O desempenho dos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas federais no Exame Nacional do Ensino Médio foi superior ao de outras redes de ensino, inclusive das escola particulares. As médias da rede federal foram as maiores nas cinco provas do Enem: ciências humanas (610,2 pontos), ciências da natureza (557,5), linguagens (563,2), matemática (589,6) e redação (618,7). Os dados do Enem 2014 foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo Ministério da Educação.

Em seguida ficaram as médias dos alunos da rede privada, seguido pelos estudantes de colégios das redes municipais e, por fim, pelos candidatos das redes estaduais.

Vale destacar que os alunos da rede federal representam apenas 2% do total de concluintes do ensino médio que fizeram o Enem 2014. São 30.411 estudantes. Na rede municipal foram apenas 14.314 (1% do total). Nas escolas privadas, 348.282 alunos do último ano fizeram o Enem (23,4%). E na rede estadual, 1.092.247 concluintes do ensino médio fizeram o exame (73,5%).

O desempenho dos alunos concluintes caiu em matemática e redação em relação ao Enem de 2013. A média geral em matemática foi de 476,6 pontos, queda de 7,3% sobre a média de 514,1 pontos obtida em 2013. Em redação, a queda foi ainda maior: 9,7%. A média dos alunos foi de 470,8 pontos, contra 521,1 obtidos no Enem anterior.
Já nas provas de ciências humanas, ciências da natureza e linguagens, a média das notas subiu 2,3%, 5,4% e 3,9%, respectivamente.

rede 2

Segundo o MEC, prestaram o exame 6.193.565 candidatos (71% do total de 8.721.946 inscritos). Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na redação da prova (8,5% dos candidatos). Deste número, foram anuladas 248.471 redações. O MEC informou ainda que 250 candidatos tiveram nota mil na redação, número máximo possível. Além disso, pouco mais de 35 mil alunos obtiveram notas entre 901 e 999.

Questionado sobre o desempenho dos candidatos em redação, o ministro da Educação, Cid Gomes, afirmou que o resultado “fala por si só”.

“Justificativas para isso? Várias. O brasileiro está lendo pouco demais, o tema não é um tema tão popular. Não dá para a gente fugir, tentar camuflar, e dizer que o ensino público brasileiro é bom. […] Estamos aqui para tentar melhorar”, admitiu Gomes.

Cid Gomes também afirmou que o diagnóstico “frio” que pode ser feito do resultado do Enem é de que o ensino público brasileiro “deixa muito a desejar”. “A gente tem muitos desafios”, projetou o novo ministro.

As notas de cada um dos 6.193.565 participantes do Enem será divulgado ainda nesta terça até o fim do dia, segundo o ministério.

Fonte: G1, Brasília


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