Com a reta da final da eleição se aproximando, o clima vai esquentando entre as duas principais candidaturas que polarizam a disputa de governador do estado. Para aumentar o acirramento, pesquisas vêm sendo divulgadas quase diariamente e números bem distintos vem sendo apresentado. Essa semana, o instituto DataM e WI, apresentaram novos números.

A DataM foi a primeira apresentar uma nova pesquisa no dia 9 de setembro. De acordo com os números apresentados, apontaram Flávio Dino (PCdoB) 58,2%, Lobão Filho (PMDB) 24,6%, Zeluis Lago (PPL) 0,5%, Luís Antônio Pedrosa (PSOL), Josivaldo Corrêa (PCB) e Saulo Arcangeli (PSTU), tiveram cada um 0,3%. Cerca de 6,2% dos eleitores pretendem votar branco ou nulo e 9,5% não sabem.

O Instituto DataM foi a campo entre os dias 5 e 8 de setembro e colheu as intenções de voto de 1.500 maranhenses. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada sob o número 0044/2014.

Na sexta-feira (12) foi a vez do instituto WI, divulgar novos números. Contratada pela Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, o cenário apresentado foi o seguinte: Flávio Dino com 43,6%, Lobão Filho com 33%, Zéluis Lago com 1,7%. Os demais candidatos – Saulo Arcangelli (PSTU), Josivaldo Correa (PCB) e Antônio Pedrosa (PSOL) – não conseguiram atingir 1%. Brancos e nulos somam 3,1% e os indecisos chegam a 16,7%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 de agosto a 08 de setembro, em 45 municípios, onde ouviu 1.500 eleitores. O levantamento tem margem de erro de 2,5% e foi registrada sob o protocolo MA-043/2014.

Os números apresentados pelo instituto WI se aproximaram dos números do Ibope divulgados no último sábado (6). De acordo com a pesquisa nacional, a corrida pelo Governo do Maranhão está mais equilibrada que se imaginava. O candidato, Flávio Dino, aparece em primeiro com 42% contra 30% do candidato Lobão Filho, ou seja, a diferença é de apenas 12%, aproximadamente, para o pleito de 05 de outubro. Antônio Pedrosa (PSOL) é o terceiro colocado com 2%, os outros três candidatos – Saulo Arcangelli (PSTU), Zéluis Lago (PPL) e Josivaldo Correa (PCB) – possuem 1% cada um dos concorrentes. Brancos e nulos somam 5% e indecisos chegam a 18%.

A pesquisa IBOPE foi contratada pela TV Mirante, atendendo recomendação da TV Globo, e foi realizada entre os dias 01 e 06 de setembro. O levantamento ouviu 1.204 eleitores e foi registrado sobre o protocolo MA-0040/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e no Tribunal Superior Eleitoral sob protocolo BR-00542/2014. A margem de erro da pesquisa é de 3%.

Análise da notícia

A guerra de pesquisas travadas no Maranhão, levanta questionamentos no eleitorado maranhense. Em quem acreditar? Afinal um instituto apresenta uma diferença de mais de 30 pontos entre os dois principais candidatos na disputa do governo, por outro lado outros números apresentam uma diferença que oscila entre 10 e 12 pontos.

É fato que alguns desses institutos devem sair desmoralizados quando as urnas forem abertas, afinal a diferença apresentada entre DataM, Exata, Amostragem, Econométrica, Ibope e o WI é muito maior que os tradicionais 3% da margem de erro apresentada a cada pesquisa.

Porém o mais prejudicado não serão os donos de institutos, contratantes e muito menos os políticos vitoriosos e derrotados, mas sim a população que mais uma vez fica na dúvida em quem confiar, diante de metodologias e números tão distintos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão que aparentemente deveria ser o órgão responsável pela fiscalização dessas pesquisas, parece não tomar conhecimento e deixar correr solto o registro e divulgação dos números.

O eleitor mais uma vez tem que ficar com atenção redobrada, além de prestar bastante atenção na história e propostas dos candidatos, deve ficar atento as possíveis manipulações de pesquisas eleitorais no estado.

Por Diego Emir, O Imparcial


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.