A Justiça Eleitoral, em parte do Brasil, começa a exigir o cumprimento legal da regras estabelecidas na lei da Ficha Limpa, e tem mandado para o espaço candidaturas que se sagraram vitoriosas, mesmo sendo legalmente inelegíveis perante a lei.

Leia também:
Justiça mantém eleição de candidato Ficha Suja em São Félix do Balsas
Ficha limpa: três cidades do Maranhão podem ter novas eleições para prefeito
Justiça ainda acata ilegalidades nas eleições do Maranhão

No Maranhão, mesmo ficha suja, Gleide Santos foi eleita em Açailândia.No Maranhão, mesmo ficha suja, Gleide Santos foi eleita em Açailândia.

O casos mais recente aconteceu ontem (26), em Paulínia, São Paulo, onde o candidato a prefeito, Edson Moura Júnior (PMDB), eleito, teve o registro de candidatura indeferido. Depois de receber a impugnação pelo Ministério Público e mais de mil notificações de inelegibilidade (impugnação pedido por eleitores), a Justiça Eleitoral entendeu que houve “desvio de finalidade”, no momento em que o candidato vitorioso substituiu ao pai, um dia antes do pleito de 7 de outubro.

Edson Moura, o pai, já foi prefeito por três mandatos em Paulínia, tinha dois processos por ser ficha suja, por causa de três condenações por improbidade administrativa. Ele manteve sua candidatura pelo PMDB depois de impugnado pelo juiz de base e recorreu ao TSE. Porém, ao sentir que seu projeto poderia sair fracassado se insistisse em permanecer como candidato, no dia anterior ao pleito retirou seu nome e o substituiu pelo o do filho.

Na hora de votar, o eleitor votava no filho, mas aparecia a foto do pai na urna eletrônica. E mais: o pai, assim que retirou sua candidatura, espalhou na cidade que, de fato, que iria administrar a cidade era ele.

O filho ganhou com 41% dos válidos, ficando em segundo o prefeito, José Pavan Junior (PSB), com 35%, que buscava a reeleição. O juiz Ricardo Augusto Ramos considerou a conduta abusiva e reprovável, se assemelhando a um ato de improbidade administrativa por entender que quem tem os direitos políticos suspensos não pode ocupar cargo ou função pública e muito menos exercer influência na gestão.

“Há manifesto desvio da finalidade da Lei da Ficha Limpa, pois o próprio candidato que teve seu registro indeferido afirma que irá governar junto com seu substituto”, diz Ramos. “Perdendo-se de vista a salutar […] intenção da lei de retirar de cargos públicos aqueles considerados inelegíveis.”

Com o registro cassado, ficaram nulos os votos dados para o filho eleito, mesmo cabendo recurso. O Supremo Tribunal Federal não tem dado guarida a esses mecanismos ilegais.

Maranhão. Aqui no Maranhão existem exemplos claros de violação das leis diante do olhar passivo do Ministério Público Eleitoral e da Justiça Eleitoral. O caso mais notório é o de Guimarães, onde o candidato Dr. Artur Farias levou sua candidatura até quase o final e,  faltando dois dias do pleito, foi substituído por uma irmã. Na cidade, ele também sustenta que quem vai administrar Guimarães será ele mesmo, que já foi prefeito por três mandatos. Sua parente saiu vitoriosa no dia 7 de outubro.

Em Açailândia o caso é bem pior. Com a ficha mais suja do que pau de galinheiro, a candidata Gleide Santos cogitou trocar seu nome pelo o do filho, mas desistiu, e acabou indo para o pleito por conta e risco. Ela se elegeu.

Contra Gleide Santos, que já foi prefeita, pesam diversas contas reprovadas pelo TCE, Câmara Municipal e TCU.

Em São Félix do Balsas, o ex-prefeito Félix Martins Costa Neto, o Costa (PRB), concorreu nesta eleição e saiu vitorioso na cidade de São Félix do Balsas. Ele simplesmente teve contas rejeitadas pelo TCE, pela Câmara Municipal – por 7 a 2, e candidatura vetada pelo juiz de base, com base na lei da Ficha Limpa.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...
Imperatriz/MA - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, dia 18/04/2024, no município de Imperatriz/MA, a OPERAÇÃO ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.