O senador Lobão Filho (PMDB), candidato ao governo pela coligação “Pra Frente, Maranhão”, prometeu resolver o problema de abastecimento de água nos municípios maranhenses em até três anos.

A garantia foi dada durante entrevista aos jornalistas Sidney Pereira e Amanda Couto, da TV Mirante, que iniciaram ontem com o peemedebista a primeira entrevista com os candidatos ao governo no JMTV 2ª edição. Hoje, o sabatinado será o advogado Antonio Pedrosa (PSOL).

Lobão Filho explicou que para resolver o problema de abastecimento de água em todo o estado buscará soluções já existentes do Governo Federal. Os programas aos quais se referiu o senador foram implantados no governo Luiz Inácio Lula da Silva e continuados na gestão de Dilma Rousseff (PT).

“Temos sistemas isolados de água para a zona rural da Codevasp [Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba], que são os poços artesianos com pequenas distribuições de água até 2 quilômetros. Genial e barato”, disse.

Ele também citou como alternativa outro programa do Governo Federal que utiliza como método a construção de cisternas. “Essas cisternas fazem a captação da água das chuvas e de forma até criativa, resolve o problema da falta de abastecimento. Vamos enfrentar esse problema de frente. Imagino que até no terceiro ano do nosso governo teremos soluções implantadas e com muito resultado”, completou.

Lobão afirmou que conta com o apoio da presidente Dilma e de Lula na ampliação dos programas sociais do PAM no estado e afirmou que terá como uma das metas, promover o desenvolvimento e “repatriar” aqueles que deixaram o estado para trabalhar em outras regiões do país. “Vamos trazer de volta esses nossos filhos que foram embora, para que aqui eles tenham uma oportunidade verdadeira de trabalho”, disse.

O problema do abastecimento de água tem sido enfrentado pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que, além de promover parcerias com a Codevasf, realiza obras de substituição e ampliação do Sistema Italuís.

No início de julho, por exemplo, a governadora entregou para pequenos piscicultores e produtores de leite de 54 municípios do estado, junto do superintendente da Codevasf, João Martins, 2.700 kits de irrigação por gotejamento.

Lobão Filho: “Já pedi votos e fui votado no Maranhão”

O candidato da coligação “Pra Frente Maranhão”, senador Lobão Filho (PMDB), rebateu também durante a entrevista na TV Mirante, as insinuações de que teria sido eleito suplente de senador sem efetivamente receber votos.

Questionado sobre o tema, o parlamentar explicou que exerce de forma legítima o posto de senador. No ano passado, ele liderou o mais importante colegiado do Congresso Nacional. Foi presidente da Comissão Mista de Orçamento e recebeu elogios até de parlamentares de oposição.

“Fui candidato duas vezes a senador, nas duas vezes percorri o estado do Maranhão conversando com o povo. Na urna eletrônica o meu retrato aparecia e eu me considero como se fosse o vice do senador Edison Lobão. Concorri e fui eleito na última eleição com quase 2 milhões de votos junto com o senador Lobão. Portanto eu tenho duas eleições disputadas já como senador”, destacou.

Ele ampliou a discusão e levantou o fato de a presidente Dilma Rousseff (PT), jamais ter sido eleita antes de alcançar o Palácio do Planalto. “Dilma nunca havia concorrido a nada e está a caminho de se reeleger presidente e eu conto com o apoio dela no governo do estado. Portanto, me sinto plenamente preparado para fazer no Maranhão aquilo que precisa ser feito”, finalizou.

O Estado


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Por Alex Ferreira Borralho Me recuso a escrever as palavras utilizadas pela Deputada Mical Silva Damasceno, ...
Nesta terça-feira, 16, uma tentativa de fraude utilizando uma pessoa falecida repercutiu nacionalmente, após uma mulher ...
O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.