Luis Fernando Silva em reunião com prefeitos do Conguarás, realizada no município de Cururupu.Luis Fernando Silva em reunião com prefeitos do Conguarás, realizada no município de Cururupu.

Para apresentar detalhes do Programa Viva Maranhão e as ações de combate à erradicação da pobreza extrema no Maranhão, o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, se reuniu com prefeitos que integram o Consórcio da Região do Litoral Ocidental Maranhense-Consórcio da Floresta dos Guarás (Conguarás), na manhã de sexta-feira (9), no município de Cururupu. Na ocasião, ele ressaltou a importância das iniciativas para desenvolvimento do estado, com ações nas áreas de infraestrutura, educação, saúde e agricultura familiar.

“Viemos aqui para, também, dizer aos prefeitos que encaminhem suas propostas na área de geração de emprego e renda, para que sejam incluídas no Programa do Governo do Estado, claro que observando a vocação de cada município”, destacou o secretário. O Conguarás reúne os municípios de Apicum-Açu, Mirinzal, Serrano do Maranhão, Porto Rico, Guimarães, Bacuri, Cururupu, Cedral, Central do Maranhão e Bequimão.

Presentes, o prefeito de Cururupu e presidente do Conguarás, José Carlos Almeida Junior; e os prefeitos de Cedral, Fernando Cuba; de Guimarães, Nilce de Jesus Farias Ribeiro; de Serrano do Maranhão, Donaria Rodrigues; de Apicum-Açu, Cláudio Cunha; de Mirinzal, Amaury Santos; de Bacuri, Jose Balduíno; de Porto Rico, Rosa Ivone Braga; de Central do Maranhão, Benedito Sousa Barros; de Bequimão, Antonio José Martins. Também participaram da reunião os secretários de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho; de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cláudio Azevedo; de Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; e o deputado federal Francisco Escórcio.

Secretário Luis Fernando detalha ações do Programa Viva Maranhão aos prefeitos integrantes do ConguarásSecretário Luis Fernando detalha ações do Programa Viva Maranhão aos prefeitos integrantes do Conguarás

O prefeito José Almeida Júnior avaliou o encontro como positivo e uma demonstração de que a governadora Roseana Sarney quer trabalhar ao lado dos gestores do litoral ocidental. “Essa reunião é de extrema importância para nós, prefeitos da região, que hoje estamos aqui com três secretários de pastas importantes que vieram ouvir nossas demandas e nos ajudar a resolver os desafios”, observou. O evento contou, ainda, com representantes de comunidades e associações quilombolas (Fortaleza, Rio das Pedras e Aliança), rurais (Cocal, Rumo, Baiano e Riachuelo) e agropesqueiras (Aquiles Lisboa, Vinagreira e Maracujatiua).

Para Maria Nazaré Marques de Oliveira, representante de comunidades quilombolas e rurais, a explanação do secretário Luis Fernando Silva, abriu possibilidades de mais desenvolvimento. “A gente fica confiante, principalmente quem mora nas comunidades distantes, que só têm a beneficiar com o desenvolvimento sustentável de cada local. Nós esperamos que sejam feitas mais estradas vicinais para escoamento de nossa produção”, falou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, ressaltou a determinação do governo em transformar o Maranhão, a partir da base econômica, com fortalecimento das ações de transferência de renda e adesão dos municípios a programas como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e Compra Local. Por meio das iniciativas, as prefeituras adquirem a produção dos produtores familiares e utilizam na merenda escolar dos alunos da rede municipal.

Segundo o secretário, o fortalecimento de programas como esses contribui para a geração de emprego e renda. “São elementos importantes, geradores de riquezas nos municípios que mostram que a transformação é possível e viável”, assinalou Fialho.

O secretário Luis Fernando Silva explicou que o Governo do Estado vai investir R$ 500 milhões no Programa de Erradicação da Pobreza por meio de ações como o fortalecimento da agricultura familiar, incentivo a pescadores artesanais, marisqueiros e na construção de 50 pequenas barragens na região da Baixada Maranhense. Ele destacou, ainda, o potencial do litoral ocidental. “Só conseguimos mudança com trabalho e isso é o que estamos propondo aqui”.

Luis Fernando ressaltou ações executadas na Baixada, como a obra na rodovia MA-014, trechos de Vitória do Mearim-Pinheiro e Pinheiro-Cujupe; e a pavimentação da estrada entre Pinheiro e Presidente Sarney, passando por Cururupu e Mirinzal. “O Governo do Estado está trabalhando em parceria com os municípios; os resultados já começam a ser sentidos, mas vamos fazer muito mais em benefício da população dessa região”, declarou o secretário de Infraestrutura.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.