A proposta, que será construída de acordo com as demandas locais, será adotada em toda rede pública municipal de ensino

Gestores escolares, educadores, pedagogos e representantes políticos e da sociedade civil reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 4, no Seminário de Implantação do Projeto Pedagógico da Rede Municipal de Ensino. O objetivo foi elaborar e debater propostas que farão parte do novo plano, que irá nortear todas as ações referentes ao processo de ensino-aprendizagem no município.

O evento aconteceu no auditório da Sede Recreativa dos Servidores Públicos Municipais de Rosário, Bacabeira e Presidente Juscelino (SISMURB). Contou com a participação da prefeita Irlahi Moraes (PMDB), do secretário Municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto, e da adjunta de Educação, Ana Rita Aragão Abreu, do presidente do Conselho da Merenda EScolar, Paulo César, e do presidente da SISMURB, Raimundo Nonato dos Santos.

Durante a abertura do Seminário, Irlahi Moraes enfatizou, o momento foi pensado como uma oportunidade para se discutir as reais necessidades no campo da educação de Rosário. “Queremos uma educação de vivência, prática, pois o estudante precisa entender e aplicar o que está aprendendo”.

Para a prefeita, é fundamental que os educadores aproveitem a construção da proposta pedagógica, de forma a inserir no plano todos os elementos fundamentais para uma educação de qualidade. “As propostas devem estar de acordo com as necessidades de nossos estudantes e com a realidade de nossa região”, disse.

O secretário municipal de Educação, Joaquim Francisco de Sousa Neto, acrescentou que a ideia de realizar o Seminário de Implantação do Projeto Pedagógico foi exatamente a de tornar o processo democrático e amplo. “Um de nossos objetivos foi colocar as demandas em discussão e construir propostas, para que a educação seja um processo, de fato, funcional”.

Segundo Joaquim Neto, a Prefeitura tem trabalhado de forma intensa na infraestrutura escolar, revitalizando e construindo novos prédios e melhorando o sistema de transportes para estudantes. “Mas o processo vai além, por isso ser necessário um projeto pedagógico construído a partir da visão dos educadores”, justificou.

O presidente do Conselho da Merenda Escolar, Paulo César Sousa, enfatizou o outra vantagem do projeto, que é o da transparência. “Todas as ações realizadas passam a ser de conhecimento de educadores, estudantes e da população em geral. Isso é mais um avanço no setor e que demonstra o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento de Rosário”.

As propostas foram debatidas durante todo o dia. “Cada sugestão foi minuciosamente avaliada, pois queremos um plano completo”, finaliza Joaquim Francisco de Sousa


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O desnecessário viaduto conhecido por Bacabeirinha, pela semelhança com uma obra na entrada da cidade de ...
O presidente da Famem, o prefeito de São Mateus, Ivo Resende, chega ao seu quarto ano ...
Integrantes da Marinha do Brasil realizaram um treinamento sobre condução de embarcações no Balneário da Tiúba, ...
Foi uma ótima parceria que durou pouco mais de 3 anos, mas foi encerrada sem traumas ...
Rendimento dos maranhenses é de R$ 969 em média; moradores do DF seguem apresentando a maior ...
Por Felipe Mota A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de São Luís contratou a empresa FORT ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.