Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Deputado Zé Carlos viabiliza construção de Praça em São Francisco do Brejão

Maranhão
 

O Deputado Zé Carlos assinou na tarde de terça-feira (29), convênio para a construção de uma praça no povoado de Vila Palmeiras, no município de São Francisco do Brejão. A construção da praça foi objeto de emenda parlamentar de autoria do deputado.

A assinatura ocorreu na Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID) e participaram além do deputado, Fredson Froz, titular da secretaria e a representante da empresa que executará a obra.

A praça será entregue a comunidade no prazo de até 90 dias e foi orçada em R$ 212.354,01. Para o Deputado Zé Carlos a construção da praça trará mais qualidade de vida para as mais de 230 famílias da comunidade.

“Com esta obra estamos cumprindo um compromisso com o povo e ao mesmo tempo trazendo mais lazer para este povoado”, disse o deputado.

TRE-MA define plano de mídia para as eleições 2014

Política
 

Estiveram reunidos nesta tarde de quarta-feira (30) na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão em São Luís, o presidente da Comissão de Juízes Auxiliares, desembargador Raimundo José Barros de Sousa, os partidos políticos, coligações, emissoras de televisão e de rádio, para elaboração do plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito.

Na ocasião foi feito o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda (Lei n° 9.504/97).

A emissora de televisão sorteada para gerar o programa eleitoral foi a TV Mirante e a de rádio, foi a Timbira.

O Tribunal Regional Eleitoral ainda vai divulgar o tempo estipulado para cada coligação.

Assaltantes fazem arrastão numa agência dos Correios em São Luís

Polícia
 

Imagem ilustrativa

Imagem ilustrativa

Três assaltantes fizeram um verdadeiro arrastão na tarde desta quarta-feira, numa agência dos Correios localizada no bairro Turu em São Luís.

Além de roubarem dinheiro dos caixas, objetos de funcionários e clientes, os bandidos roubaram armas dos vigilantes e os equipamentos de segurança com as imagens do circuito interno de monitoramento.

Por conta da ação criminosa praticada pelos  meliantes que fugiram tomando rumo ignorado, o estabelecimento se encontra fechado e não atendeu mais nenhum cliente.

O valor do prejuízo ainda foi avaliado. A polícia militar foi acionada e fez diligências nas proximidades na tentativa de localizar os assaltantes, mas ninguém foi preso.

Na últimas 24 hs, três agências dos Correios no interior do Maranhão foram alvo de assaltantes. Todas as ações foram praticadas nesta terça-feira (29) em Central do Maranhão, Chapadinha e Zé Doca.(Reveja)

Presidente Vargas recebe Lobão Filho com grande evento político

Política
 

Multidão acompanha Lobão Filho, prefeita Aninha e Gastão Vieira

Multidão acompanha Lobão Filho, prefeita Aninha e Gastão Vieira

No último fim de semana, milhares de pessoas lotaram as ruas da cidade de Presidente Vargas, para acompanhar a caravana ‘Pra Frente Maranhão’ e prestigiar o candidato do PMDB ao governo do Estado, Lobão Filho que estava ao lado da prefeita Aninha (PV) e do candidato ao Senado Gastão Vieira (PMDB).

Após a caminhada, Lobão Filho parou para conversar e apresentar suas propostas de governo à população. “Recebi pessoalmente nossa prefeita Aninha em meu gabinete e encaminhei pedidos importantes como 70km de estradas vicinais. Como governador vamos trabalhar a reestruturação do sistema de tratamento de água para o abastecimento regular de todas as casas dessa cidade”, garantiu, ao ouvir atentamente o pedido pelo abastecimento de água feito por Odete Frazão Aguiar, líder política do município.

A prefeita Aninha, na companhia do ex-vereador José Augusto, fez questão de elencar as recentes conquistas feitas em parceria com o governo do Estado. “Não podemos deixar de falar dos 6km de asfalto da sede, do hospital de 20 leitos construído e hoje mantido em 50% pelo Estado, além da estrada de Itapecuru a Vargem Grande”, enumerou a prefeita.

Max Barros é o novo candidato a deputado estadual de Soliney Silva

Política
 

Max Barros e Paulo Marinho Junior, ambos do PMDB farão dobradinha em Coelho Neto

Max Barros e Paulo Marinho Junior, ambos do PMDB farão dobradinha em Coelho Neto

Soliney Silva (PRTB), prefeito da cidade de Coelho Neto, revelou, em uma reunião realizada na noite desta terça (29) a quem dará apoio irrestrito para uma vaga no legislativo. Trata-se do candidato à reeleição, deputado estadual Max Barros (PMDB).

Após a desistência de Soliney Filho da disputa, em virtude de problemas de saúde, Soliney Silva participou de reunião com vereadores, secretários, assessores e membros do governo municipal e foi batido o martelo: Max Barros fará dobradinha com o candidato a deputado federal Paulo Marinho Júnior (PMDB).

Barros foi candidato de Soliney na eleição de 2010. Somente no município de Coelho Neto ele obteve, na ocasião, mais de 8 mil votos.

Edilázio demonstra força política na inauguração de comitê de campanha

Política
 

Parlamentar recebeu o apoio do senador José Sarney, do ministro Edison Lobão e do candidato ao Governo, senador Lobão Filho

Parlamentar recebeu o apoio do senador José Sarney, do ministro Edison Lobão e do candidato ao Governo, senador Lobão Filho

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV) inaugurou com festa o seu comitê central de campanha em São Luís. O evento movimentou a agenda política na noite de ontem e contou com a presença de expoentes de seu grupo: senador e ex-presidente da República, José Sarney (PMDB); o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB); senador e candidato ao Governo, Lobão Filho (PMDB), além de lideranças de todas as regiões do estado.

Acompanhado por amigos, familiares, correligionários, militantes do PV e da juventude do PMDB, Edilázio agradeceu e se disse honrado pelo apoio à sua reeleição. “Quero agradecer ao presidente Sarney, ao ministro Lobão, ao senador Lobão Filho, e as lideranças políticas dos 35 municípios por onde temos caminhado. Fico feliz por todo esse apoio e sei que também é uma responsabilidade muito grande. Mas todo o nosso empenho, nosso esforço e nosso trabalho é para o povo maranhense”, afirmou.

Edilázio pediu empenho de lideranças à sua reeleição e comprometimento também com a candidatura do senador Lobão Filho, do deputado Arnaldo Melo (PMDB) [presidente da Assembleia Legislativa], candidato a vice-governador, e com a candidatura do deputado federal Gastão Vieira (PMDB), que disputa vaga no Senado da República.

“Eu preciso que vocês elejam Lobão Filho. Para mim, pouco vai valer amanhã, ser um deputado estadual de oposição. Preciso ter um governador parceiro e amigo. Não tenho dúvida de que com o seu perfil e com o DNA do ministro Edison Lobão, Lobão Filho será um grande governador para o nosso estado”, completou.

Prestígio – Edilázio Júnior foi saudado pelas lideranças e recebeu a garantia de apoio à sua reeleição ao Legislativo Estado. Para o ministro de Minas e Energia, o parlamentar tem tudo deixar o seu nome registrado na história política do estado, como um dos deputados de maior destaque do parlamento.

“Edilázio chegou até aqui com muita garra e um brilhante trabalho desenvolvido na Assembleia Legislativa. É jovem, competente e será um parlamentar fundamental no governo de Lobão Filho. Nós precisamos e deputados assim, comprometidos e arrojados”, disse.

O senador e ex-presidente da República, José Sarney, endossou as palavras do ministro. “Primeiro quero saudar o dono da casa, o dono dessa festa, que é o deputado Edilázio, pela inauguração de seu comitê de campanha. E quero dizer que sou pé quente. Uma das coisas que meus adversários reclamam, é de que eu nunca perdi eleição”, disse e completou: “Edilázio fez um excelente mandato nesses quatros anos. É um jovem capaz, honesto, inteligente, dedicado às tarefas, e nunca ninguém viu o nome dele envolvido em outra coisa a não ser no trabalho. Ele terá uma grande votação, por tanto, vocês [militantes] se mobilizem cada vez mais para a sua vitória”, conclamou.

Lobão Filho também destacou a figura de Edilázio Júnior. “Não vim aqui para fazer comício para mim. Vim para fazer uma homenagem a este jovem, que já é um deputado estadual, e que conseguiu receber o respeito e a admiração de todos os seus pares. Sou amigo de quase todos os deputados estaduais, não há um, entre eles, que tenha dito uma palavra sequer de restrição a você. E isso é algo que não se conquista com favores ou com dinheiro. Só se conquista com trabalho e dignidade. Vamos andar irmanados, caminharemos juntos no Governo do Estado e na Assembleia. Você busca um Maranhão melhor para os maranhenses. Essa também é a minha busca. Vamos trabalhar juntos”, finalizou.

O comitê de campanha de Edilázio Júnior fica situado na Avenida Coalres Moreira, no Renascença, nas proximidades da CopyMaster.

Júnior Bolinha quase escapa de Pedrinhas usando roupa de monitor

Polícia
 

O presidiário José Raimundo Sales Chaves Júnior, mais conhecido como ‘Júnior Bolinha’, estava pronto para deixar as dependências do Complexo Penitenciário de Pedrinhas usando a farda de um dos monitores.

Ele é acusado de ser o contratante do pistoleiro Jonathan de Souza Silva, que assassinou o jornalista e blogueiro Décio Sá, no dia 23 de abril de 2012, na Avenida Litorânea, em São Luís.

As empresas que prestam serviço para a Secretaria de Administração Penitenciária e que estão localizadas em Pedrinhas, estão sendo alvo de facilitação da entrada de armas, celulares e até na ajuda de fuga de prisioneiros por seus funcionários. As duas principais, a Gestor e a Atlântica, operam diretamente com a vigilância e o monitoramento dos presos.

A fuga de Júnior Bolinha só foi impedida por que ele foi reconhecido quando já estava em um dos corredores, pronto para deixar o local.

Resposta da SEJAP

A assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária informou que Júnior Bolinha não chegou a sair de cela, mas que foi encontrado com ele um aparelho de celular.

Denúncia: relatório apresenta falhas na gestão municipal de saúde de Anapurus

Política
 

Uma auditoria realizada no Município de Anapurus evidenciou, o descumprimento às diretrizes e normas que orientam a estruturação e funcionamento da rede de saúde no âmbito da Atenção Básica.

Foram encontrados atendimentos e receituários médicos, do ano 2012, com assinatura e carimbo de profissional falecido e CRM desativado, denotando a ocorrência de exercício ilegal da medicina e falsidade ideológica, além de pagamentos para estagiário de medicina como médico plantonista.

O Fundo Nacional de Saúde deverá adotar os procedimentos visando à restituição dos recursos elencados na  proposição de devolução do presente relatório, no valor de R$1.542.239,87 (um milhão, quinhentos e quarenta e dois mil, duzentos e trinta e nove reais e oitenta e sete centavos), atualizados e com os acréscimos legais.

O Fundo Estadual de Saúde deverá adotar os procedimentos, junto a Secretaria Municipal de Saúde, visando à restituição dos recursos do Fundo Estadual de Saúde transferidos para o Fundo Municipal de Saúde de Anapurus, elencados na proposição de devolução do presente relatório, no valor de R$ 1.253.782,60 (Um milhão, duzentos e cinquenta e três mil, setecentos e oitenta e dois reais e sessenta centavos).

O Fundo Municipal de Saúde deverá adotar os procedimentos visando à restituição dos recursos elencados na proposição de devolução do presente relatório, no valor de R$ 98.579,18 (noventa e oito mil, quinhentos e setenta e nove reais e dezoito centavos).

A devolução total chega a R$ 2.895.429,89 (Dois milhões, oitocentos e noventa e cinco mil, quatrocentos e vinte enove reais e oitenta e nove centavos).Veja:

Dessa forma, concluímos que a gestão municipal de saúde de Anapurus apresenta falhas que comprometem o atendimento digno e resolutivo à população e devem ser corrigidas com urgência. Para isso, seguem as recomendações elencadas como instrumentos de apoio.

Acesse aqui o relatório:  denasus-anapurus.pdf e veja as fotos apresentadas das unidades de saúde do município.

A UBSF de Angical está em reforma desde julho de 2012, com prazo previsto para conclusão em 16/01/2013, segundo placa de identificação no local da unidade, ocorrendo seu funcionamento na Escola Pública Municipal Jarbas Passarinho, localizada próximo à antiga estrutura da UBSF, ou em casas de moradores ou agentes comunitários de saúde que residem na micro área de abrangência, não sendo garantida uma sede própria ou alugada com a estrutura física necessária para seu pleno funcionamento.

UFMA nega envolvimento nas fraudes em vestibular de medicina investigadas pela PF

Maranhão
 

A reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através da sua assessoria de comunicação, negou ter conhecimento do envolvimento da instituição no caso de fraudes em vestibulares de medicina denunciadas nesta terça-feira (29). O caso investigado e confirmado pela Polícia Federal também envolve mais sete universidades espalhadas pelo país.

“A UFMA é 100% via Enem, se eximindo de toda a responsabilidade em relação às provas aplicadas pelo MEC, em que toda a segurança é feita por eles”, afirmou a assessoria.

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal do Maranhão, todo o caso está sendo investigado pela PF do Piauí em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual.

As fraudes referem-se aos vestibulares para o curso de Medicina no período de 2010 até 2014 e se concentram principalmente na Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e de uma faculdade particular do Maranhão.

Os acusados de comprar vagas, que chegam até R$ 100 mil por aluno, vão responder, de acordo com a PF, pelo crime de formação de quadrilha e falsidade ideológica.

A Polícia Federal descobriu que um trio – dois homens e uma mulher – teria atuado especificamente em estados do Piauí, Maranhão e Ceará.

A quadrilha atua de duas formas: o golpista falsifica documentos e se passa pelo candidato que comprou a vaga. Uma pessoa, geralmente com Quociente de Inteligência (QI) elevado faz a prova se passando pelo candidato verdadeiro.

No segundo golpe, os fraudadores usam equipamento de tecnologia – geralmente pontos de voz na carteira para repassar o gabarito para o candidato que fica na sala de aula só aguardando as respostas.

Três agências dos Correios são assaltadas em menos de 24 hs

Polícia
 

Três agências dos Correios no interior do Maranhão foram alvo de assaltantes nas últimas 24 hs. Todas as ações criminosas foram realizadas nesta terça-feira (29).

Pela manhã, dois homens armados chegaram até agência do município de Central do Maranhão e anunciaram o assalto. Depois de roubarem o dinheiro dos caixas, os assaltantes utilizaram o carro do gerente da agência, Elisson Marcos Barros Sousa, que foi baleado e levado como refém juntamente com um vigilante, para fugirem.

Em seguida, as vítimas foram liberadas e o gerente foi conduzido a um hospital particular e não corre risco de morte. O vigilante não foi machucado.

Um helicóptero do Grupo Tático Aéreo (GTA) esteve na região auxiliando nas buscas, mas nenhum dos dois foi localizado.

Agência dos Correios de Chapadinha, assaltada por três bandidos armados

Agência dos Correios de Chapadinha, assaltada por três bandidos armados

A segunda agência atacada foi a de Chapadinha. Três bandidos levaram todo o dinheiro dos caixas e do cofre de alta segurança. O crime aconteceu por volta das 15:00h.

O trio fugiu numa moto. As imagens das câmeras de segurança interna foram capturadas e a polícia tenta identificar os meliantes.

Em Zé Doca dois homens armados invadiram a agência dos Correios por volta das 17 hs, quando os portões já estavam sendo fechados. Nesta ação, clientes e funcionários foram espancados pela dupla que conseguiu fugir a pés levando todo o dinheiro do local. O valor roubado não foi divulgado.

Agência dos Correios de Ze Doca, permanece fechada depois da ação

Agência dos Correios de Ze Doca, permanece fechada depois da ação

A mesma agência já tinha sido alvo de bandidos no inicio do mês de junho, quando três assaltantes fugiram sem deixar pistas com todo o dinheiro. Ninguém foi preso na ocasião.

Com as últimas ocorrências registradas na cidade de Zé Doca, recebemos a informação de que a agência dos Correios permanece fechada. Portanto, moradores da região estão sendo prejudicados com a falta de atendimento.

O número de assaltos a estas agências não é contabilizado e não se sabe ao certo, quantos estabelecimentos foram roubados. Os registros têm sido constantes.

EMBRATUR faz defesa canhestra de investigações feitas pelo TCU

Política
 

O candidato do PCdoB autorizou e o seu ex-chefe de gabinete na EMBRATUR, agora presidente da empresa, emitiu nota de esclarecimento sobre as investigações feitas pelo TCU sobre alguns contratos.

Segundo a nota da EMBRATUR, está tudo bem, e nada consta sobre as contas dela. Até mesmo o contrato n°12/2009, com a CPM Braxis, renovado em 2012, estaria correto.

O erro da nota, certamente erro de conveniência política, está em que as contas da EMBRATUR, relativas ao período em que o senhor Flavio Dino ocupou a sua presidência, estão sendo minuciosamente investigadas pelo TCU depois de a CGU ter levantado diligências sobre várias irregularidades, conforme relatório.

Ao afirmar o contrário e apresentar tanta certeza, o presidente da EMBRATUR assume a responsabilidade de ter de provar o que os auditores da CGU apontam como irregular e o TCU investiga.

É salutar a EMBRATUR anunciar que a Procuradoria Federal do Instituto “está apurando as ocorrências para tomar as providências cabíveis”, pois foi justamente essa Procuradoria quem primeiro alertou a empresa de turismo para indícios de irregularidades em pelo menos um contrato.

O PMDB vai também à Justiça para exigir esclarecimentos sobre o porque de a empresa ter vindo, em nota oficial, defender um processo flagrantemente lesivo ao interesse público e à própria EMBRATUR e sob investigação do TCU.

O PMDB também vai incluir, em ação judicial, a atual diretoria da EMBRATUR como conivente com as irregularidades já apontadas por auditores da CGU e que venham a ser apuradas nas investigações que estão sendo feitas pelo TCU a pedido do senado federal.

Afinal, o que se faz com os recursos públicos, assim como as posições tomadas por empresas publicas, é de competência da fiscalização dos partidos tanto quanto dos órgãos de controle como a CGU e o TCU.

Serviços terceirizados em Centro Novo do Maranhão custam mais de R$ 2 milhões

Política
 

Prefeito de Centro Novo, Arnóbio Rodrigues

Prefeito de Centro Novo, Arnóbio Rodrigues

Mais uma prefeitura Municipal do Maranhão anda fazendo farra com o dinheiro público. Em Centro Novo, o prefeito Arnóbio Rodrigues dos Santos, contratou a empresa Plena Serviços EIRELI-ME para prestar serviços terceirizados, não especificando-os, durante o prazo de um ano.

O valor total do contrato, assinado no dia 24 de junho é de R$ 2.029.011,60 (Dois milhões, vinte e nove mil, onze reais e sessenta centavos), ou seja, a empresa vai receber mensalmente a quantia de quase R$ 170 mil, para que mesmo ninguém sabe.

No ano passado o Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) propôs ação de improbidade contra o prefeito Arnóbio, por irregularidades na aplicação de recursos provenientes do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

Na época o gestor foi acusado de cadastrar unidades falsas e realizar pagamentos indevidos, juntamente com seus secretários causando um prejuízo de R$ 288 mil aos cofres públicos.

Abaixo, você confere a resenha do contrato milionário firmado pela Prefeitura de Centro Novo do Maranhão, publicado no dia 21 de julho no Diário Oficial do Estado.

CENTRO NOVO

Contatos

E-mail: assessoriaavancada@live.com
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094
Publicidade

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.
Publicidade