A Embratur, autarquia especial do Ministério do Turismo, comandada pelo ex-deputado federal Flávio Dino (PCdoB), com fotos tiradas às pressas ao meio-dia de hoje (6), encaminhou uma Nota de esclarecimento ao Blog do Luis Cardoso, a respeito do post ‘Feira Internacional de Turismo da América Latina não tem a presença do Maranhão‘. Leia a Nota, sem correção:

A nota “Feira Internacional de Turismo da América Latina não tem presença do Maranhão” está incorreta. Como se verifica nas fotos anexas, informamos que o estado participa com destaque do estande da Embratur na Feira mencionada na nota veiculada nesse blog.

Como em todas as feiras que estão na agenda promocional do Brasil no exterior, a Embratur faz a locação do espaço e fornece aos participantes a estrutura do estande. Aos estados, cabe inscrever-se e participar do evento, de acordo com suas prioridades comerciais.

À esquerda, módulo do Maranhão durante a FIT 2012; é assim que 'divulgaram' o Turismo. Foto: Embratur / DivulgaçãoÀ esquerda, módulo do Maranhão durante a FIT 2012; é assim que a Embratur ‘divulga’ o Turismo maranhense. Foto: Embratur / Divulgação

Esclarecemos também que o Maranhão tem participado com regularidade do calendário de eventos nacionais e internacionais do Ministério do Turismo e da Embratur. Como exemplo, citamos que este ano, durante a Top Resa, maior feira de turismo da França e uma das cinco maiores do mundo, a cidade de São Luís teve um estande especial, em homenagem a seus 400 anos. A Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo, também patrocinou apresentações de bumba-meu-boi tanto na referida feira, como em eventos nas ruas de Paris, dando visibilidade à cultura maranhense, como parte de nossa estratégia de aliar cultura e promoção turística.

Alem disso, o Maranhão tem recebido dezenas de jornalistas estrangeiros que participam do programa de press trips da Embratur, gerando noticias em vários países do mundo.

De tão 'atrativo', módulo do Maranhão na 17ª FIT recebe UMA pessoa. Ao fundo, stand da Bahia exibe uma réplica do Elevador Lacerda, um dos maiores cartões postais de Salvador. Foto: Embratur / DivulgaçãoDe tão ‘atrativo’, módulo do Maranhão na 17ª FIT recebe UMA pessoa. Ao fundo, stand da Bahia exibe uma réplica do Elevador Lacerda, um dos maiores cartões postais de Salvador. Foto: Embratur / Divulgação

Finalmente, esclarecemos que a Embratur, obedecidos os prazos e critérios técnicos, tem atendido solicitações de apoio do Maranhão e de outros estados da Federação.

No legitimo exercício do direito de resposta, e visando esclarecer os fatos, solicitamos a publicação desta Nota, bem como das fotos que a acompanham.

Assessoria de Imprensa da Embratur

==

Nota do Blog do Luís Cardoso. No sábado, dia 03, abertura da 17ª  Feira Internacional de Turismo da América Latina, não havia qualquer  menção ao evento nem no site do Ministério do Turismo, nem no site da Embratur, e muito menos nos sites da Secretaria de Turismo do Maranhão ou mesmo no seu ‘grande projeto’ Maranhão Único.

Só ontem (5), após a postagem do Blog do Luís Cardoso sobre a feira,  no domingo (4), é que o Ministério do Turismo, Embratur e Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão finalmente mostraram a cara.

Além disso, como se observa nas fotos encaminhadas pela Embratur, a acanhada participação do Maranhão em um espaço curtíssimo, com apenas três atendentes, e nem uma exposição que se possa chamar de stand.

Caso o Ministério do Turismo – ou mesmo a Embratur – insista em enviar direito de resposta, o Blog do Luís Cardoso deixa o espaço aberto. Porém, pede que tome mais cuidado no que o Ministério – ou mesmo o Instituto – anda enviando em defesa do indefensável. É que já está dando vergonha alheia.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em comemoração aos 112 anos de fundação do município de Santa Quitéria a prefeita Sâmia Moreira ...
Blog do Antônio Marcos As guarnições da Força Tática (FT) e Agência Local de Inteligência (ALI) ...
A prefeita de Vitorino Freire, Luanna Rezende, que é irmã do também complicado ministro das Comunicações, ...
Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São ...
A Revista Maranhão Turismo marcou na presença na 11ª WTM, um dos maiores eventos da indústria ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.