Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Lobão Filho se reúne com a diretoria do Conselho Regional de Medicina

Política
 

O candidato ao governo estadual pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, senador Lobão Filho (PMDB), inaugurou nesta terça-feira (19), em São Luís, uma série de sabatinas, uma delas com o Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM).

Lobão Filho discorreu sobre sua trajetória como empresário e político, sua visão de governo e de gestor, seu plano de governo e os motivos pelos quais decidiu aceitar o desafio de ser candidato. “Em um leito de hospital, após Deus ter me devolvido a vida, decidi fazer um pacto para melhorar a qualidade de vida de cada um dos 6,8 milhões de maranhenses”, enfatizou.

O candidato peemedebista disse ainda que o seu governo terá a marca de uma gestão voltada para resultados e para o cidadão. “Vamos estabelecer metas a serem conquistas em todas áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, agricultura, desenvolvimento social entre outras”, relacionou.

Lobão Filho também garantiu que o seu governo terá a participação dos mais diversos segmentos. Ele citou como o exemplo o CRM que pode e deve ser grande parceiro da administração estadual na elaboração das políticas direcionadas para a área de saúde.

Para esta área, Lobão Filho citou programas e ações já previstos em seu plano de governo. “Precisamos fortalecer e interiorizar a nossa Universidade Estadual do Maranhão, a Uema, com a ofertas de cursos de qualidade de Medicina em diversos municípios. Hospitais regionais já existem e eles podem servir como hospitais escolas”, salientou.

Ele defendeu ainda que a questão da saúde não é somente um atendimento de qualidade nos hospitais, mas “precisamos combater o problema desde o seu nascedouro com sistemas de abastecimento de água, saneamento para assegurar a melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

Pesquisa Guará mostra os candidatos eleitos para deputado federal e estadual

Política
 

O Instituto Exata, contratado pela TV Guará, divulgou uma pesquisa de  intenção de votos para deputado estadual e federal. As entrevistas foram realizadas entre o dia 8 e 12 de agosto com 1 400 eleitores em 45 cidades do Maranhão. A pesquisa teve seu registro na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 0035/2014.

Cinquenta candidatos a deputados estaduais foram escolhidos pelos eleitores para preencherem as 42 vagas na Assembleia Legislativa.

Já no cenário Federal, foram escolhidos 20 nomes de candidatos que vão preencher as 18 vagas na bancada maranhense da Cãmara dos Deputados.

Abaixo você confere as duas listas divulgadas pela TV Guará com os nomes dos candidatos a deputado estadual e federal mais citados.

Prefeito, afaste a Educação do PCdoB!

Política
 

A ausência do secretário da SEMED, Geraldo Castro, na reunião desta terça-feira (19), intermediada pelo Ministério Público do Maranhão para o fim da greve dos professores da rede municipal de ensino de São Luís, que se arrasta por três meses, representou, sobretudo, um desrespeito do partido comunista do candidato a governador Flávio Dino para com os professores e alunos.

A demonstração de pouco caso para com o problema evidencia a forma como o partido tratará o setor educacional, caso o comunista seja eleito governador do Maranhão.

Os professores estão acorrentados na sede da prefeitura de São Luís e desde ontem entraram em greve de fome. Reclamam por condições dignas de trabalho e reajustes salariais. Duas reivindicações justas.

Mas o comunista Flávio Dino insiste em manter o seu apadrinhado na Educação da capital. Segmentos do PCdoB, a exemplo da vereadora Rose Sales, querem a saída de Geraldo Castro da pasta. Porém, como Flávio Dino não está nem aí para professores e alunos, o partido continuará na Educação.

Enquanto professores acorrentados passam fome, Dino faz uma campanha milionária, rasgando os céus maranhenses em helicópteros alugados por agiotas e colocando nas ruas de São Luís centenas de pessoas humildes ávidas por um extra a cada fim de semana, disfarçadas de militantes.

Confira a agenda dos candidatos ao governo do MA para esta quarta

Política
 

Apenas dois candidatos ao Governo do Estado do Maranhão divulgaram suas agendas de compromissos de campanha para esta quarta-feira (20). Acompanhe abaixo.

Flávio Dino (PCdoB)

18h: participa de debate na Comissão de Justiça e Paz, na OAB, em São Luís
20h: participa de reunião com lideranças, em São Luís

Saulo Arcangeli (PSTU)

Tarde: participa de debate organizado pela Comissão de Justiça e Paz.
Noite: participa de entrevista no JMTV2, na TV Mirante
Noite: participa de entrevista com candidato do PSTU ao Senado, em São Luís

Lobão Filho (PMDB), Pedrosa (PSOL), Prof. Josivaldo (PCB) e Zeluis Lago (PPL) não divulgaram suas agendas.

Vídeo mostra que avião que matou Eduardo Campos e mais seis não pegou fogo no ar

Brasil
 

As imagens que você vai ver abaixo, foram divulgadas pela TV Tribuna e veículadas no Jornal da Globo desta terça-feira (19).

Através de câmeras de videomonitoramento ficou comprovado que o avião onde estava o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), e mais seis pessoas que morreram no dia 13 de agosto, não explodiu no ar, conforme haviam dito alguns moradores da região onde ocorreu o acidente, em Santos (SP).

Segundo a Aeronáutica, o avião Cessna se preparava para pouso quando arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave. Minutos depois o  avião caiu e só o com impacto da queda foi que ele pegou fogo.

Veja o momento da queda no vídeo abaixo.

Marco Regulatório para ONG’s é sancionado pelo governo federal

Brasil
 

10563201_428129407324931_8339169527782051557_n

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, já havia mais de 290 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos no país. Esses dados demonstram que o Brasil é um dos países de maior número de associações sem fins lucrativos. Mas, por qual motivo o Brasil ocupa esse ranking?

Um dos motivos, segundo o IBRAPP, é que vivemos em um país carente de políticas públicas e justamente por isso existem oportunidades que o poder público nem sempre consegue preencher, e por conta disso faz-se necessário a existência de parcerias que auxilie o setor público na prestação desses serviços.

Todavia, a criação de uma instituição sem fins lucrativos e, sobretudo, sua atuação, precisa de marcos regulatórios onde não apenas a corrupção possa ser coibida, mas também a qualidade do serviço prestado por elas pode ser avaliado. Foi com essa intenção que a Presidenta Dilma Roussef sancionou no dia 31 de julho o novo marco regulatório para ONG’s.

A principal mudança do projeto de lei aprovado está na criação de dois tipos de contrato entre governo e organizações da sociedade civil: “termo de colaboração” e “termo de fomento”. Os gestores públicos serão obrigados a realizar um “chamamento público”, uma espécie de edital de concorrência entre ONG’s.

Vale ressaltar também que esse novo marco regulatório pode também exercer forte vigilância nos repasses de verba publica com essas parcerias, pois os projetos desenvolvidos por ONG’s em parceria com o poder público, deverão ser publicados anualmente..

Para se ter uma ideia dos repasses do governo federal com essas parcerias, um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em novembro 2013, mostrou que foram transferidos, entre 2003 e 2011, pela União, aproximadamente R$ 29 bilhões a 10 mil entidades sem fins lucrativos (ESFLs).

Isso representa 15% do total das transferências feitas pelo governo federal no período. O recorde foi em 2005 – R$ 6,2 bilhões em repasses. Cerca de 36 mil convênios foram analisados.

Essa é sem dúvida uma vultosa quantia e por isso mesmo precisa ter transparência em suas transações não só por parte do poder público, mas também das instituições parceiras.

O IBRAPP, instituição que mantém parceria com o poder público, elogia o novo marco regulatório para ONG’S porque acredita que o projeto de lei servirá para fazer distinção entre entidades honestas e corruptas, pois a atuação das mesmas como parceiras do poder público será avaliada por um rigoroso sistema de fiscalização.

De acordo com Rita Salgado, presidenta do IBRAPP, o novo marco regulatório para ONG’s é um grande passo para a democratização de contratos entre governo e associações sem fins lucrativos.

“É preciso entender acima de tudo, que a sanção deste projeto de lei, foi o reconhecimento que nos últimos anos, essas organizações têm sido fundamentais para que políticas públicas cheguem à população. E para que esse trabalho continue foi preciso que um rigoroso critério de contratação fosse criado onde não só a experiência da instituição fosse levada em conta como também todo o seu histórico como parceira do poder público”, afirma.

Ministério Público contesta mais de 4 mil candidaturas em todo o país

Política
 

Justiça Eleitoral ainda decidirá se vai deferir registros dessas candidaturas.
De 4.115 candidaturas contestadas, 497 têm base na Lei da Ficha Limpa.

Do G1, em Brasília

O Ministério Público Federal anunciou nesta terça-feira (19) que contestou em todo o país 4.115 candidaturas por irregularidades nos pedidos de registro. Na eleição deste ano, concorrem quase 25 mil candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

O estado com maior número de candidaturas impugnadas pelo Ministério Público é São Paulo (2.058), seguido por Minas Gerais (1.308).

A Justiça Eleitoral ainda terá de julgar e decidir se os registros dessas candidaturas serão deferidos ou não. Os recursos contra as ações do Ministério Público começam a ser julgados nesta terça pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Em 497 dessas 4.115 candidaturas questionadas, o motivo foi a Lei da Ficha Limpa, informou o MPF. A Lei da Ficha Limpa impede candidaturas de políticos que tenham condenações por órgãos colegiados (com mais de um juiz) dos tribunais.

De acordo com o Ministério Público Federal, das 497 candidaturas questinadas com base na Lei da Ficha Limpa, 254 foram motivadas pela rejeição das contas de candidato no exercício de algum cargo público por irregularidade considerada “insanável” ou que configura “ato doloso de improvidade adminstrativa”.

Outros 59 questionamentos a partir da Ficha Limpa se basearam no trecho da lei que determina o impedimento de concorrer às eleições para todos aqueles que tiverem sido condenados em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado.

Por último, 37 contestações ocorreram por causa da condenação de candidatos por ato doloso de improbidade administrativa que gera lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

Constam, ainda, entre os motivos para os pedidos de impugnação casos de ausência de quitação eleitoral e certidão de nascimento, além de falta de desicompatibilização de partido.

Humildade cabe em qualquer lugar…

Política
 

Lendo os artigos escritos por Joaquim Haickel e Marcio Jerry, onde se comenta, se defende e se condena a gafe do candidato a governador Flávio Dino por ter faltado a entrevista da rádio Mirante AM, me trouxe lembranças de muitas campanhas e embates políticos, que eu presenciei pelo Maranhão. O clima de “oba-oba” e “já ganhou” está causando desgaste a candidatura comunista. E um exemplo bem recente disso aconteceu exatamente com uma candidata comunista lá no pequeno município de Raposa em 2012.

A humildade é uma das maiores virtudes de um homem, mais atrelado a essa virtude vem junto a sapiência de aprender a não subestimar o adversário. Em Bacabal por exemplo teve um eterno candidato a prefeito (meu amigo, que Deus o tenha) Bete Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago que ainda na década de 70 quase ganhava a eleição para prefeito, eu disse “quase”.

E o que aconteceu: Ele subestimou seu adversário, e perdeu a eleição. Eu explico. Era a fase política mais bem sucedida dos médicos em Bacabal, que sempre tinham como principal opositor o BETE LAGO. Primeiro se elegeu Dr. Coelho, em seguida Dr. Juarez, então veio a campanha do Dr. Cazuza, meu médico, que segundo fui informado mora hoje na cidade de Balsas.

A eleição do Dr. Cazuza estava perdida faltavam poucos dias para o 15 de novembro, quando aconteceu uma reunião na residência do Dr. Coelho, com a presença apenas da cúpula da campanha, e um convidado especial vindo de São Luis, que eu não posso declinar o nome, mais posso afirmar que é um ícone da política maranhense. Dr. Cazuza o principal interessado, Dr. Juarez , e por acaso do destino eu estava lá, ainda menino acompanhando meu PAI Antonio Caúla. O assunto: salvar a eleição no último comício que se aproximava.

As idéias que fluíam eram as mais criativas possíveis, porém só precisou de uma para vencer aquela eleição. O último comício se realizou no bairro do Ramal, em frente a Igreja católica. E só precisou de um um tiro de revólver e um saquinho de geladinho ou dindin, com sangue de galinha para Cazuza ganhar a eleição. Quando o tiro foi disparado Cazuza caiu no já surrado assoalho da carroceria de um velho caminhão que servia de palanque. Com seu jaleco de médico já todo ensanguentado, foi uma comoção geral por toda a cidade, e Cazuza ganhou a eleição para prefeito de Bacabal.

Lembro-me de quando Lobão foi candidato a senador pela primeira vez,nos anos 80, que mesmo sem o apoio do grupo, deu um murro na mesa, e exclamou: “sou candidato ao senado, vou vencer, pois eu cheiro a voto”. Lobão venceu a eleição para o senado federal, deixando para trás Magno Bacelar e Américo de Sousa.

Posso citar outro exemplo que presenciei, do “oba-oba” e “já ganhou”, que aconteceu lá na cidade de Imperatriz em 1996 quando a esposa do saudoso ex-governador Ribamar Fiquene do qual fui e secretário municipal quando este foi prefeito, dona Zenira Fiquene já estava tranquila, pois as pesquisas a apontavam como prefeita eleita. Renato Moreira seu opositor que era apadrinhado por Daví Alves Silva, ganhou a eleição.

É por essas e outras que nunca, jamais devemos subestimar os adversários, pois humildade cabe em qualquer lugar, até nos estúdios da rádio Mirante.

Por Caúla Júnior

Max Barros defende despoluição visual do Centro Histórico de São Luís

Política
 

O deputado Max Barros (DEM), na sessão desta segunda-feira (18), anunciou que deu entrada junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa a um projeto de lei que obriga as concessionárias de energia e de telefonia a despoluir toda área tombada do Centro Histórico de São Luís, incluindo as ruas Grande, do Sol e da Paz.

De acordo com o projeto as concessionárias de serviço público que cuidam da energia e da telefonia e que têm exploração de rede a cabo, são obrigadas a tirar toda a rede aérea e colocar subterrânea, só permanecendo os postes para iluminação adequados ao padrão do patrimônio histórico.

Segundo Max Barros, a iniciativa dará mais segurança às pessoas, tendo em vista que as redes elétricas ficam próximas das sacadas dos sobradões e, a qualquer momento, pode haver um acidente.

“A maior distorção que existe em relação à área tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual é a poluição visual causada pelos cabos das redes elétricas, telefônicas, dos postes e os transformadores que poluem todo o visual da área que não foi recuperada como, por exemplo, a Rua Grande e Rua da Paz que podem ter uma tendência para ser um grande shopping aberto para a população de São Luís”, afirmou Max Barros, destacando ainda que a rede subterrânea é mais segura até em termos de manutenção e de garantia da energia. “Se a rede for subterrânea, nós teremos menos interrupção de energia”.

O deputado também sugeriu a compra de casarões particulares e a transformação destes em moradias para a população. Ele acredita que essa medida vai dar mais vida para o Centro Histórico e uma permanente manutenção daquele local.

“A minha preocupação com o Centro Histórico, não é de agora. Eu apresentei uma Emenda Constitucional que garante um percentual do ICMS a ser aplicado na preservação e manutenção do Centro Histórico, mas, infelizmente, ainda não foi regulamentada essa lei. Mas nós iremos lutar para que haja uma lei regulamentando para garantir recursos para sua preservação”, disse Barros.

Lobão Filho promete dar solução em três anos para problema de água no MA

Política
 

O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, prometeu resolver o problema de abastecimento de água nos municípios maranhenses em até três anos.

A garantia foi dada durante entrevista aos jornalistas Sidney Pereira e Amanda Couto, da TV Mirante, que iniciaram ontem com o peemedebista a primeira entrevista com os candidatos ao governo no JMTV 2ª edição. Hoje, o sabatinado será o advogado Antonio Pedrosa (PSOL).

Lobão Filho explicou que para resolver o problema de abastecimento de água em todo o estado buscará soluções já existentes do Governo Federal. Os programas aos quais se referiu o senador foram implantados no governo Luiz Inácio Lula da Silva e continuados na gestão de Dilma Rousseff (PT).

“Temos sistemas isolados de água para a zona rural da Codevasp [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba], que são os poços artesianos com pequenas distribuições de água até 2 quilômetros. Genial e barato”, disse.

Ele também citou como alternativa outro programa do Governo Federal que utiliza como método a construção de cisternas. “Essas cisternas fazem a captação da água das chuvas e de forma até criativa, resolve o problema da falta de abastecimento. Vamos enfrentar esse problema de frente. Imagino que até no terceiro ano do nosso governo teremos soluções implantadas e com muito resultado”, completou.

Lobão afirmou que conta com o apoio da presidente Dilma e de Lula na ampliação dos programas sociais do PAM no estado e afirmou que terá como uma das metas, promover o desenvolvimento e “repatriar” aqueles que deixaram o estado para trabalhar em outras regiões do país. “Vamos trazer de volta esses nossos filhos que foram embora, para que aqui eles tenham uma oportunidade verdadeira de trabalho”, disse.

O problema do abastecimento de água tem sido enfrentado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que, além de promover parcerias com a Codevasf, realiza obras de substituição e ampliação do Sistema Italuís.

No início de julho, por exemplo, a governadora entregou para pequenos piscicultores e produtores de leite de 54 municípios do estado, junto do superintendente da Codevasf, João Martins, 2.700 kits de irrigação por gotejamento.

Lobão Filho: “Já pedi votos e fui votado no Maranhão”

O candidato da coligação “Pra Frente Maranhão”, senador Lobão Filho (PMDB), rebateu também durante a entrevista na TV Mirante, as insinuações de que teria sido eleito suplente de senador sem efetivamente receber votos.

Questionado sobre o tema, o parlamentar explicou que exerce de forma legítima o posto de senador. No ano passado, ele liderou o mais importante colegiado do Congresso Nacional. Foi presidente da Comissão Mista de Orçamento e recebeu elogios até de parlamentares de oposição.

“Fui candidato duas vezes a senador, nas duas vezes percorri o estado do Maranhão conversando com o povo. Na urna eletrônica o meu retrato aparecia e eu me considero como se fosse o vice do senador Edison Lobão. Concorri e fui eleito na última eleição com quase 2 milhões de votos junto com o senador Lobão. Portanto eu tenho duas eleições disputadas já como senador”, destacou.

Ele ampliou a discusão e levantou o fato de a presidente Dilma Rousseff (PT), jamais ter sido eleita antes de alcançar o Palácio do Planalto. “Dilma nunca havia concorrido a nada e está a caminho de se reeleger presidente e eu conto com o apoio dela no governo do estado. Portanto, me sinto plenamente preparado para fazer no Maranhão aquilo que precisa ser feito”, finalizou.

O Estado

Vice ‘Miss Bumbum’ do Maranhão e concorrente evangélica são alvos de ameaças

Brasil
 

A erradicada no Maranhão e hoje morando em São Paulo, a vice Miss Bumbum do Brasil em 2012 Andressa Arach, mora hoje na mesma casa com a modelo Rebeka Francis, que concorre ao concurso Miss Bumbum Nacional versão 2014. As duas são evangélicas da Igreja Universal do Reino de Deus.

Nos últimos dias as beldades têem sido alvos de agressões provavelmente por evangélicos da IURB . Neste último final de semana o muro da casa dela amanheceu pichado com afirmações agressivas. O principal alvo, conforme admite Rebeka, seria ela mesma.

Veja abaixo  foto do muro com as ofensas.

muro

“Aquilo foi pra mim, pois há dias tinham uns perfis fakes em minhas redes sociais falando sobre minha religião. Como é algo que realmente me ofende, eles acharam meu ponto fraco e quiseram me humilhar. As pessoas são maldosas e acabam não tendo noção de seus atos”, disse Rebeka.

Rebeka contou que sempre sonhou participar de um concurso de beleza, mas que a sua família, que segue a mesma religião, não apoia. “Mas eles aceitaram”, garantiu ela, antes de completar: “Quando entrei no concurso, foi para ir até o fim. Posso sensualizar, sim, sem problema nenhum, mas uma coisa é o concurso, outra é a minha religião. Jamais vou sensualizar em uma igreja”.

A candidata a Miss Bumbum sabe que sua opção pode não ser bem aceita pela comunidade evangélica.“Não estou me vendendo, nem nada parecido. Sou empresária, estudante e participante de um concurso, mas as pessoas com certeza vão me julgar como pecadora. Quem não tem pecado que atire a primeira pedra. Sei que Deus sabe meu coração e meus sonhos, o que me importa é ir buscar a palavra e alimento para meu espírito”, afirmou.

Ela ainda confessou que ficou tímida no começo por ter que ficar tanto tempo de biquíni, mas que, mesmo com um visual mais discreto, não teria como esconder seus ‘atributos’.

Concorrendo ao Miss Bumbum pela primeira vez Rebeka Francis tem toda família frequentadora da Igreja Universal em São Paulo. Existem membros da igreja querendo que as duas não frequentem mais o templo porcausa das fotos sensuais que são mostradas pela imprensa.

miss 1

Já a maranhense Andressa Arach entrou por último na igreja. Antes, porém, foi escolhida a vice Miss Bumbum Brasil 2012 e em seguida posou para a revista Sexy.

Veja aqui duas das melhores fotos de Andressa.

 


Deputado estadual Roberto Costa - 15789

Contatos

E-mail: assessoriaavancada@live.com
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094
Publicidade

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.
Publicidade