Caminhão Conhecendo os ODS chega a São Luís com serviços e atividades sociais e culturais para toda a família

    No dia 2 de dezembro, sábado, uma das principais iniciativas brasileiras para a difusão de conhecimento sobre sustentabilidade e de boas práticas socioeconômicas e socioambientais para o planeta, o Caminhão Conhecendo os ODS, chega a São Luís, capital do Maranhão. O foco é  levar informações, atividades e serviços à população que tenham conexão  com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, a ONU. A ação, que espera reunir cerca de 14 mil pessoas, é realizada pela NTICS Projetos e patrocinada pela Eneva, maior operadora privada de gás natural do país.

    Evento faz parte da maior itinerância em ODS das Américas e visa aproximar a população da Agenda 2030 da ONU

    O caminhão estará na Travessa da Praça Anjo da Guarda, em São Luís. E além de aproximar a população aos ODS, o projeto, que nesta etapa passou por Barra dos Coqueiros, em Aracaju, Sergipe, e Santo Antônio dos Lopes, no interior do Maranhão, oferece serviços e atividades para toda a família.

    Os ODS reúnem diversos temas importantes como a erradicação da pobreza, os cuidados para uma saúde de qualidade, a igualdade de gênero, a erradicação da fome, a proteção social, entre outros. O projeto tem como objetivo ampliar o debate sobre 169 metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU. “Chegamos em um momento que todos devemos nos unir para a regenerar o planeta que habitamos. Desde 2017, criamos a iniciativa Conhecendo os ODS, que conta com o Caminhão como uma das principais ações que percorre dezenas de cidades, levando formas práticas das pessoas colocarem os ODS em suas vidas”, explica Ana Carolina Xavier, Diretora de Estratégias e ESG da NTICS Projetos.

    Entre os dias 9 de novembro e 1 de dezembro, cerca de 4 mil alunos de escolas públicas participam de atividades educativas sobre os ODS em sala de aula. Já o caminhão chega às praças com atividades em 4 estações – cada uma sobre um ODS -, tendo exposição de fotos, textos, vídeos de realidade virtual, entre outras. Além disso, 13 tendas oferecem serviços e atividades como oficinas de compostagem, atendimentos de saúde, criação de currículos, aberturas de MEIs, oficinas de robótica, de culinária sustentável, oficinas de brinquedos com materiais recicláveis, entre outras. No palco principal, também será possível acompanhar palestras, talks e ter aulas de dança, yoga, ginástica funcional, luta, entre outras.

    Com uma metodologia prática e didática, o Caminhão ODS dissemina o conhecimento sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, transformando cidadãos do Maranhão e Sergipe em agentes de mudança em suas comunidades. São 17 objetivos interrelacionados, que abordam os principais desafios de desenvolvimento no Brasil e no mundo. Na Eneva, incorporamos os ODS em nossa estratégia empresarial, buscando sempre fomentar iniciativas que contribuam com o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma sustentável”, explica Flavia Heller, Diretora Executiva de ESG e Estratégia da Eneva.

    Nas duas cidades, o Caminhão Conhecendo os ODS contam com parceiros expressivos. Em São Antônio dos Lopes, temapoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, SEBRAE Presidente Dutra, Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, SESI Caxias, Secretaria Municipal de Educação, Vigilância em Saúde Ambiental com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, General Electric, SENAI/CEPT/REGIONAL DE CAXIAS-MA, SEBRAE Presidente Dutra, Escola Coração de Jesus, SENAI/CEPT/REGIONAL DE CAXIAS-MA, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Grupo Elas Empreendedoras, SESI Caxias, Alimentum e IFMA Presidente Dutra. Já em São Luís, a ação conta com o apoio da UEMA, UFMA, Secretaria Municipal de Educação, ACIB, Equipe Ragnar,  Ela Faz, Innovaeco, Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), SESI, Elas Empreendedoras, Compensei, Associação Comunitária Itaqui-Bacanga

    Além disso, vai contar com nomes e personalidades locais que dão voz ao desenvolvimento sustentável dentro das comunidades. “A ideia é trazer agentes locais que vão ajudar a criar debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem boas práticas para a sua rotina”, finaliza Ana Carolina.

    SERVIÇO

    Caminhão Conhecendo os ODS

    São Luís

    2 de dezembro de 2023 – Sábado

    Travessa da Praça Anjo da Guarda

    Das 14h às 20h

    www.conhecendoosods.com.br/caminhao

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Multidão festeja São Marçal no Dia Nacional do Bumba Meu Boi no João Paulo, em São Luís

    Milhares de pessoas lotaram a Avenida São Marçal, no bairro João do Paulo, em São Luís, para celebrar o bumba meu boi sotaque de matraca, na tradicional Festa de São Marçal, anualmente festejada no dia 30 de junho, data em que é celebrado o Dia Nacional do Bumba Meu Boi.

    Foto Divulgação: Festa de São Marçal

    A data foi instituída por meio do Projeto de Lei de 2007, de autoria do então deputado federal Carlos Brandão, atual governador do Maranhão.

    Desde o início desta sexta-feira (30), brincantes, turistas e população em geral ocuparam a avenida para prestar homenagens a São Marçal, em uma comemoração que se estendeu ao longo do dia. Mais de 20 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca – também conhecido como sotaque Ilha – participaram do evento. A Festa de São Marçal conta com apoio do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que mobilizou um forte aparato para garantir a tranquilidade do evento.

    Foto Divulgação: Festa de São Marçal

    Nossas raízes merecem ser celebradas, e o Dia Nacional do Bumba Meu Boi é a prova da valorização da nossa cultura, da nossa tradição e do povo maranhense. Viva o Bumba Meu Boi do Maranhão!”, disse o governador Carlos Brandão, em mensagem nas redes sociais.

    Embora a programação do São João do Maranhão 2023 – o Maior São João do Maranhão 2023 se estenda também para o mês de julho, a Festa de São Marçal, com seus mais de 90 anos de tradição, marca o encerramento do ciclo junino.

    Isso aqui está no sangue, isso aqui é tradição de todos os anos. É o dia em que a gente vê todos os bois de matraca. Bom demais!”, conta com entusiasmo o pedreiro José Sá, brincante assíduo da festa que homenageia São Marçal, o quarto santo junino, ao lado de São João, Santo Antônio e São Pedro.

    Foto Divulgação: Festa de São Marçal

    A cuidadora de idosos Socorro Morses é brincante do Boi do Maiobão e não via a hora de participar da Festa de São Marçal. “É um dia especial. São Marçal é o dia mais especial da temporada. Depois de um ano todo de preparação, depois dos anos de pandemia, agora a gente tá aproveitando. É um dia muito esperado por nós brincantes de bumba boi”, disse.

    Foto Divulgação: Festa de São Marçal

    Operação São João Seguro: “estamos cercados de segurança”

    Na festa do padroeiro dos bombeiros – segundo a tradição religiosa – um robusto esquema de segurança foi montado, com o uso de mais de 360 policiais. Durante toda a festa (que é encerrada somente ao final do dia), equipes policiais estiveram distribuídas ao longo da Avenida São Marçal, ruas do João Paulo e em bairros do entorno, caso do Monte Castelo, Alemanha e Areinha.

    As ações fazem parte da Operação São João Seguro, que conta com forças do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Polícia Militar (PMMA) e Polícia Civil (PCMA). A vendedora ambulante Cleonice Santos aproveitou a festa para ampliar a renda familiar. Ela aprovou a segurança no local e acredita que, com segurança reforçada, a festa gera ainda mais movimento e lucratividade para o seu negócio.

    Estamos com uma boa venda, muito movimento. Estamos com uma boa segurança, com o pessoal da Polícia Militar e dos bombeiros aqui, estamos cercados de segurança”, relatou a comerciante.

    A segurança na Festa de São Marçal contou com equipes do Comando de Missões Especiais, Comando de Policiamento Metropolitano, Comando de Motopatrulhamento, Choque e Batalhão de Trânsito Rodoviário (BPrv), além do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar (CTA).

    Um plantão extraordinário da Polícia Civil foi organizado para atender ocorrências específicas do Festejo de São Marçal. Já o CBMMA utilizou três viaturas operacionais e 89 bombeiros militares durante todo o evento. Equipes dos bombeiros também deram orientações ao público para evitar acidentes, e um caminhão de combate a incêndio ficou disposto em local estratégico para ser empregado em caso de emergências com fogo.

    A técnica de Enfermagem Adriana Gomes chegou cedo e percebeu o esquema de segurança na extensão da Avenida São Marçal. Para ela, a Festa de São Marçal deve ser de comemoração, cultura, alegria e paz. “Esse é um momento de confraternização. Venho para brincar com segurança e sempre espero que todo mundo faça a mesma coisa”.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Tradição, riqueza e diversidade embalam o Maior São João do Mundo no Maranhão com abertura oficial neste domingo (4)

    Bandeirinhas coloridas, comidas típicas e sotaques maranhenses à base da diversidade cultural das festas juninas. O Maior São Joao do Mundo terá abertura oficial no Arraial do Ipem, neste domingo (4). O festejo vai durar 60 dias em quatro arraiais regionais nas cidades de Barreirinhas, Pinheiro, Timon e Imperatriz.

    Secretário Yuri Arruda

    Promovido pelo Governo e organizado pela Secretaria de Estado da Cultura, o tradicional Arraial do Ipem contempla atrações de diversos segmentos e para todos os gostos. Na noite de estreia, grupos como Grupo Piaçaba, Boi Encanto da Ilha, cantora Thais Moreno, Boi de Morros (orquestra), cantor Erick Andrade, Boi de Axixá (orquestra) e Boi da Maioba (matraca) vão brilhar no palco, a partir das 17h30.

    Vale ressaltar, ainda, que este ano o Arraial do Ipem contará com dois palcos, sendo o palco principal GeoSpace e o palco alternativo, Área Kids, Barracão do Forró, barraca de tiros, área de restaurantes e espaços instagramáveis.

    De acordo com o Secretário Estadual da Cultura, Yuri Arruda, foram meses de planejamento junto a equipe para concluir todos os detalhes e garantir a celebração de um São João com segurança, diversidade e geração de emprego e renda. Para Yuri, vai ser um São João grandioso, de fato, o maior do Mundo.

    Este ano, o destaque principal vai para a grande diversidade que nosso Estado possui. Estamos priorizando artistas locais em nossos eventos, criando, ainda mais, oportunidades para exporem o seu trabalho e o reconhecimento que eles merecem. O Governador Carlos Brandão enfatiza a geração de emprego e renda, porque muitos pensam que cultura é só festa. No entanto, o PIB da Cultura representa 3,5% do PIB do Brasil e, assim, vemos o vetor de desenvolvimento econômico e social que a cultura proporciona”, disse Yuri Arruda, Secretário de Estado da Cultura.

    Diversidade Maranhense: sotaques

    Diversas manifestações culturais embalam os amantes da cultura maranhense, entre elas estão matracas, orquestras, zabumba, baixada e costa mão. Os sotaques ditam o ritmo e tornam a brincadeira uma referência do folclore maranhense e brasileiro.

    No estado, o boi de sotaque de matraca é um dos mais populares. O som estridente das matracas em conjunto com os pandeirões, maracás e tambores onça levam uma multidão de apaixonados pela cultura do Maranhão por arraiais e avenidas durante o período junino. O caçula dos sotaques, a orquestra, utiliza instrumentos de sopro e corda, se tornando um dos mais famosos e sendo apreciado pelos nativos e turistas.

    Em sequência, o sotaque de zabumba é marcado pela presença da percussão rústica e cadenciada com influência africana e açoriana nas apresentações. Nas apresentações, os brincantes se dividem nos papéis de amos, indígenas, rajados, vaqueiros, palhaços, pais Francisco, Catirinas, além do boi.

    Já o sotaque da baixada possui o som mais leve e suave, com pandeiros e matracas. O Cazumbá, bicho e homem, são personagens característicos desse sotaque. Por fim, o costa mão tem um ritmo cadenciado ao som de pandeiros tocados com as costas da mão, caixas e maracás.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Caxienses prestam homenagem ao Mártir São Sebastião e celebram 141 anos de veneração ao Santo

    Caxienses seguem realizando tradicionalmente em Caxias (MA) as homenagens ao Mártir São Sebastião.

    Cortejo pelas ruas da cidade

    Uma arvore é escolhida e retirada da reserva do Inhamum, logo depois os devotos saem em cortejo pelas ruas da cidade. Uma breve parada é feita no horário do almoço no bairro DNER, após a retirada. A partir das 15h, todos seguem em cortejo fazendo paradas em alguns pontos da cidade, onde recebem água e suco para se refrescarem e seguirem a tradição pelo Centro Histórico de Caxias.

    Enquanto muitos participam visando mais os momentos de confraternização, outros pagam promessas, a exemplo de Sebastião Santos de 70 anos. Ele afirma que começou a participar das festividades quando tinha 12 anos de idade.

    Agentes de Trânsito é de uma importância muito grande, porque já tinha dois anos que não havia o Mastro”, disse Alberto Simão, secretário adjunto de Transportes.

    “É de grande importância a realização da derrubada, cortejo e levantamento do Mastro de São Sebastião. A festa está de volta após dois anos por conta da pandemia é uma alegria para nós da Associação ver os devotos se reunindo para a realização dessa festa religiosa e popular que nossa cidade realiza há mais de 100 anos”, destaca Ricardo Murilo, historiador e vice-presidente da Associação de Amigos e Devotos do Mártir São Sebastião.

    “Apesar dos desafios foi um evento realizado com paz e tranquilidade, sem nenhum incidentes. É uma festa muito bonita. Que as pessoas possam brincar e homenagear São Sebastião. Não sei se irei continuar organizando, mas quem quiser, esteja à disposição”, frisou Bina Assunção, presidente da Associação de Amigos e Devotos do Mártir São Sebastião.

    “É uma festa de cunho turístico, folclórico e popular que é realizado há quase 150 anos. O nosso povo manifesta o sentimento durante este mês de janeiro a São Sebastião. Esse movimento cultural faz com que este evento chamado de Mastro de São Sebastião possa se perpetuar”, disse Léo Barata, secretário Municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

    O prefeito de Caxias, Fábio Gentil, como faz há muitos anos, também participou das festividades desde a concentração na Reserva do Inhamum com a confraternização com os devotos. Logo depois, o gestor acompanhado de secretários municipais e da deputada estadual, Daniella, também seguiram o cortejo pelas ruas da cidade até chegar ao Largo de São Sebastião, quando acontece o levantamento do Mastro com a ajuda de caminhão munck, que usa um equipamento de grande porte utilizado para operações como a descarga e o içamento de cargas, em que o Mastro é amarrado e levantado com mais segurança.

    “É um momento religioso em homenagem ao Mártir São Sebastião e também em que a população aproveita para se confraternizar. Depois de tudo que passamos, implantamos uma esperança para que 2023 seja melhor ainda. Eu tenho certeza que com todo este povo mostrando que somos iguais, somos o mesmo povo participando de um grande evento. Aqui chego e saio muito feliz”, destacou Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Eventual cancelamento do carnaval no Maranhão causará prejuízo bilionário aos trabalhadores do setor

    Por Blog do Domingos Costa 

    Ambulantes, mototaxistas, motoristas de aplicativos, cantores, músicos, comerciantes, donos de palcos, som, iluminação, rede hoteleira, restaurantes, lojas de roupas e artigos, além de tantos outros milhares de trabalhadores que dependem direto ou indiretamente da realização do carnaval estão na iminência de passar mais um ano num prejuízo gigantesco.

    Tudo por conta da ameaça do cancelamento do carnaval 2022 em dezenas de cidades maranhenses. Entre os promotores de eventos e quem sobrevive do setor há um clima de verdadeiro pânico por conta da iniciativa de políticos da região Sul do país que anunciaram o cancelamento em suas cidades.

    O medo é que aconteça o mesmo no Maranhão, ocorre que a situação por aqui é bem diferente…

    Os leitos clínicos exclusivos para covid-19 e as Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) para a doença estão com baixa ocupação em todas as regiões do estado. Na Região Metropolitana, hoje, por exemplo, apenas 10% estão ocupadas. Em muitas outras cidades maranhenses não existe nenhum paciente internado.

    O setor, um dos mais afetados com a pandemia da covid-19, acumula rombo bilionário vez que no ano de 2020 não teve carnaval e foram proibidas realizações de qualquer tipo de evento. Quem atua no ramo de eventos passou fome, literalmente!

    Para assegurar a realização do carnaval 2022, os promotores de eventos ressaltam que diversas cidades do Maranhão alcançaram a marca de 100% da população vacinada contra a Covid-19 graças ao esforço coletivo das prefeituras e do governo do estado, o que reduziu drasticamente as mortes e o número de internados por consequência do coronavirus.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Retomada das atividades da Feirinha São Luís aquece economia da cidade

    Mais de R$ 57 mil em serviços e negócios foram movimentados durante a realização da Feirinha São Luís, retomada pela gestão do prefeito Eduardo Braide, no último domingo (25), seguindo os protocolos de segurança contra a Covid-19.

    O balanço, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Abastecimento, Pesca e Abastecimento (Semapa), demonstra que o evento se consolida como uma das mais importantes ações para movimentar recursos e aquecer a economia local.


    Entre os setores que mais obtiveram lucro durante o primeiro domingo de volta das atividades da Feirinha São Luís, se destaca o de alimentação, que obteve uma média de R$ 24 mil em arrecadação. Em seguida, estão as vendas de artesanato local, com mais de R$ 22 mil em serviços arrecadados, seguidos pelo agro ecológicos com mais de R$ 10 mil e, pelos serviços voltados para os pets, com R$ 641,00.

    Para o titular da Semapa, Liviomar Macatrão, os resultados obtidos com a retomada da Feirinha São Luís superaram as expectativas e reforçam a importância da realização do evento que integra as ações de reaquecimento da economia local e do turismo da gestão do prefeito Eduardo Braide.

    “Sem dúvidas, a realização da Feirinha São Luís no último domingo (25) foi um sucesso. Seguimos todos os protocolos sanitários, reforçamos a segurança e tivemos um resultado muito positivo em relação à arrecadação nos negócios e serviços oferecidos. Com isso, temos certeza que cada vez mais, a Feirinha São Luís se consolida como uma importante ferramenta para o aquecimento da economia da capital”, disse.

    Expositores comemoram vendas

    A artesã Antônia Mesquita, expositora de produtos feitos com a fibra da bananeira na Feirinha São Luís, comemorou os resultados positivos nas vendas. Praticamente todo o estoque de bolsas, carteiras e artigos produzidos por ela foi vendido durante a realização do evento.

    “A retomada da Feirinha foi um sucesso. Para mim, foi maravilhoso, eu vendi praticamente quase todas as peças que eu levei para lá. E como sou eu mesma que produzo meus trabalhos, estou correndo contra o tempo para conseguir levar mais peças para o próximo domingo”, disse.

    Os resultados das vendas também foram positivos para a artesã Maria Silva, expositora de artigos regionais na Feirinha. Para ela, a expectativa é que as vendas dobrem no próximo domingo, em mais uma edição do tradicional evento.

    “As vendas foram muito boas e todos nós artesãos comemoramos bastante. A expectativa é que no próximo domingo as vendas sejam ainda melhores”, ressaltou.

    Protocolos sanitários

    Devido à pandemia, a Feirinha São Luís foi preparada para garantir que os visitantes aproveitem o espaço com segurança sanitária. Por isso, para ter acesso ao local, é realizada a aferição de temperatura e a higienização das mãos com álcool em gel.

    Pontos com álcool em gel também foram colocados em locais estratégicos e os visitantes também receberam orientações sobre a importância de seguir os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Vereador Álvaro Pires quer a criação do ‘Arraial Virtual São Luís 2021’, em benefício dos fazedores de Cultura da Capital

    O vereador Álvaro Pires (PMN), apresentou requerimento na Câmara Municipal de São Luís solicitando à Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Cultura, que seja viabilizado espaço, estrutura e organização tecnológica para a criação do Arraial Virtual de São Luís.

    Segundo o vereador, com o distanciamento social ainda valendo até o próximo período junino, os fazedores de cultura continuam sendo desafiados a criar os mesmos níveis de conexão com a população ludovicense e por isso quer a disponibilização de espaço para a realização de Arraial Virtual. A ideia é transportar as mais variadas brincadeiras folclórica e culturais para o mundo digital.

    “No Arraial Virtual São Luís 2021, todas as brincadeiras poderão se inscrever para participar no período junino e se possível abrir espaço além da internet para a tv aberta, afim de trazer entretenimento da maior festa cultural de nosso povo”, afirmou o vereador.

    Arraial Virtual São Luís 2021

    Ainda segundo o vereador, o espaço onde serão realizadas as apresentações e transmitidas para as mais diversas plataformas, poderá utilizar meios e formas de arrecadação monetárias (PIX), para ajudar nos custos das produções e cachês e demais serviços que demandam recursos financeiros, além disso, o próprio município deverá arcar com os custos e demandas para a realização do evento.

    “Com este objetivo, apresentei este importante REQUERIMENTO solicitando que a Secretaria Municipal de Cultura, viabilize um espaço, amplo e equipado para a realização das apresentações dos mais diversos grupos culturais de São Luís, realizando de forma virtual e que possam transmitir a magia, a alegria que é o nosso São João de São Luís do Maranhão. Neste requerimento solicitei também que possa ser viabilizado parcerias com emissoras de televisão da Capital para a transmissão de toda Programação do Arraial Virtual São Luís 2021”, afirmou o vereador.

    Por fim, o vereador destacou ainda, que todas medidas sanitárias, respeitando as regras de distanciamento social na produção e obedecendo às recomendações sanitárias devem ser levadas em consideração. Cada apresentação dos grupos culturais deverá contar com seu “staff”, o mínimo necessário para a apresentação online e demais plataformas.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cultura estadual em parceria com a Cultura de Bacabal realizam evento sobre lei Aldir Blanc

    Foi realizado  na manhã de terça-feira, 29, no auditório do Centro de Ensino Maria Casimiro Soares (Minhocão) um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Cultura com apoio da Secretaria de Cultura de Bacabal para prestar esclarecimentos sobre a Lei Aldir Blanc.

    O Plantão Itinerante da Lei de apoio à Cultura está percorrendo 10 municípios do Estado e o objetivo é explicar os detalhes da lei e sanar dúvidas.

    “A vinda do Estado pra explicar, explanar, tirar dúvidas dos produtores culturais da cidade de Bacabal é muito importante e a Secretaria Municipal de Cultura está presente aqui pra também ajudar,” disse Mestre Pinta que na ocasião estava representando a Secretária Municipal de Cultura.

    Para o músico Marcus Maranhão, o auxilio é essencial tendo em vista que a classe cultural foi uma das mais atingidas pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Até os artistas mais renomados foram afetados também. É sempre bem vinda uma ajuda né, a gente tem que agradecer e estamos aqui para debater o que é melhor pra todos nós”.

    A gestora de Ação e Difusão Cultura da Secma, Mariana Cronemberger, explica o formato em que o auxílio será aplicado: “Hoje estamos aqui para falar sobre os mecanismos que o governo do Estado está utilizando para fazer a distribuição deste recurso e estamos trabalhando com dois sistemas. O sistema que concede o auxílio emergencial à pessoa física e os editais que a secretaria lançou, sete editais onde os artistas, fazedores de Cultura podem se inscrever, submeter projetos e participar dos editais conosco”, explicou.

    Sobre a Lei Aldir Blanc

    A Lei Aldir Blanc, de proposição da deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), foi criada com o intuito de promover ações para garantir renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19. Dos R$ 3 bi destinados aos estados, o Maranhão receberá, ao todo, R$ 114 mi, a ser repartido com os municípios.

    O recurso é destinado ao pagamento de uma renda emergencial aos trabalhadores da cultura em três parcelas de R$ 600, retroativa a 1º de junho, além de subsídio mensal de R$ 3 mil a R$ 10 mil para manutenção de micro e pequenas empresas, demais organizações comunitárias culturais e espaços artísticos que paralisaram as atividades por causa da pandemia; e realização de ações de incentivo à produção cultural, como a realização de cursos, editais e prêmios.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Lei Aldir Blanc não foi contemplada em São Luís, afirmam grupos culturais

    Blog Atual7

    Uma tensão entre grupos culturais e o secretário municipal de Cultura de São Luís, Marlon Botão, se arrasta por semanas desde que a Lei de Emergência Cultural nº 14.017/2020, também conhecida como Lei Aldir Blanc, foi aprovada. A lei prevê auxílio emergencial ao setor cultural, um dos mais prejudicados durante a pandemia do novo coronavírus. De um lado, artista maranhenses, desde o dia 19 de agosto, acusam a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de não serem ouvidos pelo secretário ou sequer serem procurados para tratar do benefício. Do outro lado, o secretário Marlon Botão, em nota divulgada no seu perfil em rede social, afirma que já conversou com os grupos culturais, mas não listou quais.

    A Lei Aldir Blanc foi aprovada no dia 29 de junho deste ano e, no Maranhão, a previsão é que a Lei Aldir Blanc destinará um total de R$ 114 milhões, sendo R$ 61,3 milhões destinados ao Estado e R$ 53 milhões para execução nos municípios, segundo dados da Secma (Secretaria de Estado da Cultura), que estão disponíveis no site Agência de Notícias do Governo do Estado. Um dos grupos que veio a público, por meio de rede social, falar sobre o assunto, foi o Fórum de Artes Cênicas de São Luís.

    “Desde o início de julho, este Fórum entrou em contato com a @secultsaoluis para tratarmos sobre a gestão de recursos da Lei Aldir Blanc! Nunca fomos respondidos e sabemos que outros segmentos tbm (sic) não, além da constante ausência do secretário @marlonbotao nas reuniões do Conselho Municipal de Cultura!”, escreveram em nota cobrando satisfações da Secult e da Prefeitura de São Luís.

    Em resposta, por meio de nota também em rede social, o secretário Marlon Botão informou que a Secretaria “vem acompanhando em nível nacional e local todo o desdobramento para aplicação dos recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017, de 2020)”. Segundo Marlon, “em tempo a Secult iniciou o diálogo público para definição de estratégias junto ao Conselho Municipal de Cultura de São Luís – COMCULT, considerando sua instância institucional da participação social na formação das políticas públicas de cultura do Município, assim como vem realizando diálogos com setores artísticos e culturais com os mesmos objetos, que são o de tornar democrático e participativo o processo de gestão dos recursos oriundos da Lei”.

    Marlon Botão afirma ainda que vem dialogando internamente na gestão Edivaldo Holanda Júnior (PDT) sobre a lei com o objetivo de “definir tratativas para a execução das especificidades da Lei na administração pública, considerando a importância dos mecanismos de controle e fiscalização, fatores imprescindíveis para o saudável andamento do recurso frente aos processos administrativos consequentes de sua execução”.

    Acerca desses fatores, definições e conversas internas entre secretaria e prefeitura, o secretário da Secult finaliza a nota afirmando que após todo esse processo “tornará público quais serão as decisões e processos a serem seguidos, garantindo de forma veemente que não haverão perdas e nem tão pouco devolução de recursos por falta de operacionalização da mesma”.

    Insatisfação

    Mesmo após os esclarecimentos do secretário municipal de Cultura, o Fórum de Artes Cênicas afirma que a nota não é satisfatória nem esclarecedora e considerou a nota “retórica e evasiva”. Eles ainda reiteraram em mais duas publicações em rede social que não há participação do secretário no Conselho, do qual, segundo o Fórum, ele mesmo faz parte, além de não comparecer às reuniões nem responder às convocatórias.

    Veja a nota do Fórum Artes Cênicas de São Luís na íntegra:

    “Após muita pressão da classe artística, o Secretário Municipal de Cultura @marlonbotao soltou uma “nota de esclarecimento”, retórica e evasiva, sobre o andamento da Lei Aldir Blanc.

    Portanto, decidimos responder, parágrafo por parágrafo, as “afirmações” do secretário:

    1 – Se a SECULT de fato estivesse “acompanhando” o andamento em nível local e nacional, já teria convocado a classe e minimamente iniciado o diálogo concreto conosco. Saberia ainda a obrigatoriedade da composição de uma Comissão com participação da sociedade civil para, de fato, acompanhar todas as etapas da gestão dos recursos advindos da Lei.

    2 – O Secretário não participa das reuniões do COMCULT, do qual ele é membro definido por lei. Logo, iniciar o diálogo com uma instituição da qual ele é integrante e não participa, mostra-se no mínimo contraditório. Outras organizações da sociedade civil tem tentado diálogo com a SECULT e não recebem resposta, por isso, exigimos a realização de reuniões públicas e abertas a todo o segmento. Além da comprovação de quando foram realizados “diálogos com setores artísticos e culturais”!

    3 – A Lei Aldir Blanc já foi regulamentada, e antes disso foram divulgados todos os trâmites necessários aos municípios para recebimento dos recursos. Só é possível um “saudável andamento” com transparência e diálogo. Sem isso, são somente palavras vazias.

    4 – As “decisões e processos a serem seguidos” não são de competência exclusiva da SECULT e por isso não podem ser decididas de forma unilateral. O único modo de garantir que não haja perda ou devolução dos recursos é por meio de trabalho sério, respeitando e dialogando com a classe, regulamentando o Fundo Municipal de Cultura e construindo coletivamente um plano de ação que contemple as necessidades do setor cultural de São Luís!”

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Governo publica MP que libera R$ 3 bilhões para o setor cultural

    Por Agência Brasil

    O presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória (MP) que abre crédito extraordinário de R$ 3 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para o pagamento do auxílio financeiro ao setor cultural. A MP nº 990/2020 foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União.

    A Lei nº 14.017/2020, que instituiu o auxílio, chamada de Lei Aldir Blanc, foi sancionada por Bolsonaro no final do mês passado. As atividades do setor – cinemas, museus, shows musicais e teatrais, entre outros – foram umas das primeiras a parar, como medida de prevenção à disseminação do novo coronavírus no país.

    O texto da lei prevê o pagamento de três parcelas de um auxílio emergencial de R$ 600 mensais para os trabalhadores da área cultural, além de um subsídio para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas e organizações comunitárias. Os estados, municípios e o Distrito Federal serão os responsáveis pela distribuição dos recursos, de acordo com os critérios definidos na lei.

    De acordo com a MP publicada hoje, os recursos serão liberados a partir da contratação de operação de crédito interna (contratos ou emissão de títulos da dívida pública). A MP tem força de lei a partir de sua publicação, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Primeira noite de folia de momo promete ser um sucesso em Anajatuba

    Blog Gazeta do Maranhão

    A prefeitura de Anajatuba, através do prefeito Sidney Pereira, em conjunto com a Secretaria de Cultura do Município, montaram uma programação especial para os anajatubenses e visitantes que escolheram o município para brincar o Carnaval 2020.

    Além do local da festa, a Praça da Matriz, cuja obra foi concluída em apenas 30 dias, os foliões terão a sua disponibilidade uma vasta programação com artistas locais e nacionais. A praça, com um espaço amplo e arejado, localizada às margens dos campos, representa o que tem de mais moderno na região.

    “Planejamos o nosso Carnaval, objetivando valorizar não apenas os artistas nacionais, mas, também, o que temos de bom aqui em Anajatuba. Por isso em todos os dias, os nossos artistas estarão abrindo a programação dos circuitos oficiais”, afirmou Sidney.

    Hoje, a festa terá início por volta das 19:00 com apresentação de artista local. Lucas Seabra subirá ao palco, seguido pela banda Timbrae e Baiko Iluminado. O cantor baiano Junior Santos e a carretinha Piradona encerram a programação da sexta feira gorda de Carnaval.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.