Por Abdon Marinho

Até onde minha memória alcança, acho que desde que Leon Trótski recebeu o golpe fatal de picareta na Cidade do México em agosto de 1940, não via um tratamento tão terrível quanto o que agora desfere a malta petista contra uma ex-companheira de partido, Marina Silva.

A sanha desconhece qualquer limites que seria impostos pela ética se a possuíssem. Não se discute aqui possíveis contradições que possa existir nos posicionamentos da candidata, isso é legitimo, faz parte do jogo. O que se questiona é a tentativa de desqualificar a pessoa, o ser o humano, usando para isso todo tipo de jogo rasteiro, mentiras, esquadrinhando a vida pessoal, etc.

Na história política recente do país nunca se fez tanto contra uma candidatura quanto o partido faz hoje com sua ex-filiada. O programa eleitoral não apenas mente ou falseia fatos, ele tentam colocar na cabeça dos eleitores ideias, conceitos sem qualquer fundamento – conduta vedada pela legislação eleitoral – criando nos eleitores estados mentais contra a candidata socialista, que sem o mesmo espaço da candidata oficial não tem como rebater as mentiras e inverdades. Mais que isso uma horda de militantes, pagos, a grande maioria com dinheiro público, segue disseminando essas mesmas mentiras por todos os demais meios de comunicação.

Embora para os arautos deste tipo de política o que importe seja o resultado final, a vitória da candidata oficial. Caso ganhem a eleição, será uma vitória vergonhosa, construída nos alicerces da desonra. Eleição só apaga fatos e ofensas para os que vivem à sombra do poder, para aqueles que dele necessita para sobreviver, para o resto da sociedade, até daqueles que se deixarem enganar, ficará a certeza de que participaram da mais sórdida campanha já realizada contra uma pessoa.

Leio que Marina chorou ao saber de uma conduta do Sr. Lula em relação a ela. Diferente de quase todo mundo que o conhece, que convive ou conviveu com ele, ignorava que ele, na verdade, é um dos artífices do mar de lama que jogam sobre ela todos os dias.

Entendo como se sente, é triste ver a verdadeira face de alguém a quem ela tinha por líder, alguém com um passado bem parecido com o seu e que, na luta do poder pelo poder, ignora qualquer traço de decência que possa um dia ter tido. Diferente do que pensava a candidata, talvez por nunca ter querido ver quem era verdadeiramente o cidadão, ele é capaz de tudo pelo poder, passar por cima de qualquer um, da história, dos fatos, de fazer os mais escusos acordos se isso lhe render alguma vantagem.

O desespero dos que estão no poder ante a possibilidade de virem a perder, faz revelar a candidata socialista e ao PSB – acho que só eles tinham dúvidas quanto ao caráter deles –, quem são de fato. No meu tempo de militância no partido sempre fui contra esse alinhamento automático do PSB ao PT. O tempo mostra que estava certo.

Até o último minuto, quando o partido não tinha qualquer possibilidade de vir a ganhar a eleição e que eles poderiam arregimentar as lideranças para o projeto de poder que estão, eram mensuras. O Sr. Lula verteu lágrimas no velório de Eduardo Campos há um mês. Até então cogitavam do PSB voltar a apoiá-los. Foram atrás das lideranças do partido para isso.

Malgrado o acordo, apresentada a candidatura de Marina Silva, começaram a desqualificar – por todos os meios sujos que possuem –, o partido que durante anos foi aliado de primeira hora, régua de seu compasso. A revelar o nível de mau-caratismo, começaram a desconstrução da candidatura e do partido, pelo morto recém-chorado por suas maiores lideranças. Baixou o morto à fria sepultura, os governistas começaram a destruir sua biografia.

Não pensem que faziam isso por apreço à verdade. O propósito era, a partir dos percalços do morto, atingir a sua sucessora na disputa. Vejam a que ponto chegaram, usar um morto para atingir a honra do vivos. Os sites mantidos com as verbas fizeram esse serviço, que de tão sujo é inqualificável, com esmero, basta uma ligeira pesquisa para verificar o que digo.

Não tendo conseguido seu intento, partiram contra a própria candidata. E pasmem, contra ela pesa até a acusação de ser cristã, de acreditar em Deus. Não pensem que digo um absurdo. Para alguns setores da sociedade, por Marina acreditar em Deus, ser cristã ela é retratada como retrógrada, criacionista, fundamentalista, etc., vejam a falta de pudor. Mas a desfaçatez não conhece limites: Enquanto fazem isso, correm para “babar” todo tipo de pastor e líder evangélico atrás de seus votos. Quer dizer que Marina, apenas por ser cristã, evangélica é criacionista mas os pastores, padres e bispos a quem apelam, não são?

Acho que a candidata tem erros sim. O principal deles é ter acreditado até depois da última hora na decência de seus ex-companheiros de partido a ponto de vir a chorar ao saber do seu ex-líder foi capaz de dizer. Acho que ela é uma das poucas pessoas no Brasil, que participa da vida política do país a acreditar que o Sr. Lula, talvez até a Sra. Dilma, Sr. Dirceu e demais líderes, não tenham tido nada com a tal história do mensalão ou agora com o lamaçal que traga a Petrobras.

Talvez por isso, já naquela época tenha lhes dado o crédito de confiança para permanecer no governo, que já há muito houvera se afastado de quaisquer conceitos éticos. Ela deve ter sido uma das poucas pessoas a ter acreditado que o Sr. Lula fora traído, conforme ele mesmo disse naquele pronunciamento à nação. Na verdade traídos foram os cidadãos brasileiros.

Acredito que agora Marina tenha se dado conta que não deveria continuar a emprestar seu nome a causa do partido. Aquela altura, em 2005, ela já era reconhecida internacionalmente pelas causas que defende. A comunidade internacional, embora duvidando dos propósitos do partido, via nela uma fiadora das boas intenções. Assim como o PSB, ela foi usada esses anos todos.

Outro dia foi divulgado que o Sr. Dirceu teria dito que Marina era o Lula de saias. Depois ele teria negado. Em todo caso, estaria errado. A história de Marina não pode ser confundida com a história de Lula. A dela é bem mais sólida. Diferente dele, trabalha desde sempre enquanto que ele, na primeira oportunidade, se encostou em um sindicato e de lá nunca mais saiu para dar um prego numa barra de sabão.

Enquanto a biografia de Marina é inatacável em todos os aspectos, as notícias que nos chega é que o Sr. Lula cede a todo tipo de chantagem para não ser engolfado nos escândalos que vão desde roubo do dinheiro público, desvio de divisas até a assassinato.

Os ataques que ele faz a candidata que pode cessar o seu projeto de poder, também é fruto da inveja que sente de Marina. Ele não se conforma com o fato dela ter uma biografia muito mais bonita que a sua. Dela possuir caráter e ele não. Dela ser reconhecida internacionalmente enquanto que ele tem que negociar com os piores bandidos aqui dentro. Só o poder e a inveja faz pessoas praticarem atos tão mesquinhos e sórdidos.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...
A vítima, o promotor de Justiça aposentado Raimundo Reis Vieira, de 85 anos, foi abordada por ...
“Houve a prática do crime de feminicídio, porque da maneira como ele descreveu a dinâmica dos ...
A Polícia Civil do Maranhão, por intermédio da SECCIONAL NORTE, vinculada a Superintendência de Polícia Civil ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.