Representantes dos seis candidatos ao Governo do Estado nas eleições deste ano estiveram na sede da TV Guará para acertar todos os detalhes e regras do primeiro debate promovido pela emissora. Novidades que foram negociadas com as coligações e vão auxiliar o eleitor na hora da escolha do voto.

Com apresentação pronta e agenda marcada, as eleições serão destaque na TV Guará. Na primeira reunião com representantes dos partidos e coligações, toda a estrutura e logística foram elaboradas.

A programação conta com debates, sabatinas, agenda dos candidatos, matérias especiais e os bastidores da política maranhense. No dia 5 de outubro serão 16 horas de programação local, totalmente voltadas para esse dia decisivo. De acordo com a diretoria-geral, Janaína de Albuquerque, a iniciativa é um grande diferencial propiciado pelo veículo de comunicação aos eleitores durante a corrida eleitoral.

“Projeto programado, ousado e inovador e que vai incluir a partir de agora uma série de sabatinas, debates e entrevistas com candidatos nos principais programas da casa. Além da cobertura jornalística, mais duas pesquisas eleitorais serão realizadas, e ainda o mais inovador e ousado, nos estamos programando para o dia da eleição 16 horas de programação. Neste dia, a TV Guará vai estar voltada para o processo eleitoral”.

As regras

O debate já tem data marcada, dia 14 de agosto, às 22 horas. Serão quatro blocos, dois de discussão entre os candidatos, um para perguntas gravadas por representantes da sociedade civil organizada e o último para as considerações finais, onde os candidatos terão liberdade para fazer seus comentários. As perguntas serão feitas de candidato para candidato, apenas com a condução do mediador do debate. Temas determinados e livres serão abordados.

Nesse primeiro encontro, os representantes puderam debater as regras e sugerir mudanças. Tudo de forma democrática. “O formato do debate é um formato muito interessante, isso nos leva a crer que vai ser um debate muito animado. As regras do debate em si possibilitam um confronto entre os candidatos”, avaliou o advogado Carlos Lula, da Coligação “Todos pelo Maranhão”.

O representante da Coligação “Pra Frente Maranhão”, jornalista Itevaldo Júnior, seguiu na mesma linha de avaliação. “A TV Guará inicia um processo que é fundamental para o esclarecimento e para que se tenha uma eleição limpa, para que as pessoas possam escolher o melhor candidato que a representa”.

Os representantes dos partidos considerados menores e que possuem menos tempo no horário eleitoral elogiaram o debate, que vai dar a mesma chance de confrontar às idéias a todos os candidatos. “Normalmente as emissoras chamam apenas os principais candidatos. Com esse formato, o PSTU acha salutar e dessa forma esta se exercendo uma democracia na comunicação”, avaliou o representante do PSTU Luís Noleto. “Quando a gente tem acesso , isso favorece não somente aos candidato, mas a democracia principalmente”, disse Odivio Neto, que representou o PSOL.

O formato de cobertura da TV Guará foi elogiado e aprovado por todos. “O PCB gostou muito e parabeniza a TV Guará pela iniciativa”, disse Josivaldo Correa. “O debate e a sabatina são de fundamental importância para que o eleitor tenha uma base daquilo que os candidatos têm para apresentar nas suas propostas”, finalizou Gerson Silva (PPL).

TV Guará


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A atual namorada do prefeito de Coroatá, Thellys Sousa, caiu na madrugada de segunda (16) de ...
Na manhã desta quarta-feira(17), uma operação da Polícia Civil do Maranhão, resultou no cumprimento de dois ...
Prefeitura de São Luís terá um mês para informar quais providências serão adotadas O Ministério Público ...
A deputada evangélica Mical Damasceno defendeu que a mulher seja submissa ao homem e propôs encher ...
Por Blog do Louremar Estou voltando com um dos mais visitados e comentados blogs do Maranhão ...
Uma pessoa foi presa durante a operação Falsum Sit Home em São Luís São Luís/MA. Na ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.