Do Atual7

O Tribunal de Contas da União (TCU) condenou, desde o dia 26 de setembro de 2012, o hoje deputado estadual Ubirajara do Pindaré Almeida Sousa, o Bira do Pindaré (PT), por atos de irregularidade administrativa e desvio de dinheiro público.

O deputado Bira do Pindaré; inelegível em 2014. Foto: Divulgação / Agência AssembleiaO deputado Bira do Pindaré; inelegível em 2014. Foto: Divulgação / Agência Assembleia
Usurpador da fama de herói da moral e da ética no Estado, o deputado tentava esconder a condenação, que ainda o proíbe de assumir cargo público por oito anos, e a devolver – atualizado monetariamente e acrescido de juros – os valores desviados do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), quando Bira chefiou a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) no Maranhão, em 2003.

Conforme o acórdão 2602/2012, os ministros consideram graves as irregulares encontradas nas tomadas de contas de Bira do Pindaré que, de acordo com o processo, ao assumir a direção da DRT/MA, herdou do seu antecessor e também condenado pelo TCU, Lourival da Cunha Souza, um contrato irregular com a Center Kennedy Car Peças e Serviços Ltda.

Segundo o tribunal, apesar de saber do elenco de arranjos feitos para que a empresa se tornasse canal dos recursos que deveriam ter sido utilizados em ações de defesa do direito do trabalhador, Bira manteve o contrato irregular.

Além do deputado, que está inelegível nas eleições de 2014, mais cinco pessoas foram condenadas pelo Tribunal de Contas da União.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os líderes políticos Hilton Gonçalo (Mobiliza) e Fábio Macedo (Podemos), estiveram reunidos no domingo, 17 de ...
Nesta segunda-feira (18), o deputado estadual Wellington do Curso concedeu entrevista ao programa Bom Dia Mirante ...
Na Cidade de Amapá do Maranhão, a prefeita Nelene guarda veículos do Município em sua própria ...
O Partido dos Trabalhadores (PT) está prestes a oficializar seu apoio à candidatura do deputado Duarte ...
Na última quarta-feira (13), o vice-prefeito Nelson do Nanxi teve sua quinta prestação de contas do ...
Em breve as famílias que moram no Residencial Jardim Aulídia, passarão a contar com uma Unidade ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.