Lendo os artigos escritos por Joaquim Haickel e Marcio Jerry, onde se comenta, se defende e se condena a gafe do candidato a governador Flávio Dino por ter faltado a entrevista da rádio Mirante AM, me trouxe lembranças de muitas campanhas e embates políticos, que eu presenciei pelo Maranhão. O clima de “oba-oba” e “já ganhou” está causando desgaste a candidatura comunista. E um exemplo bem recente disso aconteceu exatamente com uma candidata comunista lá no pequeno município de Raposa em 2012.

A humildade é uma das maiores virtudes de um homem, mais atrelado a essa virtude vem junto a sapiência de aprender a não subestimar o adversário. Em Bacabal por exemplo teve um eterno candidato a prefeito (meu amigo, que Deus o tenha) Bete Lago, irmão do ex-governador Jackson Lago que ainda na década de 70 quase ganhava a eleição para prefeito, eu disse “quase”.

E o que aconteceu: Ele subestimou seu adversário, e perdeu a eleição. Eu explico. Era a fase política mais bem sucedida dos médicos em Bacabal, que sempre tinham como principal opositor o BETE LAGO. Primeiro se elegeu Dr. Coelho, em seguida Dr. Juarez, então veio a campanha do Dr. Cazuza, meu médico, que segundo fui informado mora hoje na cidade de Balsas.

A eleição do Dr. Cazuza estava perdida faltavam poucos dias para o 15 de novembro, quando aconteceu uma reunião na residência do Dr. Coelho, com a presença apenas da cúpula da campanha, e um convidado especial vindo de São Luis, que eu não posso declinar o nome, mais posso afirmar que é um ícone da política maranhense. Dr. Cazuza o principal interessado, Dr. Juarez , e por acaso do destino eu estava lá, ainda menino acompanhando meu PAI Antonio Caúla. O assunto: salvar a eleição no último comício que se aproximava.

As idéias que fluíam eram as mais criativas possíveis, porém só precisou de uma para vencer aquela eleição. O último comício se realizou no bairro do Ramal, em frente a Igreja católica. E só precisou de um um tiro de revólver e um saquinho de geladinho ou dindin, com sangue de galinha para Cazuza ganhar a eleição. Quando o tiro foi disparado Cazuza caiu no já surrado assoalho da carroceria de um velho caminhão que servia de palanque. Com seu jaleco de médico já todo ensanguentado, foi uma comoção geral por toda a cidade, e Cazuza ganhou a eleição para prefeito de Bacabal.

Lembro-me de quando Lobão foi candidato a senador pela primeira vez,nos anos 80, que mesmo sem o apoio do grupo, deu um murro na mesa, e exclamou: “sou candidato ao senado, vou vencer, pois eu cheiro a voto”. Lobão venceu a eleição para o senado federal, deixando para trás Magno Bacelar e Américo de Sousa.

Posso citar outro exemplo que presenciei, do “oba-oba” e “já ganhou”, que aconteceu lá na cidade de Imperatriz em 1996 quando a esposa do saudoso ex-governador Ribamar Fiquene do qual fui e secretário municipal quando este foi prefeito, dona Zenira Fiquene já estava tranquila, pois as pesquisas a apontavam como prefeita eleita. Renato Moreira seu opositor que era apadrinhado por Daví Alves Silva, ganhou a eleição.

É por essas e outras que nunca, jamais devemos subestimar os adversários, pois humildade cabe em qualquer lugar, até nos estúdios da rádio Mirante.

Por Caúla Júnior


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...
A solidariedade e a fraternidade sempre estiveram presentes na gestão de Fábio Gentil, haja vista que ...
Rede Brasil News O primeiro emprego é uma experiência crucial na vida de adolescentes e jovens ...
Inaugurada no último final de semana, no município de Fernando Falcão, uma estrada vicinal de 17 ...
O fato aconteceu nesta manhã quando o militar perdeu o controle do seu veículo, bateu em ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.