Polícia Civil do Maranhão prende nove pessoas por roubo de carga e combustíveis durante segunda fase da Operação Tanque Cheio

    Também foram apreendidos, na ocasião, veículos de luxo, carregadores de pistola, munições e celulares

    Nove pessoas foram presas preventivamente, na manhã desta sexta-feira (3), em São Luís, durante a segunda fase da Operação Tanque Cheio, que investiga roubo de carga de combustíveis no Maranhão.  A ação do Sistema de Segurança Pública do Estado foi executada pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC), vinculado à Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).

    Além das prisões, os policiais deram cumprimento a quatro mandados de busca, que resultaram na apreensão de quatro veículos de luxo, entre eles, um Corolla, uma Hilux, uma S10 e uma SW4 – sendo este último, alvo, inclusive, de um mandado de sequestro expedido pela Justiça. Carregadores de pistola, munições 9mm, cartões e celulares dos investigados também foram apreendidos.

    Imagem de parte do material aprendido na ação policial.

    “Entre os presos de hoje, alguns são receptadores, alguns são assaltantes e outros faziam a intermediação entre os assaltantes e os receptadores dos postos que recebiam esse combustível roubado não só aqui em São Luís, mas, também, no interior do estado. Tivemos registros, por exemplo, em Miranda do Norte, São Mateus e Bacabeira”, explicou o delegado Jorge Pacheco, chefe do DCRC e superintendente interino da Seic.

    O delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva, disse que a maioria dos indivíduos presos nesta segunda fase da Operação Tanque Cheio tinha sido alvo de mandados anteriormente. “Alguns dos investigados cumpriam medida cautelar com uso de tornozeleira eletrônica. Agora, esses indivíduos vão responder pelo crime de organização criminosa, roubo majorado e, possivelmente, com o curso das investigações, por lavagem de capitais também”, informou.

    Outras pessoas envolvidas em roubo de cargas de combustíveis no Maranhão, suspeitas de integrarem a mesma organização, também já foram identificadas e terão pedido de prisão representado à Justiça. “Além desses presos, acreditamos haver outras pessoas envolvidas. Por isso, as investigações continuarão para que possamos chegar até elas e desarticular de vez esse grupo”, pontua o delegado geral da Polícia Civil do Maranhão.

    A segunda fase da Operação Tanque Cheio contou com o apoio operacional de policiais do Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO), Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (DCRIF), Departamento de Defesa de Serviços Delegados (DDSD), Departamento de Operações Táticas Especiais (DOTE), Departamento de Combate a Crimes Tecnológicos (DCCT) e da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc).

    Operação Tanque Cheio

    A operação foi deflagrada, pela primeira vez, em julho do ano passado. À época, a Polícia Civil do Maranhão contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, haja vista que um dos investigados estava residindo no município de Palhoça. Inclusive, ele é um dos que teve mandado de prisão preventiva cumprido nesta sexta.

    Naquela ocasião, as investigações levaram a 10 integrantes da organização, entre assaltantes e receptadores. Quatro pessoas, no entanto, foram presas mediante mandado de prisão temporária. Veículos de luxo, munições e celulares também tinham sido apreendidos.

    A investigação que motivou a operação se iniciou a partir do roubo de uma carga de combustível avaliada em, aproximadamente, R$ 105.000,00, da empresa Gilmar de Sousa Franco Eirele, ocorrido no dia 26 de janeiro de 2023, em São Luís.

    Fique por dentro

    Em 2023, o Maranhão foi o segundo estado do país com maior redução no índice de roubo de cargas, apontou o Mapa da Segurança, elaborado pelo Ministério da Justiça. O levantamento revelou que a redução, em relação a 2022, foi de 78%, saindo de 145 para 32 registros, um reflexo do trabalho que vem sendo executado pelo Sistema de Segurança Pública para combater este tipo de crime em todo território maranhense.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Polícia Civil Deflagra operação de repressão ao “golpe da falsa central”; quatro pessoas foram presas

    Na manhã desta quinta-feira(18), a Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de São Paulo, deflagraram uma megaoperação com objetivo de cumprir mandados de prisão e de busca domiciliar contra suspeitos de estelionato eletrônico, lavagem de dinheiro e associação criminosa.  No total, foram cumpridos quatro mandados de prisão no município de Cajamar, interior do estado de São Paulo.

    O delegado Guilherme Campelo, chefe do Departamento de Combate ao Crime Tecnológico(DCCT/SEIC), disse que os presos são suspeitos de atuarem no crime conhecido como “Golpe da Falsa Central” onde se passavam por atendentes de centrais de segurança de instituições financeiras para subtrair valores das vítimas.

    Ainda segundo com o delegado, com os frutos financeiros obtidos através dos golpes, os criminosos ostentavam em suas redes sociais através de veículos de luxo, acessórios de grifes e festas de alto padrão.

    As investigações foram coordenadas pela Polícia Civil do Maranhão, onde o grupo criminoso fez várias vítimas, com golpes de até 40 mil reais. Em razão disso, o DCCT realizou investigação, representando pelos mandados, que foram cumpridos nesta manhã, com apoio operacional da Divisão de Crimes Cibernéticos(DCCIBER/DEIC) da Polícia Civil de São Paulo.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Casa de líder das Assembleias de Deus no MA e ex-deputado passa por busca e apreensão

    A residência do ex-deputado estadual e suplente de deputado federal, Pastor Cavalcante recebeu na manhã de hoje, quarta-feira (03) a visita dos agentes da Gaeco, com a ajuda da PRF para operação de Busca e Apreensão na Região Tocantina maranhense.  

    GAECO está cumprindo mandados judiciais com apoio da PRF, entre os endereços, o município de Açailândia.

    Os agentes policiais passaram em três cidades: Itinga, Imperatriz e Açailândia. O Pastor também é líder da Convenção dos Ministros das Assembleia de Deus no Estado do Maranhão. Que vergonha!

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Cadeirante é preso pela Polícia Civil por tráfico de drogas em Bequimão

    Na tarde da última segunda-feira(18), policiais civis da Delegacia de Polícia da cidade de Bequimão, deram cumprimento a um mandado de busca e a apreensão contra uma residência situada no Povoado Rio Grande, de propriedade de um idoso cadeirante o qual é investigado pelo crime de tráfico de drogas.

    Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais localizaram no interior do imóvel, 17 pedras de crack prontas para venda, seis porções de maconha e uma espingarda de fabricação artesanal. Diante dos fatos, o homem foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

    Após os atos de praxe na Delegacia de Polícia de Bequimão, o investigado foi encaminhado para uma unidade prisional da Região da Baixada Maranhense, onde deve aguardar um parecer do Poder Judiciário.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Comissão de Justiça da Câmara de Tuntum deverá afastar o vereador Renan Bilio que está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí por falsificação de documentos

    Com a volta dos trabalhos do Legislativo tuntuense a população do município espera que a Comissão de Justiça da Câmara de prosseguimento a ação para processar o vereador Renan Bilio que está sendo investigado pela Polícia Civil do Piauí por falsificação de documentos para entrar na Faculdade CET no curso de Medicina em Teresina.

    Segundo vereador Renan Bilio, utilizou documentos falsos em nome da Faculdade São Leopoldo Mandic, sediada em Campinas (SP), dando a entender que cursava o terceiro período de Medicina na referida instituição, com intuito de ingressar na Faculdade CET por meio de transferência, no início deste ano.

    Renan Bilio chegou a fazer um depósito de R$ 40.000,00 para a senhora BRENDA RAVENA MOTA BARBOSA, que também está sendo investigada por agênciar e conseguir a documentação. A data do depósito foi dia 01 de dezembro de 2022.

    Com todas as evidências e a documentação levantada pela Polícia Civil o vereador Renan Bilio deve ser afastado.

    Um vereador da casa que pediu para não ser indicado disse que já tem vereadores suficientes par afastar o vereador suspeito de falsificação de documentos.

    Segundo informações dois ou três vereadores de oposição não aceitam o comprometimento do vereador investigado, mesmo sendo do mesmo bloco podem votar pelo seu afastamento, fazendo com que o suplente Marcos do Carlito que é bem aceito por todos assuma o mandato.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Preso em Pernambuco homem que executou empresário no interior do Maranhão

    A Polícia Civil do Maranhão, com apoio da Polícia Civil de Pernambuco, prendeu preventivamente mais um investigado pelo assassinato do empresário Jonathan Fernando Cardoso Sousa, o Nando Net, ocorrido em Turiaçu (MA) neste último sábado (27), na cidade de Caruaru (PE).

    Nando Net, assassinado em Turiaçu

    O investigado, de acordo com a PCMA, morava em Pinheiro, na região da Baixada Maranhense, e fugiu após descobrir que era alvo da investigação que apura o homicídio do empresário. A prisão dele ocorreu após minuciosa investigação do Centro de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão.

    Durante abordagem, foi verificado que o suspeito estava usando documentos falsos e descoberto, ainda, que ele possui um mandado de prisão em aberto expedido pela justiça do estado de Alagoas”, informou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva.

    Essa não é a primeira prisão relacionada ao homicídio de Nando Net, ocorrido no dia 25 de agosto de 2022. Em dezembro de 2022, um homem, também empresário, foi apontado pelas investigações como sendo o mandante do crime e foi preso pela Polícia Civil do Maranhão no município cearense de São Gonçalo do Amarante.

    As investigações seguem a fim de localizar o terceiro envolvido no crime, que seria um dos executores do empresário Nando Net.

    O empresário foi assassinado com vários disparos de arma de fogo no dia 25 de agosto de 2022 em um posto de combustível na cidade de Turiaçu, quando dois homens em uma motocicleta se aproximaram e efetuaram os disparos contra a vítima.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Envolvido em assassinato de motorista, que foi mandado de volta pra cadeia, está foragido

    Leônidas Ribeiro, vulgo ‘Lobinho’ está foragido. Ele é acusado de ter dado carona aos menores que assaltaram e mataram Francisco Vale com um tiro na cabeça na noite da última segunda-feira (22), na Avenida dos Franceses, em São Luís.

    Leônidas, foragido/ Francisco, vítima

    “A equipe da SHPP (Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa), em uma operação comandada por Marconi Freitas, iniciou, desde ontem, as buscas pelo suspeito, que não estava na região dele. Ele continua sumido, e as diligências estão sendo tomadas”, disse o delegado geral da Polícia Civil, Jair Paiva.

    Leônidas havia sido preso em logo em seguida posto em liberdade por decisão da juíza Maria da Conceição Rêgo, plantonista no Fórum Criminal de São Luís, que considerou não haver elementos suficientes para manter a prisão.

    Porém, o juiz Titular da 1ª Central de Inquéritos e Custódia, Rogério Pelegrini Tognon Rondon, considerou a gravidade do delito, a periculosidade do acusado, bem como a necessidade de maiores esclarecimentos acerca do fato e acatou o pedido de prisão preventiva feito pelo Ministério Público estadual. Mas Lobinho segue foragido.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    URGENTE! Motorista é assassinado em mais um assalto a ônibus em São Luís

    O crime foi registrado na noite desta segunda-feira (22) na Avenida dos Franceses, em São Luís.

    Vítima morta em assalto a ônibus em São Luís

    A vítima foi um motorista de um coletivo que fazia linha Paranã 2, via Rodoviária. Ele foi alvejado na cabeça durante mais um assalto a ônibus na capital maranhense e morreu no local, sem chance de ser socorrido.

    O Instituto Médico Legal foi acionado para remoção do corpo.

    O Sindicato dos Rodoviários, através do presidente Marcelo Brito emitiu nota de pesar. Confira:

    É com profundo pesar que o Sindicato dos Rodoviários vem a público manifestar sua consternação diante dos recentes acontecimentos que abalaram nossa categoria e a sociedade como um todo.

    Hoje, perdemos um dos nossos, um colega de trabalho dedicado e conhecido carinhosamente como Baixinho, motorista da empresa Maranhense. Francisco Vale Silva foi vítima de uma execução cruel durante um assalto próximo à rodoviária, na avenida dos Franceses. O crime ocorreu dentro de um coletivo, quando, a sangue frio, os assaltantes atravessaram o canteiro central dirigindo na contramão, subtraindo a renda do dia e pertences dos usuários do transporte coletivo.

    O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Marcelo Brito, juntamente com os diretores sindicais, estiveram no local imediatamente após saber do ocorrido, oferecendo toda assistência necessária. Infelizmente, Francisco veio a óbito, deixando uma lacuna irreparável em nossa comunidade de trabalhadores.

    Além desse trágico episódio, registramos com profundo repúdio o segundo assalto a um coletivo nesta mesma noite, próximo ao Shopping Rio Anil, na Avenida São Luís Rei de França. Mais uma vez, toda a renda do ônibus e pertences dos passageiros foram levados.

    A insegurança que assola nossa cidade não pode ser tolerada. Diante destes fatos lamentáveis, convocamos uma reunião extraordinária com a diretoria nesta terça-feira (23), para que sejam tomadas as devidas providências. É imprescindível que as autoridades competentes atuem de maneira eficaz para garantir a segurança não apenas dos trabalhadores rodoviários, mas de toda a população que depende do transporte público.

    Expressamos nossas mais sinceras condolências à família de Francisco e reafirmamos nosso compromisso em lutar por condições dignas e seguras para todos os rodoviários e usuários do transporte coletivo.

    Ascom Sind. Rodoviários – MA

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Morre o policial militar sequestrado e baleado em confronto em Imperatriz

    O Soldado da Polícia Militar do Maranhão identificado como Allas faleceu na tarde desta segunda-feira (22) no Hospital Municipal de Imperatriz. 

    Soldado Allas

    O PM foi vítima de um sequestro na madrugada do último domingo (21) quando chegava na residência dele, sendo abordado ao descer do carro que dirigia A esposa dele percebeu a ação dos criminosos e acionou uma guarnição da Polícia Militar.

    As buscas iniciaram e os policiais localizaram os bandidos com a vítima na ponte Dom Afonso Felipe Gregori. Houve confronto entre sequestradores e militares durante tentativa de resgatar o soldado. No tiroteio, Allas foi ferido e ficou internado em estado grave. Dois criminosos, Magno Ferreira Carneiro e Rafael da Silva Soares, morreram no local.

    Bandidos mortos

    Hoje, o PM não resistiu e foi a óbito.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Médico e capitão da PMMA acusado de estuprar técnica de enfermagem em São Luís é condenado a 9 anos de prisão

    Allan Xavier Dias, de 36 anos, foi preso em flagrante em janeiro de 2021 acusado de estuprar uma enfermeira dentro do Hospital Genésio Rêgo, em São Luís. Além de médico, ele também é capitão da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

    Foto Reprodução

    Réu, Allan foi condenado a nove anos de prisão pelo crime que foi cometido quando ele tirava um plantão no hospital. Naquela ocasião, o médico, que foi afastado das atividades, negou a acusação afirmando que houve consentimento da enfermeira.  Já a vítima alegou que foi surpreendida quando estava dormindo no local de descanso da equipe. Após o crime, ela foi para casa e foi levada à Casa da Mulher Brasileira por familiares.

    Após prisão., em audiência de custódia, o acusado obteve liberdade provisória concedida pela Justiça.

    Veja aqui o boletim de ocorrência registrado pela vítima na Delegacia Especial da Mulher em São Luís: Ocorrência Nº: 7169/2021

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Estuprador resiste a mandado e fere policiais civis durante prisão em Barreirinhas

    A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) cumpriu um mandado de prisão preventiva em desfavor de um homem, investigado pelo crime de estupro de vulnerável, praticado no município de Maracaçumé, à cerca de 237 km de São Luís.

    Delegacia Regional de Barreirinhas

    Segundo informações da Delegacia Especializada da Mulher de Barreirinhas, o investigado após passar anos foragido da justiça, ainda cometia o crime de falsa identidade, com a finalidade de despistar as investigações da polícia.

    A delegacia especializada dando sequência nas investigações, conseguiu localizar o suspeito na cidade de Barreirinhas. Durante a abordagem policial, o investigado resistiu à prisão com violência, chegando a lesionar dois policias civis, razão pela qual foi autuado em flagrante delito no local.

    A prisão foi coordenada pela Delegacia Especializada da Mulher de Barreirinhas, com apoio da Delegacia de Polícia de Maracaçumé.

    Após os procedimentos legais na delegacia, o preso foi encaminhado à Unidade Prisional de Ressocialização de Chapadinha, onde permanecerá à disposição da Justiça.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.

    Dona de motel é assassinada com 17 tiros ao sair de festa na Baixada Maranhense

    O crime de execução foi registrado na noite deste último domingo, na cidade de Matinha, na Baixada Maranhense.

    Daiane foi assassinada a tiros ao sair de festa

    A empresária Daiane Serra, de 41 anos, foi assassinada com 17 tiros quando saia de uma festa e passava perto de um bar na estrada GM.

    Os criminosos, que estavam em uma motocicleta, fugiram após o homicídio e ainda não foram presos. A polícia segue realizando buscas pelos bandidos e tenta identificar a motivação.

    Daiane era proprietária de um motel e de um prédio de aluguéis em Matinha.

    Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.