Publicidade

Luís Cardoso – Bastidores da notícia

Bastidores de notícias de política, judiciário, crime e esportes.

Busca em todo o site

Ficha limpa: três cidades do Maranhão podem ter novas eleições para prefeito

Política
 

Levantamento feito pelo Blog do Luís Cardoso, com base em dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que três municípios do Maranhão podem realizar novas eleições para escolher um novo prefeito.

O novo pleito seria por causa da grande quantidade de votos recebidos por políticos barrados pela ficha limpa e outras irregularidades.

Amarante. Em Amarante do Maranhão, por exemplo, a atual prefeita do município, a nepotista Adriana Ribeiro (PV), que obteve mais de 50% dos votos, está com a candidatura sub-júdice, por suspeita de crime eleitoral. Adriana Ribeiro obteve 9.678 votos, não considerados ainda válidos pela Justiça Eleitoral.

Adriana Ribeiro teve o registro da candidatura negado por ter concedido reajuste salarial aos servidores da educação durante o período de campanha, o que é proibido por lei. Ela recorreu ao TRE, mas o processo ainda não foi julgado.

Ainda em Amarante, a outra candidata, Joyce Marinho (PSD), que substituiu o candidato Marconi Duailibe, enquadrado na lei da Ficha Limpa, obteve 8.972 votos, que representam 44, 58 % mas como não alcançou metade mais um dos votos válidos não pode ser declarada eleita.

Segundo o Justiça Eleitoral, a situação vai permanecer indefinida até o julgamento da situação de Adriana Ribeiro. Caso ela não consiga manter o registro da candidatura no TRE ou no TSE, o que é dado como certo, haverá uma nova eleição em Amarante.

Boa Vista do Gurupi. Em Boa Vista do Gurupi,  a situação é mais complicada. Com uma votação expressiva, Antônio Batista (PSDB), foi eleito prefeito do município, com 94,70% dos votos válidos.

De acordo com o que consta no Divulga, 53,55% dos votos nominais estão aparecendo como anulados. Grande parte deles é provável que seja do candidato opositor, o Valmir Oliveira (PMDB).

Ex-prefeito, Valmir Oliveira teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral, que decidiu pela suspensão da candidatura com base em condenação do Tribunal de Contas da União – TCU, por falta de execução de obras financiadas pela Funasa e Ministério da Educação.

Mesmo considerado ficha-suja, Valmir Oliveira seguiu na disputa e teve seus votos computados, mas até o momento, não divulgados, aguardando decisão contrária.

Mirador. Já em Mirador, o atual prefeito, Dr. Joacy (PPS), conseguiu sua reeleição com 6.065 votos, 100% dos votos válidos.

De acordo com dados do sistema de divulgação de votos do TRE, o Divulga, ele teve 28 votos a mais do que o total de nulos.

Mesmo que o seu principal concorrente, Pedro Abrão (PV) tenha conseguido a maioria desses votos que aparecem nulos, ele continua figurando como eleito, mas, sem esse percentual exagerado.

28 comentários em “Ficha limpa: três cidades do Maranhão podem ter novas eleições para prefeito”

Se quiser fazer uma citação desse artigo no seu site, copie este link

  1. João

    Olá Luis Cardoso…Tudo indica que haverá nova Eleição também em Maracaçumé, por conta de Processo que ainda falta ser Julgado no Tribunal Superior Eleitoral – TSE – Brasília do candidato eleito Chico Velho e ainda por conta de CRIME FLAGRANTE DE COMPRA DE VOTOS do Candidato Gal, processos os quais, já estão sendo ingressando na Justiça Eleitoral. Aguarde !!!

  2. Renato

    Meu Caro Cardoso. No municipio de Nova Colinas tambem pode haver segunda eleicao ou ate mesmo o 2º colocado assumir. Pois o prefeito eleito Dr. Elano do PRB está com processo em andamento no registro de candidatura. O mesmo possui dupla filiacao e tambem o partido pelo qual participou nao existe no municipio. Fato esse comprovado pelo TRE. Como na politica o jogo de interesse prevalece, ele conseguiu uma declaracao do presidente estadual do partido, dizendo que o partido existe sim no municipio e uma declaracao de desfiliacao do PSDB em Urucui-PI. Só que fonte segura garante que o TRE-MA possui uma certidao no qual o mesmo nao se desfiliou em prazo habil. O certo é que na 1ª instancia (105ª ZE-Balsas) o mesmo teve o registro indeferido. Recorreu a 2ª (Sao Luis) foi deferido. O MPE recorreu a 3ª (Brasilia) agora estao aguardando. Pode haver uma reviravolta ou nao neste caso. Eu ja tinha denunciado este caso muito antes da eleicao aqui no seu blog. É esperar pra ver…

  3. TANIA TOMAZ

    TEM QUE MORALIZAR, LIMPA BRASIL.

  4. Joel

    Esta matéria não está investida? Pelo que Eu sei! Valmy Oliveira foi o mais votado para prefeito de Boa Vista do Gurupí.
    Antônio Batista apoiado pelo prefeito Manoel de Ozana foi o segundo colocado com uma votação bem pequena. No final, os votos de Valmy foram transferido ao Sr. Antônio Batista, já que o Sr. valmy Oliveira, pra justiça é ficha suja.
    A lei é clara, se tiver 50% dos válidos for nulo, haverá outra eleição sem a participação dos candidatos que estavam concorrendo.
    Em Boa vista do Gurupí é diferente, Valmy teve a maior votação, só que seus votos no final da apuração foram transferido p/ Antônio Batista, por o primeiro colocado teve contas rejeitada quando prefeito, sendo considerado ficha suja.
    Agora, quer dizer que os votos retirados do primeiro colocado são considerado nulos? ou então pertence ao primeiro colocado? Isso tá errado! Se for considerado nulo, tem que haver uma outra eleição sem os dois candidatos que estavam concorrendo.
    Pra que serviu a ficha limpa pra esta eleição?

  5. anderson

    pra bom entededor ficha suja sao os candidatos q ñ podem ser candidatos certo.se ocara conseguio ser candidato foi eleito sgnifica q ele ñ é ficha suja.se exite algum processo em aberto e n~foi jugado ele ainda ñ é ficha suja ate q se prove o o contrario. entao alguns comentarios aqui relacionados sgnifica conversa de perdedor correto.

  6. JOAO DE DEUS

    EM AMARANTE DO MARANHÃO, O TRIO DE DERROTADOS NAS ELEIÇÕES 2012, (DEP. ANTONIO PEREIRA, MARCONI GOMES, JOYCE MARINHO) PREGAM NA CIDADE QUE A SEGUNDA COLOCADA ASSUME O GOVERNO EM 2013, PURA MENTIRA, O MINISTERIO PUBLICO ELEITORAL JA DEU PARECER FAVORAVEL A PREFEITA REELEITA COM MAIS DE 50% DOS VOTOS VALIDOS, AGORA VEM O BLOG DANDO COMO CERTO, QUE A DECISÃO DO TRE E TSE SERÁ PELA REALIZAÇÃO DE NOVA ELEIÇÃO, ESSA AFIRMATIVA NÃO PASSA DE PRECIPITAÇÃO DO BLOGUEIRO.

  7. rosa

    O dr. Elano ganhou a eleicao com vasta maioria. ganhou no tre por 6 x 0. Nao teve recurso do mpe. Renato nao sabe o q esta falando!

  8. ESDRAS

    EU SOU MORADOR DE MAGALHÃES DE ALMEIA-MA E GOSTARIA DE VOCÊ DESSE UMA ATENÇÃO PRA NOSSA QUESTÃO AQUI NO NOSSO MUNICÍPIO, O CANDIDATO ELEITO SE CHAMA NETO CARVALHO MAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO, COM CONTAS DESAPROVADAS PELO TCE-MA, E AINDA HOUVE UMA COISA INEXPLICÁVEL NA NOSSA ELEIÇÃO, FOI A QUESTÃO DA ABSTENÇÃO ABSURDA DE 22% DO VOTOS NO GERAL, QUASE 3.000 VOTOS, UM ACONTECIMENTO HISTÓRICO QUE NUNCA HOUVE EM NOSSA CIDADE, ELE CONFISCOU OS TÍTULOS DO POVO PARA QUE OS MESMO NÃO PUDESSE SAIR NO DOMINGO E VOTAR, É UMA SUJEIRADA SÓ MEU CARO AMIGO, SE PUDER PUBLICAR ALGUMA COISA RELACIONADA NO SEU BLOG FICARIA MUITO AGRADECIDO…

  9. Joel

    O candidato mesmo sendo ficha suja ele pode se lançar candidato, a justiça não vai proibir que o candidato possa registrar sua candidatura. Se vai assumir é outros quinhentos.
    O comentário feito não é de perdedor! O que aconteceu lá foi Isso: ” o Valmy Oliveira foi o candidato mais votado com mais de 2000 mil votos de diferença do segundo colocado.
    Será que o eleitorado da cidade foi ensinado a votar em nulo? caso isso tenha acontecido, é a primeira vez que acontece no Brasil que Eu lembre.

  10. clesio

    é com muita tristeza que vejo a justiça ter que julgar situações que o povo seria o julgador, mas no maranhão e em especial, amarante do maranhão ao qual sou eleitor, o monopolio politico predomina, ficando o eleitor sem opção de tomar banho para votar. Pela minha falta de conhecimento juridico prefiro aguardar os julgamentos nas cortes estadual e federal. mas aqui vai a minha convicção, amarante se encaminha para uma nova eleição, não arrisco chutar quem são os candidatos.

  11. Justiça mantém eleição de candidato Ficha Suja em São Félix do Balsas

    [...] também: Ficha limpa: três cidades do Maranhão podem ter novas eleições para prefeito Justiça ainda acata ilegalidades nas eleições do Maranhão Barrados pela Lei da Ficha Limpa usam [...]

  12. Justiça mantém eleição de candidato Ficha Suja em São Félix do Balsas : Blog Joceilton Gomes

    [...] também: Ficha limpa: três cidades do Maranhão podem ter novas eleições para prefeito Justiça ainda acata ilegalidades nas eleições do Maranhão O Ficha Suja, Félix Martins Costa [...]

  13. luana@hotmail.com

    pura mentira… a oposição é quem é suja… e ta querendo inventar historia..kkkkkkkkkk coitadosssss sofre oposição que o costa é o prefeito

  14. raquel

    Stênio e socorrinha isso é coisa de vcs, pelo o que nós SAOFELENSE sabe quem é sujos sao vcs….A DEUS SOCORRO E STÊNIO até nunca mais,ja chega vão roubar no INFERNO….Se conformar que nós nunca mais votamos em vcs.AGORA É COSTA,E DEPOIS DE NÓS É NOS DE NOVO.vai casar outro meio para roubar e formar teus filhos SOCORRINHA.

  15. leite

    so acredito em ficha limpa vendo os ficha suja nao assumindo suas candidatura valeu!

  16. Sebastião Wolff

    MEU CARO BLOGUEIRO LUIZ CARDOSO, PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE O MESMO TIVESSE UM POUCO DE ATENÇÃO À MINHA CIDADE, SÃO JOSÉ DOS BASÍLIOS-MA, UM DOS CANDITADOS A PREFEITOS QUE TEM POR NOME DE WALTER RIOGRANDENSE FOI PEGO EM FLAGLANTE PELA POLICIA CIVIL, DÊ UMA OLHADA AÍ NO QUE DIZ O G1 DO MARANHÃO…Mais um caso referente à compra de voto foi registrado neste sábado (06/10/2012), no Maranhão. No município São José dos Basílios, um candidato a prefeito do município foi preso após a Polícia Civil cumprir mandados de busca e apreensão em residências e comitês de dois candidatos a prefeito da cidade. A ação foi registrada na 13ª Delegacia Regional, em Presidente Dutra, distante 346 km de São Luís.

    Foram seis pontos vistoriados por um grupo de 30 policiais, mas apenas em uma residência foi encontrado material suficiente para gerar provas para a prisão em flagrante do candidato.

    Foram recolhidos R$ 67 mil e listas com o título ‘passagens’. Ao lado dos nomes das pessoas desta lista, alguns campos estavam preenchidos com a sigla ‘pg’. A polícia acredita que seja referente ao pagamento feito a alguns supostos eleitores. Os policiais encontraram ainda cédulas separadas formando grupos de R$ 400 e R$ 500 com nomes de pessoas anexados.

    A operação começou às 6h deste sábado e por volta das 14h o candidato foi liberado após pagar uma fiança de R$ 15 mil. Ele vai responder em liberdade por compra de votos, previsto no artigo 299 do Código Eleitoral.

  17. juiz de carolina libera cand. ficha suja

    cardoso,aqui em carolina,o eleito e ficha suja!advogado mediocre,foi quem mais ganhou acoes contra a tim celular.bastava o cidadao entrar na justica,dizendo que nao tinha sinal,que o juiz dava r$3000,00 dedanos morais.a tim ja denunciou o juiz(aquele que deu uma surra num radialista que o chamou de ladrao)ao cnj!o eleito e ficha suja desde 2008,o mesmo juiz manteve seu processo engavetado durante 04 anos,e deferiu sua candidatura com liminar de 2008!a sociedade protestou e ele mandou o processo para o promotor,que provou que ele tinha sido citado(era essa a sua defesa)ai o juiz tambem o condenou ,acompanhando o promotor!uma semana depois,o juiz voltou atras e deu razao ao ficha suja,que pode continuar a sua campanha.acontece que ele e ficha suja,nao tem mais recurso,mas o juiz achou uma brecha para dar condicoes a ele.cardoso de uma atencao a esse situacao,pois so voce pra peitar esse juiz cara de pau!

  18. TOTBRITO@HOTMAIL.COM

    L.CARDOSO DOS PREFEITOS FICHAS SUJAS QUE EXISTENTE NO MARANHÃO O EX-PREFEITO DE BOA VISTA DO GURUPI.SR. FRANCISCO VALMIR DE OLIVEIRA E O + ENROLADO E SUJO. CARA FOI DE UMA IRESPOSABILIDADE SEM IGUAL QUANDO GESTOR SE A JUSTICAR DEIXAR UM HOMEM DESSE VOLTAR A SER PREFEITO E PORQUE QUER QUE A CORRUPÇÃO CONTINUE NO NOSSO PAÍS..ESPERO SINCERAMETO PELOS TANTOS PAÍS DE FAMILIA HUMILHADO POR ELE PELOS FUNCIONALISMO QUE TANTO FORAM ENGANADO QUE JUSTIÇA SEJA FEITA E QUE ELE PASSE AO MENOS UNS 10 ANOS SEM PODER SE CANIDATAR..OBG TOT BRITO….

  19. felipe santana

    na minha opinião,em amarante do maranhão quem vai termina sendo eleito(a),vai ser Joice marinho,, vocês sabem porque, então a família Sarney e raça de gente pior que tem no mundo e eles tao mais uma vez evolvidos nisso do mesmo jeito que fizeram com Jackson lago..mais porque eles então envolvidos nisso? por que? eles querem que a coligação unidos por amarante ganhe para apoia o candidato da família Sarney, sabe quem e? ta fácil vou dizer o senador (Edison lobão)

  20. JOAO DE DEUS

    Em Amarante do Maranhão a prefeita reeleita Adriana Ribeiro deve assumir o novo mandato pois a mesma foi a mais votada.

    A candidata Joyce só obteve 44% dos votos, portanto sem nenhuma possibilidade de assumir o mandato.

    Segundo parecer do Ministerio Público Eleitoral a atual prefeita não cometeu crime eleitoral ao conceder reposição salarial ao pessoal do magisterio.

    Entedemos então que a prefeita Adriana assume ou teremos outra eleição.

    Aguardemos pois a decisão da justiça eleitoral.

  21. gilmara

    concerteza quem deve assumir e a Adriana por que ela ganhou e ela merece.

  22. gilmara

    minha tia adriana e que merece a prefeitura bodes apaixonados

  23. ribeiro

    com certeza vai assumir quem ganhou, e com mérito. e que se dane os apaixonados.

  24. ribeiro

    felipe santana, tu é um jumento das orelhas grandes, fala so eguaguem presta atenção no que fala, ta bebado é? tu nao me engana não seu bode quadrupede, vai esperando que a peba vai assumir. vai procurar emprego em outra freguesia, leao ja te comeu zé mané kkkkk

  25. FREITAS

    MEUS AMIGOS MARANHENSES, SE COMPRA DE VOTOS CAÇASSE CANDIDATURA NO MARANHÃO QUASE TODAS AS CIDADES TERIA UMA NOVA ELEIÇÃO, INCLUSIVE NA MINHA CIDADE GONÇALVES DIAS-MA, POIS A JURTIÇA ELEITORAL DO MARANHÃO PROVOU A INCOMPETENCIA NA FISCALIZAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 2012, INCLUSIVE NA 48ª ZONA ELEITORAL.

  26. FREITAS

    MEUS AMIGOS MARANHENSES, SE COMPRA DE VOTOS CAÇASSE CANDIDATURA NO MARANHÃO QUASE TODAS AS CIDADES TERIA UMA NOVA ELEIÇÃO, INCLUSIVE NA MINHA CIDADE GONÇALVES DIAS-MA, POIS A JUSTIÇA ELEITORAL DO MARANHÃO PROVOU A INCOMPETENCIA NA FISCALIZAÇÃO NAS ELEIÇÕES DE 2012, INCLUSIVE NA 48ª ZONA ELEITORAL.

  27. PARAISO-MA

    luis cardoso pode junta JUIZ,CGU,POLICIA FEDERAL,PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE CONTAS,E ALEI DA FICHA LIMPA, Q TEM TUDO AVER COM ELES MESMO ESSA PORA DE LEI NÃ VALE E PORRA NENHUMA.A QUI EM SÃO JOÃO DO PARAISO JUTOU TODOS ELES E FIZERÃO UMA MAIOR COMEDIA NO ANO PASSADO E NÃO DEU NADA.KKKKKKKKK QUEM MERECE.

  28. Evaldo

    Eu como eleitor eu acho isso uma palhaçada, por que que não se resolve logo esta pendenga? ai quem fica lesado e a gente, o município de Boa Vista do Gurupi esta se levantando de um gasto de uma eleição passada no momento se tiver outra eleição ai quebra tudo. Então peço as autoridades competentes que resolva logo isso de uma vez por todas para que nos possamos andar de cabeça erguida com um prefeito eleito trabalhando por todos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários


Publicidade NTC | Congresso Nacional de Normas Procedimentais de Licitações e Contratações Públicas title=

Contatos

E-mail: assessoriaavancada@live.com
Telefone: 98 3236-1351
Celular: 98 8722-6094
Publicidade

Arquivos

Posts ordenados por data de publicação.
Publicidade