Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Celulares piratas serão bloqueados por operadoras a partir de 2013

Brasil
 

Um sistema em implantação nas centrais de operação das quatro principais empresas de telefonia móvel do país restringirá, a partir do primeiro trimestre de 2013, o uso de celulares piratas.

Programa vai identificar aparelhos não homologados pela Anatel. Foto: Reprodução

Programa vai identificar aparelhos não homologados pela Anatel. Foto: Reprodução

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Sinditelebrasil – sindicato que representa as teles – no entanto, não sabe informar quantos aparelhos piratas estão em operação hoje no país. A Telefônica/Vivo, TIM, Claro e Oi pretendem investir mais de R$ 10 milhões para bloquear os equipamentos piratas.

Com a medida, as empresas do setor esperam reduzir o número de reclamações contra o serviço – segundo as operadoras, esses aparelhos são de baixa qualidade e costumam ter mais queda de chamadas, o que contribui com as queixas às centrais de atendimento.

O programa que vai bloquear os piratas funciona por meio do reconhecimento do código de identificação que todo celular possui, o chamado IMEI, captado pela central das companhia quando realiza-se uma chamada. Esse procedimento vai ser feito quando um usuário cadastrar um novo chip, o que é necessário para habilitar a linha e realizar as ligações.

Se um pirata for identificado pelo programa, a operadora avisará a pessoa que a habilitação não vai ser possível e o motivo.

Para impedir que o cliente use um celular homologado para fazer o cadastro do chip e depois troque por um pirata, o sistema também vai passar a acompanhar o IMEI dos aparelhos usados por todas as linhas habilitadas a partir do primeiro trimestre do ano que vem. Entretanto, quem já tem um chip habilitado, e utiliza um aparelho ilegal, vai poder continuar usando após a entrada em operação do sistema, pois eles não vão ser reconhecidos.

21 comentários em “Celulares piratas serão bloqueados por operadoras a partir de 2013”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. RSP

    Vai ser dificil, vou aguardar.

  2. Cleudimir Adler

    Elas deveriao se preocupar com qualidade dos serviços que uma merda!!

  3. Celulares piratas serão bloqueados por operadoras a partir de 2013 | Diário do Grajaú

    [...] Fonte: Blog Luis Cardoso [...]

  4. Operadoras pretendem estabelecer reserva de mercado de celulares. | Inacio Vacchiano

    [...] Celulares piratas serão bloqueados por operadoras a partir de 2013 [...]

  5. anderson

    eles deveriam se preocupar é com os serviços mesmo, realmente tens uns piratas de baixa qualidade, porém tem outros de boa qualidade, dessa forma eles querem nos aprisionar nos preços altos dos aparelhos supostamente nacionais de origem chinesa…

  6. Evilázio Rosa

    Acho bom eles se preocupa com qualida assim poderiam aproveitar e colecar a velocidade da internet que pagamos e eles nos mandam outra de pessima qualidada, poderiam baixar os preço das ligações que por sinal é de pessima qualidade tambem e enfim se é qualidade que eles se preocupam poderim começar pelos proprias operadoras. Concordam?!. Abraço a todos.

  7. Fabio de almeida

    Paisinho de porcaria querendo impedir nosso direito.

  8. Antonio Alcides Rocha

    Os turistas que vem ao Brasil que não tiverem aparelho homologado pela ANATEL, terão seus aparelhos bloqueados? como fica os torcedores e participantes da copa do mundo 2014 e jogos olimpicos 2016,? terão que adquirir aparelhos homologados pela ANATEL????????

  9. Ricardo

    Ao final de contas, o que é celular pirata? o que não é homologado? e como fica quando viajamos ao exterior e compramos um celular? E os celulares importados legalmente? Olha, tem tantas perguntas neste assunto que tenho minhas sérias dúvidas que isto seja implantado, mesmo porque o IMEI pode ser alterado facilmente modificando o firmware do aparelho.

  10. Mauricio Micoski

    Como saber se um celular comprado no exterior vai funcionar aqui? Por exemplo, um Iphone ou um Galaxy comprados em uma vigem aos EUA podem não funcionar na volta?

  11. Leo

    Vamos dizer não ao Bloqueio de celulares não homologados pela Anatel
    A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Sinditelebrasil (sindicato que representa as teles) resolveram bloquear IMEI (do inglês, “International Mobile Equipment Identity, algo como Identidade Internacional de Equipamento Móvel) de todos celulares não homologados pela Anatel com a desculpa que os telefones xing-lings (chineses) estão dando um numero grande de reclamações para as operadoras.
    De agora em diante, se você for cidadão brasileiro em viagem para fora do país e quiser comprar um telefone, não vai poder comprar qualquer um; só telefones homologados pela Anatel . Se comprar por exemplo, um telefone desbloqueado Top de linha na Europa, America do Norte ou na Ásia, sem que estes sejam importados ou fabricados (montados) aqui no Brasil, este telefone não funcionará, apesar da boa qualidade do aparelho e o fato que este aparelho ser vendido pela TIM Vodafone T-Mobile e outras operadoras GSM grandes do mercado mundial. Se um cidadão estrangeiro executivo ou jornalista vier a trabalho também não vão poder usar o seus telefones aqui no Brasil .
    Esta é uma nova maneira de criar uma reserva de mercado que só interessa as operadoras nacionais que já vendem a maioria dos telefones e Smart Phones do mercado. Vamos dizer não a este absurdo !

    Por favor, assinem esta petição para impedir este absurdo

    ttp://www.change.org/petitions/ministro-das-comunica%C3%A7%C3%B5es-paulo-bernardo-silva-n%C3%A3o-bloquear-o-imei-de-telefones-celulares-comprados-ou-vindo-do-exterior-2?utm_source=guides&utm_medium=email&utm_campaign=petition_created

  12. ivan

    tomara que os koreano vem pra ká fuder com essa merda de paiz

  13. ivan

    morre dilma do diabo

  14. ivan

    todos esse poiliticos tem a mãe na zona

  15. fernando dias dos reis

    esse fdp querem mais dinheiros que os brasileiros pagam mais impostos com essa merda de copa do mundo brasil esta afundando nas dividas arrumando estadios investindo bilhões e nem retorno vai dar
    meu DEUS vai virar uma catastrofe depois desta copa do mundo , brasil vai virar um pais mais pobre de todo mundo

  16. sueli

    Ilario eles cumparem os celulares estrangeiros de ser a causa dos poblemas de queda de sinal ,eles que nao tem competencia nenhuma para nos oferecer um sinal de qualidade e esta procurando algo para por a culpa,ai ta nos vamos ser obrigados a ter um aparelho original e se o poblema continuar qual sera a disculpa deles.

  17. francieli

    morre dilma volta de onde vc veio

  18. Luiz Vanini Dutra

    Mais uma forma sem base de abusar do consumidor. Não se vê falar em melhoria de qualidade e investimentos para tal. Todo o dinheiro arrecadado no Brasil, vai para os Países de origem das operadoras. O governo, os politicos e o poder judiciario nada faz para reverter o caso. A Embratel deveria reassumir as empresas de telefonia que não são capazes de cumprir com suas obrigações contratauais, de quando adquiriram o direito de explorar esse rico mercado do País.

  19. Clovis

    Eu acho que isso e golpe para as empresas venderem celulares , pois os importados sao mais baratos , tudo bem que nao tenham tanta tecnologia , mas tem pessoas que nao podem comprar o celulares que sao oferecidos a preços absurdos e alias os serviços sao disponibilizados para os chips das operadoras , porem existe a ganancia e o oportunismo de querer enfiar guela a baixo das pessoas em satisfazer seus proprios desejos de arrancar dinheiro do povo provocando esta palhaçada de bloquear os aparelhos mais simples de quem nao tem condiçoes de comprar um mais evoluido, ao inves de se preocuparem em ajudar a populaçao preferem castiga -las
    O governo ao inves de olhar para o povo nos hospitais morrendo a mingua sem socorro , pois para passar no medico e fazer exames tem que aguardar meses pela consulta e muitas vezes nao tem o remedio disponivel e agora fica se preocupando com celular importado investido milhoes para bloquea – los , tomem vergonha na cara e vao tomar conta direito do pais pois as pessoas estao precisando de socorro.

  20. Miqueias Santos

    Olha não sei neim o que falar sobre esse assunto,
    Fico Abismado com isso pois os celulares Nacionais são o Dobro do preço de um internacional
    como as mesmas configurações.

    Sem Palavras!

  21. Antonio

    não tem poblema os chines da um geitinho para fociona asim mesmo

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários


Contatos

E-mail: assessoriaavancada@live.com
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094
Publicidade

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.
Publicidade