Gil Cutrim e Luis Fernando, na mira do PCdoB. Foto: ReproduçãoGil Cutrim e Luis Fernando, na mira do PCdoB. Foto: Reprodução

O Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão) partiu com gosto de gás para cima do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, agora no final deste ano.

Hoje, a entidade conseguiu evitar que os professores comparecessem às salas de aulas e entenda isto apenas como primeiro aviso. O Sindicato exige que o prefeito pague o 14ª salário aos professores, o que não existe em lei.

O 14ª salário era pago desde a primeira gestão de Luis Fernando em Ribamar e dado prosseguimento na administração de Gil Cutrim, sem dificuldades.

Ocorre que neste ano, com a sucessivas reduções do FPM e até mesmo do Fundeb, além da ausência até agora de verbas compensatórias, o atual prefeito de Ribamar garantiu o 13° salário, enquanto aguarda a entrada de qualquer recurso para pagar, espontaneamente, o 14ª. Foi o compromisso assumido desde a semana passada com os professores.

Mas como o Sindicato da categoria segue ordens do PCdoB do presidente da Embratur, Flávio Dino , o partido enxergou uma forma para atrapalhar a gestão de Gil Cutrim e atingir Luis Fernando.

O PCdoB começa a acreditar que o chefe da Casa Civil do Governo do Estado é o único nome capaz de atrapalhar os planos de Dino. Tanto que na primeira pesquisa do Amostragem, que trabalha para o PCdoB, Luis Fernando já apontado por 20% dos eleitores entrevistados como o sucessor da governadora Roseana Sarney, isto faltando quase dois anos do pleito.

O Sinproesemma, na verdade, estuda uma greve para ser decretada em Ribamar, sem motivo justificado, para o início do ano letivo de 2013. Assim, imaginam os caciques do PCdoB, matam dois coelhos com uma só cajadada.

Em 2011 o prefeito de Ribamar concedeu aumento salarial para categoria em 11% e índices superiores em 2012, além de progressões e outras vantagens.

Liderado pelo eterno candidato derrotado a vereador em São Luís, Júlio Guterres, o Sinproesemma sempre atuou como instrumento de partidos políticos. Foi assim quando seguia orientações do hoje senador João Alberto, na época governador do Estado.

Depois rezava na cartilha do PT e teve um namoro firme com o PDT de Jackson Lago. Agora, a entidade vem seguindo as ordens do PCdoB, na esperança de que o presidente da Embratur seja o próximo governador.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.