João Francisco dos Santos, que foi secretário de Estado da Igualdade Racial no governo Jackson Lago, faleceu em São Luís, às 11 horas da manhã desta terça-feira (20).

João Francisco dos Santos e o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago.João Francisco dos Santos e o ex-governador do Maranhão, Jackson Lago.
Ele tinha 76 anos de idade e estava há mais de 20 dias na UTI do Hospital Aldenora Bello. Há mais de oito anos, travava uma dura luta contra o câncer. De acordo com informações dos médicos o óbito se deu nesta terça-feira em razão de insuficiência renal aguda.

Bravo defensor dos direitos humanos e dos valores da cultura negra em nosso Estado, João Francisco, ao lado de Jackson Lago, Neiva Moreira, Aroucha, Reginaldo Telles, Léo Costa, e tantos outros companheiros, foi um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no Maranhão.

Ele foi um dos integrantes da equipe fundadora do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA) e foi o primeiro presidente do Diretório Municipal do PDT em São Luís.

Foi também o secretário de Estado da Igualdade Racial na gestão do governador Jackson Lago.

Quis o destino que João Francisco tivesse a morte exatamente neste 20 de Novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, por ser a data em que morreu Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares.

Foi durante a campanha eleitoral de 2004 que João Francisco descobriu que estava com câncer na próstata. Na época, seu grande amigo, o jornalista Manoel Santos Neto, mais conhecido como Manoelzinho, escreveu um livro com biografia de João Francisco, intitulado “João Francisco dos Santos – Uma lição de vida”, lançado em São Luís em 2005.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Comissão de Trabalho da Câmara Federal aprovou nessa quarta-feira, 24, o Projeto de Lei n.º ...
Fraudes foram praticadas nos Estados do Pará, Goiás e Bahia, além do Maranhão, gerando um prejuízo ...
Nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais para expor a ...
O prefeito Fernando Pessoa foi recebido nesta quarta-feira (24), na vice-governadoria, pelo vice-governador e secretário Estadual ...
Nesta quarta-feira (24), o deputado Zé Inácio subiu à tribuna da Assembleia Legislativa para ressaltar a ...
O deputado estadual Wellington do Curso utilizou as redes sociais, nesta quarta-feira (24), para solicitar ao ...

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.