Prefeito Edivaldo entregou a unidade que agora conta com seis consultórios climatizados e outros espaços como sala de vacina e área de curativo.Prefeito Edivaldo entregou a unidade que agora conta com seis consultórios climatizados e outros espaços como sala de vacina e área de curativo.

O prefeito Edivaldo participou na manhã deste sábado (13) do ato solene de entrega do Centro de Saúde do Turu II. A unidade foi totalmente reformada pela Prefeitura de São Luís e a expectativa é que aumente o número de atendimentos, que correspondia a uma média de 1.940 pessoas por mês, com reforço da equipe e uma maior e melhor estrutura. A solenidade de entrega teve a presença da comunidade, do secretariado municipal e de vereadores.

Acompanhado pela primeira dama, Camila Vasconcelos, o prefeito destacou a história do Centro com mais de 20 anos e que pela primeira vez passou por uma grande reforma. Ele lembrou que o município está desenvolvendo um extenso cronograma de reformas para melhorar as estruturas físicas e o atendimento de todas as unidades de saúde da capital maranhense.

“Estou muito feliz por mais uma entrega do nosso governo. Já temos 14 unidades em fase de finalização para entregar à população de São Luís. Esta unidade atende cerca de 20 mil pessoas desta região e tem uma história. Foi inaugurada em 1986 pelo governo do estado e em 2004 ela passou a ser administrada pelo município. E agora, passou pela total reforma. Ela estava em um estado deplorável.

Estamos cumprindo um cronograma para entregar todas as unidades de saúde reformadas para a cidade de São Luís”, relatou o prefeito Edivaldo.

A restauração do prédio contemplou mudança total do teto e da instalação elétrica e garantiu novos espaços para o funcionamento do sistema de informatização de dados do hospital.

Além disso, foi disponibilizada uma sala específica para as atividades dos agentes de saúde e todos os banheiros destinados aos usuários foram reativados. As janelas, que antes eram de madeira já envelhecida, foram todas trocadas por janelas de vidro. O setor de triagem também foi ampliado para dar mais conforto.

O local, que antes tinha quatro consultórios, conta agora com seis e ganhou ainda um veículo para assistência domiciliar. Com a reforma, a unidade disponibilizará consultórios mais amplos e com ambientes climatizados e também uma sala de vacina, farmácia, consultório odontológico, área de curativo e sala de tecnologia da informática.

Para a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, os avanços são significativos para a comunidade. Ela destacou que além das melhorias prediais, também houve o aumento do número de equipes do Programa Saúde da Família. “Esta unidade tem uma grande abrangência de toda esta região do Turu.

Antes contava apenas com três equipes de Saúde da Família. Estamos passando para quatro equipes e a equipe de saúde bucal”, informou.

A Prefeitura também investiu na capacitação de todos os servidores da unidade, que participaram do curso sobre Acolhimento na Atenção Básica, para proporcionar um atendimento mais humanizado. A diretora do Centro de Saúde do Turu II, Camila Gomes dos Reis, afirmou que todas as adequações realizadas no hospital estão em conformidade com as normas do Ministério da Saúde.

“Todas as adaptações promovidas na unidade visam ao conforto e segurança do usuário, pois nossa área de abrangência é muito grande e as instalações necessitavam de reformas urgentes, o que prontamente foi percebido e resolvido pelo prefeito Edivaldo”, declarou.

O pedagogo Heliton Macedo, acompanhou a entrega do novo Centro. Morador da região, ele disse estar admirado com o resultado da reforma. “Ficou muito boa a estrutura. Pra mim, é um novo Centro. Enquanto educador, temos uma parceria com o posto, para vacinação, para exames de alunos. Isso mostra que esta administração é diferente, pois se preocupar com saúde é fundamental”, pontuou.

Estiveram presentes na solenidade de entrega os secretários municipais José Cursino (Planejamento e Desenvolvimento), Robson Paz (Comunicação), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Geraldo Casto Sobrinho (Educação), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos) e Helena Duailibe (Saúde). A solenidade também foi acompanhada pelos vereadores Barbosa Lages (PDT) e Marquinhos (PRB).

O centro de Saúde do Turu II atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h para marcação de consultas.

Acunpuntura

Com a conclusão da reforma, a unidade passa a contar com o serviço de acupuntura, sendo utilizado pela primeira vez na rede de saúde pública de São Luís.

“A novidade do serviço de acupuntura também é muito importante, por ser uma especialidade para o tratamento de muitas doenças. É mais um grande marco da administração do prefeito Edivaldo Holanda Júnior”, afirmou a secretária Helena Duailibe.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neto Ferreira A deputada estadual Mical Damasceno (PSD) reagiu mal ao tomar conhecimento da nota do ...
Blog O Estado O empresário e pré-candidato a prefeito de Paço do Lumiar Fred Campos bloqueou ...
Ato, organizado pela Fetaema, em ação conjunta com todos os 214 sindicatos filiados à entidade, contou ...
Mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Grajaú/MA; Grajaú/MA. A Polícia Federal deflagrou, na ...
O fato é triste e preocupante, mas São Luís tem dois dias sem vacina para a ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.