Dia da Mulher – Em entrevista, Iracema Vale destaca leis de sua autoria que beneficiam mulheres maranhenses

    Presidente da Assembleia assinalou o trabalho da maior bancada feminina na história do Parlamento e a importância da aprovação de leis voltadas para a mulher.

    Presidente Iracema Vale enfatizou que as deputadas estão focadas em trazer mais mulheres para a política

    Em entrevista ao programa Bom Dia Mirante, na manhã desta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou o trabalho da maior bancada feminina na história do Parlamento e a importância da aprovação de leis voltadas para a mulher. Entre elas, uma lei de sua autoria e do deputado Roberto Costa (MDB), que libera o ingresso de mulheres na carreira militar no Estado sem a cota de 10%.

    “É uma proposição que busca, antes de tudo, equidade e justiça em nosso Estado. Existia uma cota fixada em 10% para o ingresso de mulheres na Polícia Militar e, essa limitação, além de injusta, dificultava ainda mais a promoção dessas profissionais. Essa questão já vem sendo quebrada no Brasil inteiro e o Maranhão não ficará para trás”, afirmou Iracema Vale.

    Na conversa com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca no quadro ‘Bastidores’, a parlamentar ressaltou que a lei, originária do projeto nº 704/2023, irá assegurar que as mulheres aprovadas nas provas e no teste físico tenha o direito de ter a sua vaga garantida, além de fortalecer a representatividade feminina na Polícia Militar do Maranhão.

    “Em 189 anos de existência da Assembleia, temos pela primeira vez uma mulher à frente do Parlamento Estadual, além da maior bancada feminina já vista. Nós temos voltado nossos olhares para acabar com os obstáculos que impedem o crescimento das mulheres em suas carreiras, assim como para pautas de violência de gênero”, ressaltou a parlamentar.

    Canal de denúncia

    Na entrevista, Iracema Vale também enfatizou sobre a Lei 11.990/2023, também de sua autoria, que viabiliza formulário para denúncia de violência contra a mulher no ato da matrícula escolar nas unidades de ensino do Maranhão. O objetivo é obter mais um canal de denúncia e proteger mulheres em situação de violência e extrema vulnerabilidade.

    “Todos os meios que nos ajudem a combater a qualquer forma de violência é importante para a garantia de direitos e para a diminuição do número de vítimas. Nossa bancada feminina é muito atuante nesse sentido e preocupada com essa pauta. Juntas, estamos sempre pensando em ações que possam combater esse problema”, acrescentou.

    Neste ano, a presidente do Parlamento Estadual enfatizou que as deputadas estão focadas em trazer mais mulheres para a política. “Queremos representatividade e mais mulheres ocupando espaços de poder. Estamos trabalhando juntas em uma campanha para incentivar a participação feminina na política nestas próximas eleições”, concluiu.

    Deputada Iracema Vale, presidente da Assembleia, conversou com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Wellington detalha funcionamento da CPI da Telefonia no ‘Diário da Manhã’

    O deputado Wellington do Curso (PSC), em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (17), deu detalhes sobre proposta sua de criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar os serviços prestados pelas empresas de telefonia no Maranhão.

    Deputado Wellington do Curso durante conversa com o jornalista Ronald Segundo

    O parlamentar afirmou que a proposta já possui 37 assinaturas.

    O péssimo serviço oferecido pelas operadoras, tanto no serviço móvel como fixo, é constante no Maranhão, apesar da grande arrecadação que possuem. O péssimo serviço que prestam prejudica a toda sociedade, por oferecer sinal fraco ou até ausência de sinal. As empresas também estão ludibriando o consumidor ao ofertar sinal de 3G onde seria 5G“, denunciou.

    De acordo com o parlamentar, a CPI terá o papel de ajudar a mudar essa realidade, já que o objetivo é apurar a qualidade do serviço prestado pelas empresas de telefonia e garantir o cumprimento dos direitos dos maranhenses enquanto consumidores.

    Locadoras de veículos 

    Outro tema tratado pelo deputado na entrevista ao apresentador e jornalista Ronald Segundo, foi a aprovação do Projeto de Lei 091/2021, de sua autoria, que obriga as locadoras de veículos a disponibilizar automóveis adaptados a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Maranhão e que o objetivo de seu projeto é que as locadoras de veículos com frota superior a 20 automóveis devem disponibilizar pelo menos um adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

    “De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), acessibilidade é definida como a possibilidade e condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive, seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privado de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”, ressaltou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Iracema Vale destaca importância da lei que protege região dos Lençóis Maranhenses

    Em entrevista ao programa ‘Bom Dia Mirante’, na manhã desta segunda-feira (16), a presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), destacou a importância da aprovação da lei, de sua autoria, que trata da preservação e proteção da região dos Lençóis Maranhenses, sancionada no dia 12 de outubro.

    Deputada Iracema Vale

    A lei visa proteger todos os municípios que abrangem os Lençóis Maranhenses. O projeto surgiu da necessidade de passarmos uma segurança à população no que diz respeito à preservação do Parque, dos nossos mananciais hídricos, das nossas chapadas e, sobretudo, dos nossos agricultores familiares”, afirmou a chefe do Legislativo maranhense.

    Na conversa com os jornalistas Clóvis Cabalau e Vanessa Fonseca no quadro ‘Bastidores’, a parlamentar ressaltou que a lei, originária do PL nº 434/2023, irá conter o avanço da abertura de novas lavouras destinadas ao cultivo de monoculturas na região para coibir impactos ambientais significativos, como a perda de habitat, o aumento da poluição das águas e a degradação dos solos.

    A educação ambiental também é um dos pontos explorados pela lei porque precisamos falar mais sobre o turismo sustentável e o estímulo ao ecoturismo, que são fundamentais para a subsistência e para o desenvolvimento da região. O parque é um patrimônio belíssimo e o cartão-postal do Maranhão para o mundo e precisa dessa atenção”, frisou Iracema Vale.

    Iracema Vale durante a conversa com o jornalista Clóvis Cabalau, no ‘Bom Dia Mirante’

    Questionada sobre como é possível equilibrar o avanço do agronegócio, que é importante para potencializar a economia do estado, com a necessidade de proteger as famílias rurais e o meio-ambiente, a presidente do Poder Legislativo salientou que já existem produções agropecuárias na região, mas determinadas áreas necessitam ser protegidas de devastações.

    “Os agricultores familiares trabalham em pequena escala e não prejudicam o meio ambiente com suas atividades, o que eles precisam é de incentivo e apoio técnico. Com a lei, nós garantimos que os produtores rurais tenham acesso ao que eles precisam para continuarem trabalhando e garantindo seu sustento”, assegurou a presidente.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Delegada Kazumi Tanaka destaca plantão 24h para registro de violência contra a mulher

    A delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta terça-feira (10), destacou a importância do plantão 24 horas da delegacia instalada na Casa da Mulher Brasileira. Ela ressaltou que no local também são disponibilizados serviços da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público e outros, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Mulher (Semu).

    Delegada Kazumi Tanaka durante entrevista à radialista Marina Sousa, no programa ‘Diário da Manhã’

    Na conversa com a radialista Marina Sousa, detalhou o enfrentamento da violência doméstica, ressaltando que o maior número de casos registrados é aos domingos e feriados. Também abordou como funciona a rede de atendimento existente no Maranhão, com cerca de 20 Delegacias Especiais da Mulher.

    A delegada informou que os canais de atendimento foram criados para facilitar o acesso à denúncia, como o aplicativo Salve Maria Maranhão e a Delegacia Online.

    Agora, nos feriados e finais de semana, as mulheres de toda a Ilha, podem procurar atendimento nesta delegacia, já que o maior número de casos de violência doméstica acontece aos domingos e feriados. Sabemos que a maioria das mulheres assassinadas não buscaram a proteção do Estado, não tinham Boletim de Ocorrência ou medidas protetivas, ficando claro que ela não se cale, que peça apoio”, recomendou.

    Kazumi Tanaka afirmou, ainda, que os números de crimes desta natureza continuam grande no estado, sendo registrados 165 casos de violência contra a mulher, com 57 feminicídios; e também detalhou que as mulheres podem enfrentar diferentes tipos de violência, incluindo a física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

    De acordo com a delegada, a mulher precisa perceber que está sendo vítima de violência logo nos primeiros sinais, ressaltando que essa é uma das etapas mais difíceis do processo. “São xingamentos, ameaças de agressão e de morte. Há mulheres, inclusive, que nunca chegam a vivenciar a manifestação da violência física, mas é preciso compreender que o que ela vive não é algo normal, e que pode ficar cada vez pior”, alertou.

    Ainda segundo a delegada, a maioria das vezes a violência se forma dentro das próprias famílias e que dos estupros praticados no Brasil, 70% ocorrem dentro de casa e contra meninas de menos de 13 anos de idade.

    Clique aqui e assista à íntegra do programa

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Jornalista e escritor Rozalvo Jr destaca importância da conscientização sobre o autismo

    Entrevistado ontem no programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), pelo radialista Henrique Pereira, o jornalista e escritor Rozalvo Jr. falou, entre outros temas, sobre o autismo.

    Rosalvo Jr e o radialista Henrique Pereira

    O maranhense tem 40 anos de carreira e descobriu recentemente, através de sessões psicológicas e testes científicos, ser autista de alta inteligência e performance.

    Com 40 anos de minha carreira icônica, reconhecida por personalidades culturais e históricas, na biografia, há muito tempo solicitada pelos leitores, ávidos por conhecer minha história profissional, vou contar também o meu exemplo de superação”, assegurou.

    A Biografia de Rozalvo exibirá trabalhos nas TV’s Mirante e TV Difusora, nas Rádios Universidade FM e Mirante AM, sua premiação pela Academia Maranhense de Letras com uma Medalha em razão do seu trabalho literário e histórico; seu reconhecimento por escritores nacionais, como Josué Montello, Lygia Fagundes Teles, da Academia Brasileira de Letras, e Zélia Gattai; seu autismo de alta performance; sua assessoria, aos 8 anos de idade, aos familiares políticos; a importância da Musa Inspiradora em sua vida e trajetória; seu treinamento por oito horas diárias para vencer seus problemas graves de dicção, ou seja, suas técnicas sofisticadas e inovadoras de utilizar a emoção para plasmar as ideias como parte da Teoria da Sincronicidade e da Física Quântica, entre outros também valiosos assuntos.

    O jornalista destaca em seu livro a importância da conscientização sobre o autismo mostrando seu exemplo de superação e de sucesso diante de tantos preconceitos.

    Rozalvo citou durante entrevista obstáculos vencidos em seu treinamento por oito horas diárias mesmo com problemas graves de dicção, ou seja, suas técnicas sofisticadas e inovadoras de utilizar a emoção para plasmar as ideias como parte da Teoria da Sincronicidade e da Física Quântica.

    “O meu trabalho de elaboração da biografia vai ser minucioso, perfeccionista, detalhista, para servir de exemplo às gerações de como a emoção e a força de vontade minhas foram essenciais na superação dos obstáculos e, com certeza, ajudaram a vencer os desafios, nesses 40 anos de uma carreira luminosa”, disse o escritor.

    Assista aqui a íntegra da entrevista

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Irreverente, polêmico além da conta, jornalista Luis Cardoso é o entrevistado de hoje no Programa Pinga Fogo

    A partir das 14h o jornalista Luis Cardoso estará no programa Pinga Fogo, da Cultura FM 106.3 mostrando o lado bom e as sacanagens da política do Maranhão.

    Imperdível! Acompanhe os fatos mais recentes e os que estão escondidos debaixo dos tapetes dos palácios estadual e municipais. Saiba o que vem rolando nos bastidores da política e da cultura maranhenses.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    “Estamos de freio de mão puxado”, afirmou o prefeito Luciano ao falar sobre atual situação financeira de Pinheiro

    Em entrevista concedida hoje ao Programa Pinheiro Agora, o prefeito Luciano Genésio, falou da atual situação financeira do município. Assim, como os demais municípios do Maranhão Pinheiro têm passado pela crise devido a redução do repasse do Fundo de Participação dos Municípios e emendas que ainda não foram pagas.


    Redução do investimento em obras e manutenções, redução de quadro de funcionários e suspensão de programas são algumas das alternativas para enfrentar a crise.

    Perdemos mais de 23% do valor total que recebíamos e o impacto nas contas públicas foi sentido com peso, e agora estamos buscando as melhores formas de contornar. A situação é tensa, precisamos agir com cautela e responsabilidade, a missão agora é segurar o nosso quadro de funcionários o quanto pudermos, mas precisamos ser claros, não está fácil”, afirmou Luciano.

    Ainda esta semana o prefeito falou que serão pagos os salários dos enfermeiros com reajuste, e o retroativo será pago até o início da semana seguinte.

    A gestão realizou a redução de programas importantes como o pré-vicinais que atuaria em 4 polos de forma simultânea, no entanto, agora deve atuar em apenas 2, para diminuir custos. O programa pró-asfalto está suspenso e o pró-dignidade está desacelerando, o objetivo é não parar, se manter até que tudo melhore.

    Enquanto isso, Pinheiro conta com as parcerias para ajudar a manter a cidade crescendo e se desenvolvendo.

    “Estamos de freio de mão puxado, mas continuamos buscando benefícios para o nosso município. Quero aqui agradecer ao Ministro Flávio Dino que viabilizou 2 milhões de reais para implantação de asfalto em nossa cidade, e ainda junto com o governador Brandão, com Felipe Camarão com a Senadora Ana Paula Lobato conseguiram viabilizar a Casa da Mulher Brasileira para Pinheiro, as obras iniciam no mês que vem e a entrega está prevista para Janeiro”, continuou o gestor.

    A cidade ainda enfrenta a readequação do sistema de coleta de lixo, o período probatório da empresa que havia assumido os serviços se findou e o resultado não foi satisfatório, sendo assim, o município volta a assumir a função.

    Luciano encerrou a entrevista convidando a todos para a comemoração do aniversário da cidade programado para os 04 de setembro. Quanto ao show gospel foi acordado com os pastores da cidade que este ano as atenções se concentraram na Marcha para Jesus.

    Tivemos que reduzir custos ao máximo, mas não poderíamos deixar de comemorar o aniversário da nossa cidade, é tradição. Vamos ter uma boa atração nacional para atender aos pedidos da juventude que quer muito um momento de lazer. Estão todos convidados a comemorar conosco no dia 04″, finalizou Luciano.

    Bloqueio de 60 milhões da educação

    O bloqueio do recurso do Fundeb é referente ao processo movido pelo sindicato dos professores contra o município esperando receber o juros e mora do montante que era devido aos professores.

    Essa é uma questão de Justiça, tínhamos um acordo com o sindicato. Mas a diretoria decidiu entrar com o processo, o que podemos fazer é aguardar a decisão. Em primeiro instância a decisão foi favorável à gestão e agora vai seguir para outras instâncias, e não podemos fazer nada a não ser esperar”, pontuou o prefeito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Sobre riscos de ataques, Dino sobe o tom contra redes: “Vão ser obrigadas a entender”

    Metrópoles

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, subiu o tom em relação às redes sociais que estariam sendo convenientes com o impulsionamento de conteúdo criminoso relacionado a ataques e violência em escolas.

    Ministro Flávio Dino

    Em entrevista ao Metrópoles na noite desta segunda-feira (10/4), o ministro disse que vai acionar judicialmente as redes sociais que não aceitarem excluir conteúdo considerado criminoso.

    Nós fizemos um convite muito enfático para que eles (redes sociais): fortaleçam a moderação de conteúdos e parem de impulsionar conteúdos criminosos, como alguns estão fazendo; as providências daí derivadas doravante estarão no terreno policial. Eu não desejo que a polícia seja chamada a atuar contra as plataformas. Se isso for necessário, isso vai acontecer”, declarou Dino.

    Nos últimos dias, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) identificou 511 perfis com discursos de apologia à violência apenas no Twitter. Esse levantamento faz parte de ações para combater ameaças de ataques em escolas, como o que aconteceu em Suzano (SP). Segundo o ministro, o número não para de crescer.

    Veja o vídeo:

    Base na lei

    Flávio Dino defende que existe uma série de leis que podem ser aplicadas na responsabilização das redes sociais pela prática de crimes dentro delas, que seria o caso dessas páginas que o MJSP quer excluir. Ele citou o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Código de Defesa do Consumidor e o próprio Código Penal.

    O projeto de lei “antigolpe” enviado por Flávio Dino ao Congresso Nacional ainda em janeiro, no calor dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, prevê a responsabilização de plataformas pelo cometimento de crimes nas redes.

    Infelizmente, nós temos uma conjuntura em que crianças adolescentes viram algozes, mas, ao mesmo tempo, são vítimas da difusão de uma cultura de ódio. E onde está essa difusão em proporção industrial? Está exatamente nas plataformas, que devem ser coerentes em relação à força que elas têm”, afirmou o ministro na entrevista.

    Dino então disparou: “Elas (plataformas) têm uma força gigantesca. Então elas têm que ser coerentes e adotar um mecanismo de vigilância, de controle, de regulação e de moderação que seja compatível com a força que elas têm. Volto a dizer: não é porque o governo quer, é porque a sociedade precisa. Se eles não entenderem, vão ser obrigados a entender”.

    Ele espera que as próprias plataformas usem seus mecanismos de autorregulação para evitar ações judiciais por parte do governo.

    Briga com Twitter

    Mais cedo, ainda na segunda, Dino se reuniu com representantes das plataformas Meta, Kwai, TikTok, WhatsApp, Youtube, Twitter e Google.

    Durante a reunião, Dino se desentendeu com a representante do Twitter. O motivo da discussão foi a criação de perfis que utilizavam os nomes e as fotos dos autores do massacre de Suzano (SP), que assassinaram cinco estudantes e duas funcionárias de uma escola estadual no interior de São Paulo em 2019.

    Por sua vez, o ministro defendeu que esses perfis devem ser excluídos por incentivarem ataques e espalharem um clima de medo nas redes sociais. Já os representantes do Twitter argumentaram que não havia necessidade de excluí-los, uma vez que a mera existência dos perfis não contraria os “termos de uso” da rede social.

    O ministro da Justiça se irritou com a posição da plataforma e argumentou que o Twitter não entendia a gravidade e a dimensão do tema. A reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação dessa rede social, mas não teve resposta até a publicação desta matéria.

    Veja a entrevista completa:

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Estreia do UQ! Podcast terá vice-governador como convidado

    Blog do Thales Castro 

    Brenda e Jeisael vão conduzir bate-papo com Felipe Camarão

    O “UQ! Podcast” estreia na próxima quinta-feira, 23 de fevereiro, ás 21h. O projeto marca o retorno do comunicador Jeisael Marx às telas, desta vez, não em uma emissora de TV, mas em todas as telas por meio da internet.

    O jornalista, que esteve pela última vez no ar através da TV Difusora, no dia 25 de outubro de 2022, agora aposta em outra ideia, com uma nova linguagem ainda não explorada pelo apresentador até o momento.

    ​Ao lado do jornalista no estúdio para conduzir o “programa”, a jovem Brenda, acadêmica de Relações Públicas (UFMA), com experiência em produção de eventos e programas de Rádio.

    A presença de Brenda traz equilíbrio ao UQ!, que terá experiência e juventude à mesa, com pontos de vista distintos sobre os temas que serão debatidos.

    Produzido pelo Groove Studio, primeiro estúdio com equipamentos profissionais (broadcast) do Maranhão, e com estrutura única no Nordeste, o UQ! Podcast teve sua pré-estreia na última quinta-feira (16), onde foram apresentados os primeiros parceiros comerciais, o cenário e, especialmente, o primeiro convidado: o Vice-Governador do Maranhão, Felipe Camarão (PT).

    Sobre o UQ!

    Inovando o seguimento de podcast do Nordeste, o UQ! é exibido com uma estrutura profissional, pensada com exclusividade para o projeto, se tornando, assim, o primeiro podcast do Maranhão a fazer transmissão multiplataforma, ao vivo e de alta qualidade, em várias redes sociais, como o Youtube, Instagram e Facebook.

    A ideia é de fazer um bate-papo com os assuntos mais diversos, com profissionais de diferentes áreas, figuras da cultura, da arte, da política, da religião, em um espaço independente de fala livre, ética e sem papas na língua.

    Serviço:

    O quê: Estreia do UQ! Podcast

    Convidado: Felipe Camarão, Vice-Governador do Maranhão

    Apresentadores: Brenda e Jeisael

    Quando: Quinta-feira, 23/02 às 21h

    YouTube: https://www.youtube.com/@uq_pdc

    Redes sociais: @uq_pdc no Instagram, Tiktok, Twitter e Facebook.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Flávio Dino diz que não foi convidado para STF e confirma candidatura para 2030

    R7 

    O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deu entrevista ao JR Entrevista nesta quinta-feira (16) e abordou algumas das pautas tratadas desde o início da gestão à frente da pasta. À jornalista Renata Varandas, Dino afirmou também que, diferentemente do que foi especulado, não foi convidado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) e confirmou que será candidato em 2030.

    Ministro Flávio Dino na Record

    Dino afirmou ainda que uma eventual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos extremistas ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília, não tem funcionalidade, uma vez que há investigações no Poder Judiciário.

    Estamos ponderando que isso vai implicar na perda do foco principal. Temos o arcabouço fiscal, âncora fiscal, por consequente a taxa de juros, a reforma tributária. E aí se instala uma CPI na Câmara [dos Deputados], CPI no Senado, vai ter palco de repetição do que já está sendo investigado e, inclusive, judicializado. E aí a CPI vai julgar o que a Justiça está julgando? Não vejo sentido prático, mas, se quiserem fazer, é uma prerrogativa parlamentar”, argumentou.

    Questionado se aceitaria assumir uma vaga na mais alta Corte do país, Dino diz não saber. O posto será aberto em maio, com a saída do ministro Ricardo Lewandowski. Depois, perguntado se já foi convidado para a função, afirma: “Não. Não fui e acho que não serei. Nunca pensei nisso.”

    Na sequência, Dino falou sobre eventual disputa nas próximas eleições. “O senhor pretende ser candidato em 2026”, questionou a repórter Renata Varandas. “Não, 2030”, respondeu o ministro.

    Durante a entrevista, Dino defendeu, ainda, regulação das plataformas digitais e destacou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defende o debate sobre o tema no âmbito das Nações Unidas e do G20, bloco que reúne as grandes economias mundiais.

    “É um debate internacional de enorme importância. O presidente Lula tem proposto, inclusive, que isso se dê no âmbito das Nações Unidas ou G20. A União Europeia avançou nessa regulação. A questão principal é que não há nenhuma atividade humana que seja totalmente desregulada, porque se não tende a abusos. Nós estamos propondo, no Ministério da Justiça, a proteção da verdadeira liberdade de expressão, e tem a fronteira, que é o cometimento de crimes.”

    Ainda na entrevista, o ministro contou que o Ministério da Justiça vai atuar em outras seis áreas indígenas, além da Yanomami, para combater as atividades ilegais. “Nós temos seis áreas identificadas para realização de operações similares ainda neste ano. Estamos finalizando a operação de desintrução no território Yanomami e temos mais seis para executar. Exatamente para que haja o cumprimento da lei. A nossa referência é a lei e não fazemos juízo de valor. Somos a favor de todas as atividades econômicas desde que cumpram a lei. Quem está cometendo crime, não tem apoio do governo. E a Polícia Federal está agindo e vai agir, além das ações humanitárias”, destacou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Com contas aprovadas no TRE, Yglésio diz ser pré-candidato a prefeito de São Luís em 2024

    Blog É Sobre Isso

    Afirmando não ter utilizado dinheiro do Fundo Eleitoral durante campanha de reeleição a deputado estadual, Yglésio Moisés teve as contas aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão.

    Deputado Yglésio durante entrevista com a jornalista Silvia Tereza


    “Fizeram de tudo pra me tirar do jogo, mas o resultado você já sabe…e foi sem “fundão eleitoral”! Vamos pra mais 4 anos de trabalho!”
    , comemorou o deputado reeleito nas redes sociais.

    Em entrevista no programa ‘Direto ao Ponto’, exibido pela TV Assembleia com a jornalista e apresentadora Sílvia Tereza, diretora adjunta de Comunicação da Alema, nesta sexta-feira (16), Yglésio falou sobre o novo mandato e anunciou que estará na disputa no próximo pleito.

    O médico e professor universitário lançou-se pré-candidato a prefeito de São Luís em 2024 e que vai buscar partido de centro-direita ou de direita para entrar na disputa. “Esse é o momento da direta se posicionar aqui dentro da capital”, informou.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Direto ao Ponto: Delegada mapeia casos de feminicídio no Maranhão e aponta canais de denúncias

    O programa ‘Direto ao Ponto’ desta sexta-feira (9), na TV Assembleia, exibiu entrevista da delegada Kazumi Tanaka, coordenadora das Delegacias da Mulher no Maranhão, à apresentadora e diretora adjunta de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Sílvia Tereza.

    Em conversa franca, ela tratou sobre o aumento no número de feminicídios no estado, que registra mais de 60 casos este ano; o mapeamento desse crime, as políticas públicas de combate e a legislação em vigor.

    A delegada destacou a atuação do Legislativo maranhense em torno do tema. “A Assembleia sempre foi nossa grande parceira. O trabalho do Parlamento Estadual é essencial para que a gente possa desenvolver boas políticas públicas e para que, especificamente, a gente tenha orçamento para trabalhar”, ressaltou.

    Em vigor, normas aprovadas pela Casa e sancionadas pelo governo, como a Lei nº 11.352, de 2 de outubro de 2020, originária do PL 425/2019, de autoria da deputada Daniella, que dispõe sobre a obrigatoriedade de dar ampla divulgação à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Disque 180), nos edifícios e condomínios residenciais do estado.

    Segundo Kazumi Tanaka, o Maranhão tem 22 Delegacias da Mulher implantadas, além de dispor da estrutura da Casa da Mulher Brasileira, em São Luís, e da Casa da Mulher Maranhense, em Imperatriz. Ela afirmou que uma nova unidade será criada também em Caxias e outras cidades do estado. “A gente trabalha em rede”, resume a delegada, que também é membro do Conselho Estadual da Mulher.

    De acordo com ela, os crimes de feminicídio no Maranhão têm uma identificação real porque o estado adota um protocolo operacional padrão, tanto para a perícia quanto para a investigação da ocorrência. “Se verificar que se encaixa como feminicídio, conforme está na lei, já entra na contabilidade das nossas estatísticas de que ali foi um feminicídio tentado ou consumado”, pontuou.

    A delegada detalhou que o Maranhão é um dos estados que dispõe de Departamento de Feminicídio e, por isso, consegue fazer esse monitoramento de todos os crimes do tipo. Pelos registros, São Luís é a cidade com maior número de casos, seguida por outros grandes centros, como Imperatriz e Balsas.

    Kazumi Tanaka também tratou sobre as punições aos acusados pelos crimes. “A grande maioria dos criminosos já está na cadeia, exatamente porque há esse monitoramento de perto”, ressaltou, lembrando que ainda há foragidos, mas todos com pedidos de prisão preventiva deferidos pela Justiça.

    *Canais de denúncia*

    A delegada elencou os canais de denúncia disponibilizados pelos órgãos de Segurança Pública, como a Casa da Mulher Brasileira, que à noite, nos feriados e fins de semana atende ocorrências da capital e dos demais municípios da Grande Ilha de São Luís. Após o registro da denúncia, a vítima pode contar com o apoio, via celular, da Patrulha Maria da Penha.

    Segundo ela, há, ainda, o aplicativo “Salve Maria Maranhão”, disponibilizado a moradoras da Ilha, de Imperatriz, Açailândia, Timon, Caxias, Pedreiras e Trizidela do Vale. No caso de denúncias anônimas, há o telefone 181.

    *Sinais de violência*

    Na entrevista, Kazumi Tanaka falou, também, sobre os sinais de violência doméstica que precisam ser observados pelas mulheres. “Se há aquele incômodo, se ela percebe que está mais infeliz naquela relação, já tem o primeiro sinal de alerta”, disse, elencando os tipos de violência, incluindo a psicológica e a física.

    E foi taxativa: “O feminicídio é uma morte anunciada. Não acontece de uma hora para a outra”.

    *Contextualização*

    A delegada fez uma contextualização do problema, enfatizando que a estrutura da sociedade é machista e que ensina homens e mulheres a terem relacionamentos amorosos baseados em relação de posse e até em hierarquia, na qual a vontade masculina deve prevalecer.
    “Infelizmente, é uma história que não é de agora, que vem sendo construída ao longo do tempo. Recentemente, é que se começou a pensar em política pública, não apenas em delegacia, especificamente, mas em ações que tenham a possibilidade de resgatar essas mulheres de uma vida de violência”, concluiu.

    O programa ‘Direto ao Ponto’ vai ao ar todas as sextas-feiras, às 10h30, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.