A governadora Roseana Sarney (PMDB) não pode ser considerada derrotada nestas eleições de 2012 no Maranhão. Seu grupo político venceu o pleito na maioria das grandes cidades, e em 31 dos 38 pequenos municípios, naqueles com pouco mais de 10 mil votos.

Roseana Sarney venceu em bons colégios eleitorais.Roseana Sarney venceu em bons colégios eleitorais.

Perdeu na capital, é verdade. Aliás, nenhuma novidade. Sempre foi assim nos pleitos em São Luís, mas na última eleição, de 2010, à sua própria sucessão, ganhou na ilha dos amores.

Roseana Sarney venceu agora em bons colégios eleitorais, a exemplo de Imperatriz, São José de Ribamar, Coroatá, São Mateus, Açailândia, Pinheiro, Itapecuru, Pedreiras, Bacabal, Barra do Corda e outros.

Mas sua luta em 2014 será contra o sentimento de mudança, presente cada vez mais a cada eleição. Foi assim, na sua reeleição de 2010, quando ganhou no primeiro turno por mísero 1%.

Para manter seu grupo no poder, terá de escolher um candidato que inspire a confiança no eleitorado e que, ao menos, se aproxime dos sonhos de transformações exigidos pelo eleitor.

Aliás, o governo trabalha com pesquisas qualitativas para a escolha do candidato. Não pode apenas se deixar levar por alguém do grupo que possa estar melhor na quantitativa.

Foi assim que o presidente da Embratur, Flávio Dino (PCdoB), escolheu seu abençoado em São Luís e ganhou a parada eleitoral. Na época da escolha, na quantitativa, Tadeu Palácio (PP) era o melhor, mas na qualitativa Edivaldo Holanda Júnior (PTC) era o único que venceria o prefeito João Castelo (PSDB), no segundo turno. E deu no que deu.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acompanhe o Blog do Luis Cardoso também pelo Twitter™ e pelo Facebook.