Do G1, MA Por Lucas Vieira e Raquel Soares

Quinze presos morreram no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, e 105 fugiram em 2014, segundo informações do Sindicato dos Servidores do Sistema Penitenciário do Maranhão (Sindspem-MA), e da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap). Veja a cronologia dos fatos ocorridos em 2014 que culminaram na atual crise no sistema prisional do Maranhão.

17 de setembro de 2014 – Treze detentos escaparam do Complexo de Pedrinhas na quarta-feira (17), após cavarem um túnel. As imagens foram cedidas do G1 por policiais. O então secretário Sebastião Uchoa conversou com o G1, e afirmou que uma vistoria geral foi realizada no sábado (13) e nada foi encontrado.

No mesmo dia, horas mais tarde, uma nova tentativa de fuga foi registrada em Pedrinhas. Desta vez, na Casa de Detenção. As imagens foram mostradas pelo repórter Alex Barbosa e o cinegrafista Miguel Nery, da TV Mirante, ao vivo, pela GloboNews. Presos pularam o muro da unidade e foram cercados por policiais.

15 de setembro de 2014 – O diretor da Casa de Detenção (Cadet) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, Cláudio Barcelos, foi preso por suspeita de facilitação de fugas de detentos, em troca de dinheiro, segundo informações da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) do Maranhão.

No fim da tarde, o Pastor Noleto Gomes da Silva assumiu o cargo de Cláudio Barcelos. O novo titular da Cadet era o diretor do Centro de Triagem, também em Pedrinhas.

14 de setembro de 2014 – Eduardo César Viegas Cunha foi encontrado morto, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O corpo do preso foi achado na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), enrolado em um lençol e com sinais de esfaqueamento.

11 de setembro de 2014 – Um rapaz identificado como Danley Rego da Conceição, de 19 anos, foi preso na madrugada de quinta-feira (11), em uma estrada em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís. Segundo informações da Polícia Militar, ele é um dos quatro suspeitos de roubar o caminhão usado para atingir o muro do Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e abrir um buraco por onde fugiram trinta e seis detentos na noite de quarta-feira (10).

10 de setembro de 2014 – Trinta e seis presos fugiram do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís. Inicialmente, a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) havia divulgado que apenas seis detentos tinham conseguido fugir. Outros quatro ficaram feridos na tentantiva de fuga, e um foi recapturado. A fuga ocorreu após um grande buraco ser aberto no muro do presídio. Integrantes de uma quadrilha usaram um caminhão, roubado no bairro Cidade Operária, para quebrar o muro da unidade.

04 de setembro de 2014 – Um tumulto na Penitenciária de Pedrinhas deixou quatro pessoas feridas. O detento Thiago Costa do Santos, de 25 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Municipal Clementino Moura (Socorrão II). Outros detentos se envolveram no tumulto e ficaram feridos.

03 de setembro de 2014 – Princípio de rebelião foi registrado no Presídio São Luís II, em Pedrinhas. Para conter a movimentação, foram deslocados homens do Grupo Tático Aáreo (GTA), Grupo Especial de Operações Policiais (Geop) e Batalhão de Choque da Polícia Militar do Maranhão. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), alguns presos teriam ateado fogo em colchões da unidade prisional. Eles queriam um grupo do estado para negociar reivindicações, o que foi atendido. Uma comissão da Sejap foi deslocada para o local, com representantes da Corregedoria, Ouvidoria e secretarias-adjuntas.

28 de agosto de 2014 – Marcos Paulo Santos Sales, de 29 anos, foi achado morto no Centro de Triagem de Pedrinhas, em São Luís. Segundo a secretaria, o preso teria sido assassinado por outros detentos.

23 de agosto de 2014 – Horário de visitas terminou em tumulto na Penitenciária de Pedrinhas em São Luís. De acordo com a Sejap, dois detentos teriam simulado mal-estar e sido levados a um hospital. Na volta, ao serem reconduzidos às celas, os presos teriam avançado sobre agentes e monitores.

14 de agosto de 2014 – Corpo de detento foi encontrado enterrado no Presídio São Luís 1. Rafael Alberto Libório Gomes, de 23 anos, estava enterrado na área da carceragem.

07 de julho de 2014 – O detento Luis Abreu de Araújo foi encontrado morto na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas.

02 de julho de 2014 – Terceiro preso foi achado morto em menos de 48h em Pedrinhas. Jarlyson Belfort Cutrim, de 21 anos, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Maranhão.

01 de julho de 2014 – O preso Jhonatan da Silva Luz foi encontrado morto no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O corpo de Jhonatan foi localizado após o período de visitas. Jhonatan estava preso por porte ilegal de arma e havia dado entrada na unidade prisional no dia 5 de junho.

30 de junho de 2014 – Fábio Robert Costa Pereira foi encontrado morto por agentes penitenciários no Centro de Triagem do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Ele apresentava sinais de enforcamento.

23 de maio de 2014 – Um princípio de motim foi contido na CCPJ de Pedrinhas. Detentos do Bloco C tentaram invadir o Bloco D, onde estariam rivais. Não houve feridos, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária.

18 de maio de 2014 – O detento Jean Araújo Pereira, de 19 anos, foi encontrado morto na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ). O corpo do preso foi encontrado durante vistoria, por agentes penitenciários.

14 de abril de 2014 – O detento André Valber Mendes foi encontrado enforcado no Centro de Detenção Provisória (CDP), em Pedrinhas. Ele cumpria pena por assalto.

13 de abril de 2014 – O detento Wesley Sousa Pereira foi achado enforcado na bloco D, no Presídio São Luís I, em Pedrinhas.

12 de abril de 2014 – João Altair Oliveira Silva foi encontrado morto no corredor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), com perfurações pelo corpo.

01 março de 2014 – O preso Pedro Elias Martins Viegas foi encontrado morto no Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Segundo a Sejap, ele foi encontrado sentado em cima de um balde, com marcas de esganadura no pescoço.

06 de fevereiro de 2014 – Após revista rigorosa, presos iniciaram um motim no Complexo de Pedrinhas, nos Presídios São Luís 1 e 2. A tensão começou durante a revista de parentes de detentos. Vinte e dois celulares foram encontrados pelos agentes, além de várias armas brancas. Em seguida, os detentos começaram o motim, quebraram as grades de algumas celas e atearam fogo em colchões. De acordo com a Sejap, a situação foi rapidamente controlada.

23 de janeiro de 2014 – Nova tentativa de motim foi registrada no Complexo de Pedrinhas. Presos queimaram objetos no Centro de Detenção Provisória (CDP). O motim teria acontecido após vistoria em celas, segundo a Sejap. Houve uma revista às celas, onde foram encontrados cerca de 40 armas artesanais. Revoltados, os detentos teriam revidado, jogando pedras nos policiais e queimado quatro colchões. Para controlar o tumulto, a polícia utilizou bombas de efeito moral. Ninguém ficou ferido.

16 de janeiro de 2014 – Um princípio de tumulto foi registrado no bloco A da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap), grades das celas foram serradas mas a situação foi controlada.

02 de janeiro de 2014 – Primeira morte foi registrada no ano de 2014 no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O preso Josivaldo Pinheiro foi encontrado estrangulado no Centro de Triagem. No mesmo dia, o detento Sildener Pinheiro Martins foi assassinado. O corpo foi encontrado em uma cela do Centro de Detenção Provisória (CDP).


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.