Publicidade

Luis Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Bancada do MA quer 300 mi do Ministério da Integração para enfrentar as enchentes

Judiciário
 

Bancada do Maranhão

A bancada do Maranhão no Congresso Nacional vai pedir hoje ao presidente da Câmara, Michel Temer, a instalação imediata de uma comissão externa para verificar os problemas causados pelas enchentes no Maranhão. A iniciativa foi aprovada pela bancada a partir de requerimentos que foram apresentados pelos deputados Domingos Dutra e Flavio Dino. Ontem, em reunião com o coordenador da bancada, deputado Sarney Filho (PV), os parlamentares apontaram como prioridade a liberação de R$ 300 milhões para que o estado possa enfrentar os prejuízos causados pelas enchentes e atender os mais de 60 mil desabrigados.

Participaram da reunião o senador Epitácio Cafeteria (PTB), os deputados Cleber Verde (PRB), Domingos Dutra (PT), Ribamar Alves, Flavio Dino (PCdoB), Pedro Novais (PMDB), Pedro Fernandes (PTB), Davi Alves (PDT) e Pinto Itamarati (PSDB).

Sarney Filho garantiu que todo esforço será feito para ajudar o Maranhão e alertou para dos problemas causados pelas mudanças climáticas. “As chuvas sempre causaram estragos, mas com as mudanças no clima, estamos vendo em todo o país catástrofes muito graves, como esta, o que exige uma mudança de comportamento das pessoas e também das políticas públicas para impedir desmatamentos, ocupação desordenada do solo e poluição dos rios, entre outras agressões ao meio ambiente”, afirmou o deputado.

Os parlamentares decidiram marcar reuniões nos próximos dias com os ministros da Integração, Geddel Vieira Lima, das Cidades, Márcio Fortes, da Saúde, José Gomes Temporão e dos Transportes, Alfredo Nascimento.

O senador Cafeteira defendeu como prioridade o encontro com o ministro da Integração para liberação de recursos. “Quando houve a tragédia de Santa Catarina o governo liberou mais de R$ 1 bilhão em pouco tempo e queremos agora o mesmo tratamento para o Nordeste”, afirmou o senador.

O deputado Flávio Dino ressaltou que os recursos do Ministério da Integração foram disponibilizados pela Medida Provisória 461 que aprovou crédito extraordinário para os estados. “O dinheiro está lá e precisamos nos mobilizar para que o dinheiro possa chegar logo ao estado”, afirmou o deputado.

O deputado Pedro Fernandes quer a presença de uma equipe da TV Câmara para acompanhar a comissão externa na viagem ao Maranhão, a exemplo do trabalho que foi feito com os parlamentares que estiveram no Pará para avaliar os danos das enchentes.

Já o deputado Cleber Verde alertou para os problemas nas rodovias 316 e 322 com a ameaça de rompimento da barragem de Flores, em Joselândia. “Temo que possa ocorrer uma situação mais grave, caso a barragem não sofra reparos urgentes”, alertou o deputado. Ribamar Alves citou problemas sérios nas estradas do interior e defendeu a ajuda às famílias que além de estarem desabrigadas, perderam suas culturas de subsistência com as chuvas.

Fonte: Imirante

Um comentário em “Bancada do MA quer 300 mi do Ministério da Integração para enfrentar as enchentes”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. Araújo

    Certo. É muito válida a iniciativa. a população maranhense todos os anos demosntra ser solid´rio não só com seu povo nativo masi como seus demais irmãos nacionais. Além do mais faz demosntração de que é dever de toda a sociedade estar irmanados em esforços comuns para o atendimento imediato às vítimas, em primeiro momento, assegurando alimentação e atendimento médico/hospitalar (medidas assistencialistas) com eficácia e sem burocracia. Mas te pergunto cardoso. A bancada já tem um planejamento concreto do que vão executar?

    Pois, primeiro, o que se constata é que durante anos(século passado) a barragem dos Flores não vem tendo manutenção adequada;

    Segundo, as cidades que sofrem com as enchentes não tem um plano diretor implantado, plano de desenvolviento urbano previstos desde CF88, suas terras, na maioria, não estão regulamentadas. Aliás, o que deveria ser obrigatório nas cidades com população a partir de 20.000 hab e em cidades com pontenciais turísticos, ou seja, aplicação do Estatuto da Cidade. Deveria era ser crucial nestas cidades ribeirinhas;

    Terceiro, os tribunais (TCE/TJ) e MP, a exemplo de Santa Catarina, devem interagir e cobrar o fiel cumprimento da lei, pois a população é que sofre por desconhecer as informações, a qual dificulta a fiscalização por estes;

    Quarto, não basta só decretar estado de emergência e calamidade pública é preciso exigir destes gestores público a elaboração de plano de ação ou contigências no que for condizente ao Estatuto da Cidade;

    Quinto, tirar fotos e imagens de distribuição de cestas básicas, colchões, filtros, sonegação destas distribuições para alguns desabrigados em virtude de políticas, etc.. é crime eleitoral;

    A DEFESA CIVIL NACIONAL (sc) JÁ TEM EXPERIÊNCIA SUFICIENTE DE COMO FOI MONTADO E ADOTADO AS AÇÕES EM CONJUNTO COM ÓRGÃOS PÚBLICOS.VEJA.

    http://www.tce.sc.gov.br/web/noticias/noticia/1976

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários


Publicidade

Enquete

Neste primeiro ano do governo Roseana, qual a Secretaria que mais teve papel de destaque?

VotarResultados
Carregando ... Carregando ...

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.