda de Castro Júnior, que também era presidente da escola de samba Unidos de Fátima.

Arnaldo foi diretor do Tesouro no governo de Luiz Rocha e diretor-financeiro da Câmara Municipal, nas três administrações do vereador Francisco Carvalho.

O vereador lamentou profundamente a morte de Arnaldo. “Ele foi um grande companheiro, um grande amigo, um verdadeiro irmão. Nossa amizade era de mais de trinta anos e sempre trilhamos o mesmo caminho, fizemos muitas jornadas. É uma perda irreparável”, disse Francisco Carvalho.

Com informações do Blog do Djalma Rodrigues

Via Expressa será entregue sem ser concluída

Política
 

Depois de cinco anos de iniciada, a Via Expressa, aquela que ligará o Jaracati ao Maranhão Novo, deverá ser inaugurada pela governadora Roseana Sarney no dia do aniversário da cidade de São Luís, 8 de setembro.

Pelo visto, não haverá tempo. E se ela de fato for entregar a obra, o ato deve acontecer poucos dias antes de deixar o cargo de governadora, ou seja, muito depois da eleição de 4 de outubro.

Mesmo com o alto investimento estimado em R$ 105.890.825,89 (Cento e cinco milhões, oitocentos e noventa mil, oitocentos e vinte e cinco reais e oitenta e nove centavos), com duas grandes construtoras no empreendimento como a Marquise e a Edeconsil, a obra anda a passo de cágado. Veja na foto que as máquinas estão paradas e também, longos trechos onde nada está sendo trabalhado.

O local com extensão de 7.370,96 m, teria 2.425,00 em vias urbanas restauradas, 5 pontes, 2 pistas (com três faixas cada), faixa exclusiva para transporte coletivo, e geraria 1 200 empregos diretos e 4 500 indiretos. Lenda!

A alça que dará acesso ao conjunto Recanto dos Vinhais (veja abaixo) foi apenas iniciada. Como os trabalhos nunca foram retomados, o acesso virou matagal e muitas pessoas que tiveram suas propriedades indenizadas permanecem nos mesmos locais.

Quando a Secretaria de Infraestrutura era comandada pelo engenheiro e deputado Max Barros, a Via Expressa teve seu início e seguia seu rumo acelerado. Max Barros passou o bastão para o então chefe da Casa Civil do Estado, Luis Fernando.

Conhecedor da necessidade e da urgência da obra, Luis Fernando estava lá no empreendimento todos os dias fiscalizando e cobrando das construtoras. Ainda assim, neste período, duas pontes caíram e nenhuma justificativa foi dada ao caso.

José Raimundo Frazão, secretário de Infraestrutura

José Raimundo Frazão, secretário de Infraestrutura

Mas, a coisa piorou mesmo depois que a Secretaria de Infraestrutura chegou às mãos do atual José Raimundo Frazão Ribeiro. Técnico de capacidade questionável, o atual secretário não disse ainda a que veio, aliás, para que se tenha uma ideia, a sua presença na obra é como pé de cobra: não existe!

Além da Litorânea, dezenas de outras obras, aqui mesmo na região metropolitana, estão abandonadas, como a que liga o Araçagi à Maioba, e a do retorno da Forquilha até a cidade de São José de Ribamar.

Afinal, onde é encontrado o secretário José Raimundo Frazão para que se possa reclamar do atraso nas obras rodoviárias do Governo do Estado? Ou será que ele anda implantando rodovias na lua para deixar o planeta mais trafegável?

Villa Mix foi uma bagunça

Cidade
 

Mais uma edição do Villa Mix em São Luís e outra vez nova bagunça e desrespeito aos frequentadores.

Quem pagou entre R$ 160 a 180 para comparecer ao evento saiu completamente decepcionado, frustrado.

No meio da festa faltou bebida, assim como nas edições anteriores. O número de seguranças era restrito. Houve muitas brigas.

O espaço reservado aos camarotes era um pedaço de chão batido, comprimido; faltaram mesas e até água mineral sumiu antes da metade da festa.

O palco principal foi ocupado pelas principais atrações e o segundo, chamado de Palco São Luís, ficou no rabo do espaço que abrigou o evento. Lamentável!

Lançamento da candidatura de Junior Marreca arrasta multidão em Itapecuru

Política
 

O lançamento da candidatura de Júnior Marreca a deputado federal realizada em Itapecuru Mirim neste fim de semana foi um sucesso e arrastou uma multidão ao local do evento.

Ao lado do candidato ao Governo do Estado, senador Lobão Filho (PMDB) e na companhia de amigos, correligionários e familiares, o ex-prefeito de Itapecuru e ex-presidente da Federação dos Municípios Maranhenses (FAMEM), o candidato à Câmara Federal comandou o ato político que contou com milhares de participantes de toda a região.

Estiveram presentes no lançamento de Marreca, além da população de Itapecuru, caravanas de diversas cidades do Maranhão, em apoio ao futuro deputado federal.

Final de semana com seis homicídios registrados na Grande São Luís

Polícia
 

O flanelinha Francinaldo Roberto Rodrigues Sousa assassinado com cinco tiros no Bairro de Fátima

O flanelinha Francinaldo Roberto Rodrigues Sousa assassinado com cinco tiros no Bairro de Fátima

O final de semana foi violento na capital maranhense. Da última sexta-feira até o domingo (27) foram contabilizados seis homicídios na Região Metropolitana de São Luís. Todos os crimes foram executados por arma de fogo.

Três mortes foram registradas na sexta (25). Durante a manhã, José Carlos Araújo Pereira, de 51 anos, foi assassinado morto a tiros na Vila Janaína. Na Rua do Peixe no Bairro de Fátima, o flanelinha Francinaldo Roberto Rodrigues Sousa, de 38 anos, foi executado com cinco tiros. Segundo informações policiais, ele era usuário de drogas. No Iguaíba, em Paço do Lumiar, Gilbert Assunção Nunes, de 43 anos, também foi morto a tiros. As motivações do crime são desconhecidas.

No sábado (26), um homicídio por arma de fogo foi registrado no Residencial Carlos Augusto, no Maiobão. Trata-se de um idoso identificado como Raimundo Luís Santos, de 61 anos atingido por vários disparos.

No domingo (27), foram dois homicídios. A primeira vítima foi Olidino Chagas, de 38 anos, assassinado a tiros por volta das 19h30, no bairro Morro do Zé Bombom, no bairro do Coroadinho. Meia hora depois, no Anjo da Guarda, o adolescente de 17 anos Matheus Fonseca Ferreira, foi executado a tiros.

Somente no mês de julho, 74 homicídios já foram contabilizados em São Luís, a maioria por arma de fogo. A polícia civil, através da Delegacia de Homicídios, investiga todos os casos.

 

ONG que desviou verba da Cruz Vermelha faturou mais de R$ 60 milhões em contratos sem licitação com Murad

Política
 

Atual7

O IADH (Instituto Interamericano de Desenvolvimento Humanus), ONG maranhense que que trabalha como um dos braços da Cruz Vermelha no estado e envolvida no desvio de quase R$ 16 milhões da verba destinada à ajuda humanitária para populações que sofreram com conflitos e tragédias na Somália, no Tsunami no Japão, e na tragédia com as chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, faturou mais de R$ 60 milhões em contratos assinados, com dispensa de licitação, com o cunhado da governadora Roseana Sarney e secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad.

De acordo com levantamento feito pelo Atual7, a relação financeira do Instituto Humanus com Murad começou ainda em 2009, quando a ONG maranhense administrou quase todos os hospitais da rede pública estadual, embora na certidão negativa informe atuar em pesquisas científicas.

RELAÇÕES PERIGOSAS Instituto Humanus levou milhões dos cofres do Estado em contratos assinados com Ricardo Murad na mesma época em que desviou verbas de ajudas humanitárias. Foto: Nestor Bezerra

RELAÇÕES PERIGOSAS Instituto Humanus levou milhões dos cofres do Estado em contratos assinados com Ricardo Murad na mesma época em que desviou verbas de ajudas humanitárias. Foto: Nestor Bezerra

Em 2010, mesmo ano em que a auditoria da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha constatou como o início do repasse irregular dos quase R$ 16 milhões para o Maranhão, o instituto expandiu horizontes e chegou a outras áreas do Governo Roseana Sarney, até a parceria com o secretário de Saúde se encerrar, em 2011, após um desentendimento financeiro entre as partes.

Na época, a Cruz Vermelha ameaçou vazar um vídeo e um áudio em que o cunhado de Roseana aparece realizando ações nada republicanas, mas acabou voltando atrás após a Secretaria de Saúde do Maranhão realizar pagamentos milionárias que estavam atrasados. Até a palavra ‘propina’ estaria incluída nas gravações.

Um ex-assessor de Ricardo Murad, que seria o responsável por buscar a suposta parte do então patrão no Instituto Humanus, também teria sido filmado realizando as mesmas ações.

Lobão Filho avança e mobiliza interior em campanha

Política
 

 

Três semanas após o início da campanha eleitoral, o candidato ao governo do Estado, Lobão Filho (PMDB), faz um balanço positivo de suas ações e parcerias pelo estado. O peemedebista cumpriu uma agenda intensa junto com os candidatos a vice-governador Arnaldo Melo e ao Senado, Gastão Vieira.

“Nós estamos mobilizando, motivando, entusiasmando a classe política, em um movimento muito saudável nessa caminhada. Já visitamos 26 municípios, sempre com uma energia fantástica. Eu estou muito feliz, tenho me compromissado muito com o povo do meu estado e esse compromisso, pra mim, é como um contrato, um contrato onde eu me comprometo a entrar na vida das pessoas e modificá-las. Estou muito animado e sinto que começamos essa campanha com muita força”, avaliou o peemedebista.

Até aqui, foram 26 municípios visitados. A caravana Pra Frente Maranhão realizou comícios, reuniões com lideranças, carreatas, caminhadas e participou de eventos tradicionais como a 37ª Cavalgada de Grajaú e a procissão de Nossa Senhora Santana em Coelho Neto.

Em São Luís, 188 prefeitos maranhenses reuniram-se para ratificar apoio ao candidato na última semana. O prefeito de São Bento, Carlos Alberto Pereira (PSDB), participou da reunião e, mesmo filiado a um partido da oposição, declarou apoio ao peemedebista.

“Sou prefeito do PSDB, oposição, mas apoio Lobão Filho porque acredito que ele fará um grande governo e também porque a governadora já vem ajudando todos os municípios. Defendo a Roseana e defendo Lobão Filho, por ele ser o municipalista que é. Temos que nos aliar a quem ajuda nosso município, temos que estar ao lado de quem olha por nós”, confirmou.

Lobão Filho reuniu-se também com líderes religiosos da Assembleia de Deus em São Luís, Imperatriz e Grajaú. Nesta, ele participou do Congresso Estadual das Assembleias de Deus (COMADESMA), onde pediu aos pastores orações para que, a partir do dia primeiro de janeiro, “o Maranhão siga em frente com um futuro melhor para todos nós”.

Em seu comitê de São Luís, o candidato tem recebido lideranças comunitárias para falar sobre propostas de governo. O grupo Força Jovem, do eixo Itaqui-Bacanga, foi representado pelo presidente Don Diego, que levou a Lobão Filho demandas da juventude na capital e assegurar o apoio dos jovens que representa.

“Apoiamos Lobão Filho porque precisamos de um nome forte no governo para olhar pela juventude do Maranhão. Não é qualquer pessoa que tem a capacidade e a responsabilidade de assumir um cargo como esse, mas o Lobão é de extrema confiança, um homem de competência e com historia no Maranhão. Hoje a juventude está à mercê, não tem oportunidades e o índice de usuários de drogas cresce a cada dia. Esperamos e acreditamos que ele irá acolher a nossa causa”, declarou o jovem.

Paralelamente às incursões no interior do estado, a apresentadora e empresária Paulinha Lobão, esposa de Lobão Filho, realizou em sua residência, três encontros com lideranças femininas no estado, entre elas prefeitas e primeiras damas.

A prefeita de Presidente Médici, Dra. Élia (PTB), participou do evento e destacou a importância desses encontros. Ela falou ainda da importância de Lobão Filho no cargo de governador do Estado.

“Precisamos de um governador que enxergue a região do Alto Turi, uma região que avançou nos últimos anos, mas que ainda está aquém do seu potencial. Somos da base governista, temos obras em andamento no município e essa parceria vai continuar nos trazendo desenvolvimento. Nós também já estamos engajados nessa luta e eventos como esses só contribuem, porque estamos todas alinhadas na busca de um só objetivo: fazer o Maranhão crescer”, afirmou.

O candidato ao Senado da coligação “Pra Frente, Maranhão”, Gastão Vieira (PMDB), destacou a relevância desta etapa do processo para uma campanha bem-sucedida. “A expectativa sempre foi muito positiva, conheço nosso público e já vivi eleições difíceis. Agora, vendo esse grupo tão grande, tão consolidado, vendo a determinação do nosso candidato e o apoio e entusiasmo dessas pessoas que nos acompanham, tenho certeza de que já somos vitoriosos”, finalizou.

Candidatos e partidos começam a prestar contas de campanha nesta segunda (28)

Brasil
 

Os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros têm de 28 de julho a 2 de agosto para entregar a primeira parcial da prestação de contas de campanha à Justiça Eleitoral (JE). Já a segunda parcial deverá ser apresentada de 28 de agosto a 2 de setembro. Ambas deverão conter a discriminação dos recursos em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para financiamento da campanha eleitoral e dos gastos que realizaram, detalhando doadores e fornecedores.

A divulgação dos dados pela Justiça Eleitoral da primeira parcial será no dia 6 de agosto, e da segunda parcial, no dia 6 de setembro. Nos casos em que os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros não encaminharem as prestações de contas parciais, a Justiça Eleitoral divulgará os saldos financeiros, a débito e a crédito, dos extratos bancários enviados pelas instituições financeiras.

As prestações de contas finais de todos os candidatos deverão ser enviadas até 30 dias depois da realização das eleições. A publicidade destas informações se dará à medida que as prestações de contas forem sendo recepcionadas pela Justiça Eleitoral. No caso da não prestação de contas nos prazos fixados, a Justiça Eleitoral notificará os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros, no prazo de cinco dias, para prestá-las em até 72 horas, sob pena de tê-las julgadas como não prestadas. Situações de ausência de movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis em dinheiro não isenta do dever de prestar contas.

A prestação de contas dos diretórios nacionais e estaduais, conjuntamente a dos seus comitês financeiros constituídos, deverá ser encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), respectivamente.

Os vices e os suplentes não prestam contas isolada­mente e suas documentações devem ser entregues aos respectivos titulares. No caso de estes não respeitarem o prazo legal, a informação pode ser prestada separadamente, contada da notificação, no prazo de 72 horas. Caso contrário, os processos podem ser julgados como não prestados e, como consequência, os candidatos eleitos podem não ser diplomados.

Em casos de situação de renúncia, quando o candidato for substituído ou tiver o registro indeferido pela Justiça Eleitoral, a prestação de contas deverá ser correspondente ao período em que participou do processo eleitoral, mesmo que não tenha realizado campanha. Já se o candidato falecer, a obrigação de prestar contas, referente ao período em que realizou campanha, será de seu administrador financeiro ou, na sua ausência, da respectiva direção partidária.

TSE

Lobão Filho arrasta multidão em Presidente Vargas e Vargem Grande

Política
 

O candidato do PMDB ao governo do Estado, Lobão Filho, arrastou milhares de pessoas pelas ruas de Presidente Vargas, durante caminhada realizada na manhã deste sábado (26). Ao seu lado estiveram o candidato ao Senado Gastão Vieira (PMDB) e a prefeita do município, Aninha (PV).

Após a caminhada, Lobão Filho parou para conversar e apresentar suas propostas de governo à população. “Recebi pessoalmente nossa prefeita Aninha em meu gabinete e encaminhei pedidos importantes como 70km de estradas vicinais. Como governador vamos trabalhar a reestruturação do sistema de tratamento de água para o abastecimento regular de todas as casas dessa cidade”, garantiu, ao ouvir atentamente o pedido pelo abastecimento de água feito por Odete Frazão Aguiar, líder política do município.

A prefeita Aninha e o ex-vereador José Augusto fizeram questão de elencar as recentes conquistas feitas em parceria com o governo do Estado. “Não podemos deixar de falar dos 6km de asfalto da sede, do hospital de 20 leitos construído e hoje mantido em 50% pelo Estado, além da estrada de Itapecuru a Vargem Grande”, enumerou a prefeita.

O candidato Lobão Filho que tem o apoio da presidente Dilma Rousseff (PT) e do ex-presidente Lula, disse ainda que buscará parcerias com o governo federal para ampliar os programas sociais que beneficiam a população mais carente. “Minha luta e meu governo serão em defesa dos quase sete milhões de maranhenses, sobretudo aqueles que precisam de oportunidades, renda e vida digna”, destacou.

Em Vargem Grande, a animação foi ainda maior. Lobão Filho e seus companheiros da coligação “Pra Frente, Maranhão” participaram de caminhada e carreata, dado o número de pessoas que aguardavam no portal da cidade.

Em pouco tempo, centenas de veículos formaram um longo trecho de carreata, momento caracterizado pelo senador como “único e impagável”. “Quem está aqui é porque acredita e quer seguir junto. Não fazemos como a oposição que paga carros para fazer carreata e tem como resposta, o fracasso”, disse, agradecendo a militância e a adesão da população à campanha.

Emocionado, Gastão Vieira agradeceu ao povo de Vargem Grande pela recepção. “Foi aqui que comecei minha vida pública, aqui é o meu berço eleitoral e será aqui que vou retornar como senador eleito por vocês”, afirmou, reconhecendo o carinho e as expressivas votações que o município lhe confiou em seus cinco mandatos de deputado federal.

Para o prefeito de Vargem Grande, Edvaldo Nascimento (PMDB), não se faz política sem amor e dedicação. “A resposta de nossa população à sua campanha de amor, senador Lobão, é essa que o senhor vê aqui: uma população na rua e no sol para lhe receber”, demonstrou. “O que queremos é o que você já disse que vai fazer: governar com os prefeitos atendendo as necessidades da nossa gente”, finalizou o gestor municipal.

Também participaram do ato os ex-prefeitos das cidades de Nina Rodrigues e Vargem Grande, além de candidatos a vaga na Assembleia Legislativa, Câmara Federal e vereadores da região.

Contatos

E-mail: assessoriaavancada@live.com
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094
Publicidade

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.
Publicidade