No final da reunião todos os catadores foram vacinadosNo final da reunião todos os catadores foram vacinados

A busca por melhorias para os catadores de resíduos sólidos em Santa Inês sempre foi uma prioridade da atual administração do município. Desde o inicio da gestão, em 2013, o diálogo com a classe foi estreitado via Secretaria de Meio Ambiente e Departamento de Saneamento Básico.

Depois de viabilizar transporte para os catadores se descolarem da sede para o aterro sanitário do município, localizado no Povoado Barradiço, a Prefeitura dá mais um passo para valorização destes trabalhadores que contribuem bastante para o processo de manutenção do meio ambiente por meio da seleção de resíduos sólidos que são direcionados à reciclagem. Desta vez, fomento e apoio logístico e técnico para criação da Associação de Catadores e Catadoras de Resíduos Sólidos de Santa Inês.

A Assembleia Geral de criação da associação foi realizada na última quarta-feira, 27, no auditório da Prefeitura. Cerca de 70 catadores participaram da assembleia. Após leitura do Estatuto, foi criada a Diretoria formada por 12 pessoas, sendo 6 do Conselho Fiscal. Elas foram eleitas pela plenária após candidatura anunciada no evento.

Presidente da Associação, Silvino Marques da CruzPresidente da Associação, Silvino Marques da Cruz

Para o Presidente da Associação, Silvino Marques da Cruz, muito mais do que histórico, este é um momento de reconhecimento da categoria.

– “Por meio da associação, nós estamos regulamentados. Isso significa que teremos mais força junto à sociedade e ao Poder Público para aquisição de mais benefícios. Unidos seremos mais vistos” – enfatiza o Presidente da Associação.

Segundo o Diretor de Meio Ambiente, Francisco de Melo, a iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente representa todo o trabalho do órgão no que diz respeito ao Plano Nacional de Resíduos Sólidos, contido na Lei 12.305/10.

– Nós sempre estivemos dando todo o suporte necessário para a categoria. Agora, após a criação da Associação – que foi uma escolha deles, ao invés de uma cooperativa – o próximo passo é providenciar a devida documentação. A organização e formalização deles foi um trabalho nosso. Pois devidamente organizada toda categoria se desenvolve mais – conclui Francisco de Melo.

Durante a Assembleia, todos os catadores tiveram o cartão de vacinação atualizado. A promoção da saúde da categoria também é uma preocupação da atual administração. O Departamento de Imunização de Santa Inês, inclusive, já esteve algumas vezes no próprio aterro para vacinar os catadores. No final do evento todos os catadores foram imunizados contra doenças infecto-contagiosas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Uma pesquisa eleitoral recentemente divulgada pelo Grupo Almeida tem gerado bastante debate e suspeitas no cenário ...
Na sessão extraordinária desta quarta-feira (27), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou a tribuna da ...
O deputado Zé Inácio (PT) repercutiu, na sessão desta terça-feira (26), as prisões dos irmãos Domingos ...
Descubra por que a Melbet Brasil se destaca como a escolha preferida dos apostadores, oferecendo segurança, ...
Com planejamento meticuloso, a Prefeitura de Paço do Lumiar, na gestão de Paula Azevedo (PCdoB), está ...
Uma jovem conhecida por Luiza Macedo de Araújo, 23 anos, veio a óbito no local. Ela ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.